Guia do Investidor
desemprego empresas
Notícias

Brasil: Mais de 1 milhão perderam emprego em 2020

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com dados divulgados pelo Novo Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) o país teve um corte de 1.144.875 postos formais de trabalho. Dados dos 5 primeiros meses dete ano, revelam o efeito negativo da crise da pandemia de coronavírus na economia. Especialmente no mercado de trabalho.

Os números revelados pelo Caged, retratam o saldo entre contratações e demissões. Esses dados são ajustados com base nas informações enviadas ao governo pelos empregadores.

Depois de quatro meses sem divulgações de dados relacionados a situação do emprego no país, o Ministério da Economia divulgou relatório nesta segunda. Segundo o relatório apenas entre março e abril, primeiros meses da pandemia, o fechamento de vagas (abatendo as contratações) chegou a 1,1 milhão.

Leia mais  Planos de saúde perdem 254,5 mil usuários com pandemia

O ministério da Economia na semana passada, divulgou os pedidos de seguro-desemprego. Segundo a pasta, o número foi 3,64 milhões solicitações entre janeiro e a primeira quinzena de junho. Esse número representa uma elevação de 14,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Seguro-desemprego

Segundo o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) ainda está em análise a viabilidade de acrescentar duas parcelas para os beneficiários do seguro-desemprego. Nesse sentido o benefício só será válido para os trabalhadores que foram demitidos no período da pandemia de coronavírus.

De fato em caso de aprovação, o custo para o Fundo de Amparo ao Trabalhador pode ser R$ 16,1 bilhões. Destinados apenas para atender cerca de 6 milhões de trabalhadores. Essa estimativa é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A proposta depende da aprovação do Codefat, que tem representantes do governo e dos empregados. Segundo comunicado a próxima reunião que pode decidir a aprovação ou não da proposta de marcada para julho.

Leia mais  Reforma tributária ficará para 2021

Segundo Sérgio Leite, representante da Força Sindical no Codefat, a ideia é que as duas parcelas sejam pagas para os trabalhadores demitidos entre 20 de março e 31 de dezembro. De fato o período de calamidade decretado em decorrência da pandemia de covid-19.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Sudeste é mais de 50% da distribuição de empregos no setor de casa e decoração

Guia do Investidor

7 milhões de brasileiros se demitiram voluntariamente no país, aponta pesquisa

Guia do Investidor

Brasileiros querem trocar de emprego em até 12 meses, aponta pesquisa

Guia do Investidor

Seguro desemprego atinge maior nível dos últimos três anos nos primeiros 7 meses de 2023

Guia do Investidor

96% dos profissionais brasileiros estão abertos a novas oportunidades de emprego, revela pesquisa

Guia do Investidor

Pesquisa: 7 em 10 conhecem alguém que está sem emprego; 52% estão com contas em atraso

Guia do Investidor

Deixe seu comentário