Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Brasil tem carência de planejadores financeiros com certificação CFP®

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com pouco mais de 7 mil profissionais certificados no país, alterações no exame pode reduzir a 1% o índice de aprovação

Os candidatos que realizaram o 40º Exame CFP® no dia 01 de maio tiveram uma surpresa assim que abriram o caderno de questões. A Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), entidade certificadora e responsável pela promoção da marca CFP® no Brasil, mudou a banca organizadora e deixou claro que a régua subiu. O índice de aprovação que o diga: se na penúltima prova apenas 15% dos candidatos foram aprovados, nesta, segundo o economista e CEO da Eu me banco, Fabio Louzada, estima-se que 1% consiga a aprovação.

“As mudanças no exame foram o meio que a Planejar encontrou de dar uma resposta ao mercado, que por muito tempo vendeu ‘facilidade’ para quem buscava aprovação e a certificação para atuar como planejador financeiro CFP®. Sei de casos de profissionais que alegavam que 15 dias de estudos eram suficientes para obter o selo. Isso machucou a marca CFP® no Brasil”, declarou Louzada.

O último exame, aplicado no domingo, deixou claro o quão significativas foram as mudanças nas questões. Nas redes sociais, muitos candidatos manifestaram sua indignação, alegando que alguns enunciados eram longos e de difícil compreensão, que não houve tempo hábil para resolução, e que o nível de complexidade das questões em alguns módulos estava visivelmente superior ao cobrado nos exames anteriores.

“Estimo que 1% dos candidatos sejam aprovados na última edição do Exame CFP®. É preciso propor novas abordagens pedagógicas, não se limitar a simulados baseados nas provas anteriores ou cursos assíncronos feitos sem supervisão. Decorar o conteúdo não dá ao candidato as ferramentas necessárias para a aprovação, é preciso estudar a fundo e absorver as matérias cobradas no edital”, pontua Fabio Louzada.

O planejador financeiro é uma figura central dentro do processo de organização da vida financeira. Em países desenvolvidos, onde a educação financeira da população é mais avançada, este profissional faz parte do processo de tomada de decisão que envolve pontos importantes como investimentos, previdência e até mesmo o planejamento sucessório do indivíduo atendido. Nos Estados Unidos, existem mais de 92 mil profissionais CFP® em atividade. No Brasil, somente 7.385 planejadores financeiros contam com a certificação.

Com mais iniciativas voltadas para educação financeira no país, mais brasileiros estão buscando ajuda profissional para fazer as pazes com o próprio bolso e planejar os próximos passos da vida financeira. “Dentro das instituições financeiras, principalmente nos bancos e corretoras, existe a valorização e demanda para contratar planejadores financeiros CFP® para que se possa oferecer um atendimento cada vez mais personalizado aos clientes. É um diferencial, um suporte que um robô advisor não tem feeling para oferecer”, conta Fabio Louzada, que em 2014, antes de fundar a escola Eu me banco foi o primeiro profissional da corretora do Bradesco a tirar a certificação CFP®.

Revolução CFP®

Para quem está disposto a dar uma guinada na carreira e imergir nos estudos para se tornar um planejador financeiro CFP®, existe uma “revolução” em andamento para proporcionar uma experiência de estudos mais assertiva.

Leia mais  Escola distribuiu mais de 138 mil bolsas de estudos para cursos de CPA-10, CPA-20 e CEA

Diferente dos cursos preparatórios tradicionais, que podem ser adquiridos e realizados de forma autônoma pelo aluno, a escola Eu me banco traz uma nova abordagem pedagógica no recém-lançado Programa Preparatório CFP®, com o objetivo de atender o público que irá prestar o 41º Exame CFP®️, marcado para 21 de agosto.

“Há três anos batemos na tecla de que decorar com foco em ter apenas a certificação, por atalhos, não gera resultado. Desde quando a Eu me banco criou o Programa Advisor de Alta Performance — PAAP, reforçamos que a imersão prática, o pleno entendimento do conteúdo, é o que diferencia quem está verdadeiramente habilitado para fazer um bom trabalho no mercado financeiro”, destaca Fabio Louzada.

“Vamos levar a experiência imersiva proporcionada pelo PAAP para o Programa Preparatório CFP®, que terá conteúdos liberados de forma gradual por turma, ou seja, os alunos não poderão entrar no programa a qualquer momento como acontece nos cursos tradicionais baseados em simulados”, detalha Bruno Piacentini, sócio da Eu me banco e professor de certificações, que junto com Fabio Louzada e o professor Renan Carini desenvolveu o novo modelo de ensino com foco no exame CFP®️.

O intuito é promover uma educação holística dos alunos nas áreas de conhecimento especificados no edital lançado pela Planejar: planejamento financeiro e ética, gestão de investimentos, planejamento da aposentadoria, gestão de riscos e seguros, planejamento fiscal e planejamento sucessório.

Leia mais  Escola distribuiu mais de 138 mil bolsas de estudos para cursos de CPA-10, CPA-20 e CEA

O Programa Preparatório CFP® terá início no dia 10 de maio e contará com reuniões via Zoom ao final de cada módulo, reforço de cálculos, acompanhamento de um profissional CFP® até a realização do exame, tira-dúvidas, reunião coletiva com psicólogo, intensivo de estudos às vésperas do exame e um bônus para quem quer uma nova oportunidade na carreira: uma entrevista no Itaú Unibanco, parceiro da escola.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Escola distribuiu mais de 138 mil bolsas de estudos para cursos de CPA-10, CPA-20 e CEA

Diego Marques

Deixe seu comentário