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Pesquisa revela que a data deve movimentar R$74,6 bilhões na economia do país, mas os brasileiros não devem gastar mais do que R$ 100 por presente.
O Natal representa uma ótima oportunidade para o comércio promover promoções e descontos para atrair os consumidores que buscam presentar a família. Segundo o estudo realizado pela QualiBest, entre os dias 01 a 03 novembro de 2023, em média os brasileiros pretendem gastar até R$100,00 em cada presente nesta época do ano. A pesquisa ouviu 536 pessoas, sendo os entrevistados homens e mulheres a partir de 16 anos de todas as regiões do Brasil.
A data deve levar 132,9 milhões de consumidores às compras, devendo o período natalino movimentar R$74,6 bilhões na economia do país, conforme aponta a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas.
No entanto, é preciso ter cautela na hora dos gastos para não iniciar o próximo ano em vermelho. Para Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios, o segredo é planejar os gastos para as festas de fim de ano. “Mapear a renda total, separar as despesas fixas e variáveis, organizar as dívidas e pagamentos, são atitudes que ajudam o consumidor a ter consciência de gastos e realizar o planejamento da sua renda”, conclui Lamounier.
Entre os principais presentes procurados pelos consumidores se encontram roupas, bolsas e acessórios (73%), perfumes e cosméticos (65%), chocolates (61%) e calçados (47%) para adultos. Já para as crianças, as preferência são os brinquedos em geral (69%), brinquedos educativos (57%) e roupas, bolsas e acessórios (56%). Grande parte dessas compras foram realizadas com antecedência (52%) e boa parte das vezes durante a Black Friday para aproveitar as promoções e preços mais baixos (30%).
Segundo a pesquisa feita Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a principal forma de pagamento para as compras de natal é o PIX com 47% de preferência, seguido do cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%).
Além disso, as lojas físicas seguem sendo a preferência dos consumidores para realizar as compras de fim de ano, sendo a principal opção de 76% dos entrevistados que gastam a maior parte dos valores em lojas de departamento (38%) e shopping centers (31%). No entanto, 50% preferem fazer compras pela internet, sendo os principais canais: sites (78%), aplicativos (70%) e instagram (19%).
Lamounier explica que fazer pesquisa e verificar a diferença de preço é importante na hora de economizar para que assim esse dinheiro possa ser usado para outros fins como, por exemplo, as contas de janeiro.
“É necessário que a educação financeira seja cada vez mais incentivada em nossa sociedade. Existe entre as pessoas uma falta de consciência sobre gastos, se tornando cada vez mais necessário a realização de um planejamento financeiro com o fim de beneficiar não apenas o detentor do dinheiro, como também, todos ao seu redor. Estratégias que ajudem as pessoas a desenvolver uma compreensão sólida sobre o dinheiro, auxiliam a promover habilidades financeiras que serão necessárias em suas vidas”, finaliza Lamounier.
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