Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Guias Notícias

Buy Now Pay Later O que é? Como funciona o “novo” meio de pagamento

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Entenda o que é e como funciona o “novo” meio de pagamento Buy Now Pay Later. Descubra tudo sobre nesse artigo.

  • O Buy Now Pay Later é uma modalidade de pagamento que permite compras parceladas sem necessariamente dee cartão de crédito e sem toda a burocracia de um crediário tradicional.
  • No Brasil ainda não é comum, mas já existem lojas criando formas de pagamento baseado no BNPL.
  • Grandes empresas como a Apple já anunciaram que estão entrando nesse mercado de Buy Now Pay.

O brasileiro é um dos povos que mais adora fazer comprinhas e ter a possibilidade de pagar de forma parcelada.

No entanto, esse modelo de consumo não é muito comum em outros países. Mas isso tem mudado e pode se tornar uma tendência, que está ficando conhecida como Buy Now, Pay Later.

Fazer uma grande compra com um cartão de crédito pode parecer conveniente, mas seus clientes estão mais cautelosos do que nunca sobre como pagar suas despesas de compras sem incorrer em custos inesperados.

Nesse contexto, o Buy Now Pay Later (ou BNPL) tornou-se um método de pagamento popular entre os compradores online — especialmente depois da pandemia.

Além de darem mais flexibilidade para os clientes, as opções de pagamento BNPL garantem muitos benefícios para os comerciantes, incluindo o aumento nas taxas de conversão, a atração de novos clientes e uma grande vantagem competitiva neste mercado em constante transformação.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Já você, como consumidor, pode pagar o valor à vista depois que tiver o produto em mãos ou comprá-lo parcelado, sem a necessidade de um cartão de crédito.

Leia mais  Cartão Neon agora possui Cashback: saiba mais

Interessante, não é mesmo? Para tirar as suas dúvidas sobre essa solução, vamos falar a fundo o que é o Buy Now Pay Later, além das suas vantagens para os brasileiros.

Buy Now Pay Later O que é?
Buy Now Pay Later O que é?

Buy Now Pay Later O que é?

O conceito de fazer uma compra e pagar pelo produto somente depois é um velho conhecido no mercado. No Brasil, o crediário se tornou um grande “amigo” da população e trouxe diversas possibilidades para os consumidores e para lojistas, mas lá fora essa onda está chegando com um novo nome.

Conhecido por algumas pessoas como “crediário digital”, o Buy Now Pay Later vem crescendo entre os consumidores e ganhando força, principalmente, em e-commerces, uma vez que permite compras parceladas sem necessariamente possuir consigo um cartão de crédito e sem toda a burocracia de um crediário tradicional.

Leia mais  PagSeguro, Stelo, SumUp e iZettle: qual a melhor maquininha?

Com o crescimento das compras online devido a pandemia de coronavírus, esse novo método de compras se popularizou ao redor do mundo.

De acordo com a CNBC, o BNPL representou 2,1% – ou cerca de US$ 97 bilhões – no total das transações globais feitas através de e-commerces. A expectativa é que esse número chegue a 4,2% até 2024.

O Buy Now Pay Later é oferecido pelas operadoras de cartão como forma de adiantar o pagamento de uma fatura. Assim como já acontece com um cartão de crédito tradicional, o consumidor tem até 30 dias para pagar a parcela sem o acréscimo de juros.

Caso ultrapasse o prazo determinado pelo empreendimento, a loja pode, sim, cobrar juros sobre os dias corridos e ainda cobrar uma taxa extra. Por isso, é preciso ficar atento para sanar as cobranças antes do vencimento estipulado.

 BNPL e cartão de crédito?
Buy Now Pay Later O que é?

Mas afinal, qual a diferença entre BNPL e cartão de crédito?

Apesar de métodos parecidos, o Buy Now Pay Later funciona de forma mais flexível que o cartão de crédito, já que não está diretamente ligado a uma operadora de cartão.

Para usar o BNPL, você não precisa necessariamente ter um cartão de crédito ou mesmo ser cliente de uma instituição financeira.

Ainda assim, é fundamental que você tenha uma conta bancária ativa para que a parcela seja descontada mensalmente.

Enquanto o cartão de crédito exige vinculação direta a uma instituição, esse método permite o pagamento por meio de boleto, transferência bancária ou até Pix parcelado.

Como o BNPL funciona no Brasil?

Não existe uma regra definida para o funcionamento do BNPL no comércio virtual brasileiro.

No entanto, tem ganhado força uma modalidade na qual o cliente paga um percentual inicial da sua compra, geralmente 25%, e depois ganha um prazo para pagamento do restante.

Leia mais  Cartão PicPay: como funciona? Vale a pena? Tudo sobre

O cliente deverá fazer essa opção dentro do sistema de pagamentos da loja virtual.

A diferença é que o pagamento restante não estará atrelado a um cartão de crédito, podendo ser gerados boletos para cumprir parcelas ou datas específicas para transferências via Pix.

Apple entra no Buy Now Pay Later
Buy Now Pay Later O que é?

Apple entra no Buy Now Pay Later

Apple é uma das grandes empresas que já começaram a atuar nesse mercado.

O novo iOS 16 do iPhone, por exemplo, fará da Apple um dos maiores players no mercado utilizando a modalidade de pagamentos Buy Now Pay.

A Apple anunciou o lançamento de seu próprio serviço, o Apple Pay Later, na Worldwide Developers Conference do mês passado.

A Apple Pay faz parte do Apple Wallet, o app de carteira digital do iPhone que também fornece o Apple Card e o Apple Cash. O app permite que você armazene cartões de débito e crédito e faça compras online ou em empresas;

Por sua vez, a Apple Card é uma conta de crédito emitida pela MasterCard que funciona como um cartão de crédito digital padrão; e o Apple Cash permite pagamentos ponto a ponto.

A incursão da Apple no financiamento gratuito com o Apple Pay Later ocorre em um momento em que muitos varejistas estão aceitando pagamentos BNPL.

Essa tendencia deve crescer muito ainda, assim como ela já é bem utilizada no Brasil, mas para pagamentos parcelados com cartão de crédito.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Clientes XP poderão investir em previdência com cartão de crédito

Guia do Investidor

Porto Bank isenta cobrança de IOF em cartões de crédito

Paola Rocha Schwartz

Brasileiro se diz aberto para usar novas formas de pagamento

Guia do Investidor

“PIX de centavos pode ter velocidade reduzida”, diz especialista

Guia do Investidor

Cartão de crédito é o principal motivo entre os inadimplentes

Guia do Investidor

Uso do Pix teve aumento de 300% em 2023, aponta pesquisa

Guia do Investidor

Deixe seu comentário