Guia do Investidor
Unigel Credito Divulgacao
Colunistas

Brasil precisa criar estoques estratégicos para insumos como gás natural, fertilizantes e remédios, afirma especialista

O especialista em infraestrutura e logística social, com mais de 50 anos de experiência, Paulo César Alves Rocha, acredita que o deveria criar estoques estratégicos para insumos e produtos. Para ele, a de Comércio Exterior, que compreende as operações entre nações, desenvolveu-se de maneira exponencial com o conceito das cadeias de suprimento, em que se aproveitava em cada País o que ele podia fornecer com melhor qualidade e menor custo, fazendo com que mercadorias sejam produzidas com partes de diferentes Países.

“As facilidades do transporte aéreo a custos relativamente baixos e o transporte marítimo com escalas programadas, completavam o cenário de incremento da logística internacional. Estas facilitavam a de estoque mínimo. A Pandemia e a na , com problemas criados nos transportes aéreos e marítimos entre outros, fizeram com que se iniciasse um movimento de se pensar em se ter estoques estratégicos pelo menos de determinados insumos”, explica.

O especialista mostra que são exemplos clássicos a falta de semicondutores, pequenas peças de plástico, insumos de , contêineres, , e derivados de petróleo. “Para a existência destes estoques estratégicos de insumos, existem soluções para que se façam no Brasil como o pagamento dos diversos tributos apenas quando de sua utilização, utilizando-se de Regimes Aduaneiros Especiais”, pondera.

Leia mais  Via Varejo quer 10.000 vendedores trabalhando online: e-commerce ganha reforço

Por Paulo César Alves Rocha, especialista em infraestrutura, logística e comércio exterior com mais de 50 anos de experiência em infraestrutura, transportes, logística, inovação, políticas públicas de habitação, saneamento e comércio exterior brasileiro.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

A alta dos juros americanos vai afetar a inflação no Brasil?

Leonardo Bruno

Brasil como referência no mercado global de lítio? É o que diz gestor internacional

Leonardo Bruno

PetroReconcavo inicia fornecimento de Gás Natural para Cegás

Guia do Investidor

Os dias da retomada da economia Brasileira estão contados? É o que afirma ex-diretor do Bacen

Leonardo Bruno

Os ventos do exterior e a recuperação brasileira

Autor Convidado

Prejuízo cai 33,2% na comparação anual, mas Triunfo (TPIS3) segue no vermelho no resultado 1T22

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário