Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

C6 Bank recebe suspensão pelo Ministério da Justiça: e agora?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Atualização 08/01: De acordo com o C6 Bank, a medida determinada pela Senacon não está mais em vigor desde semana passada. Portanto, o banco digital está autorizado a vender crédito consignado, assim como os correspondentes bancários. A informação veio da assessoria do C6 Bank, que entrou em contato com o Guia do Investidor para trazer a atualização sobre esse caso.

O C6 Bank recebeu suspensão das operações de crédito consignado conforme decisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça. Saiba a seguir, os detalhes desse caso.

Causa da Suspensão

Antes de mais nada, essa história teve início com um aumento no número de reclamações sobre empréstimos não solicitados e depósitos efetuados nas contas dos consumidores sem autorização, dando origem a cobranças indevidas.

Leia mais  C6 Bank lança pacote de benefícios com seguro de vida no empréstimo consignado

Nesse sentido, os consumidores lesados buscaram os Procons municipais para a solução desses problemas. Sendo assim, houve a constatação de um aumento expressivo de queixas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

De acordo com a Senacon, entre agosto e novembro o volume de reclamações contra o C6 saiu de 93 para 1.811. Em outras palavras, isso representa um crescimento de mais de 1.900% das reclamações. Além disso, o acumulado até novembro mostra que existiam registros de cerca de 3.930 queixas.

Dessa maneira, os Procons levaram o caso ao Senacon que, por sua vez, constatou os fatos e tomou sua decisão de suspensão para o C6 Bank.

Consequências para o banco digital

A princípio, a Senacon apontou que boa parte das contratações são realizadas por correspondentes. Ou seja, se tratam de empresas contratadas pelos bancos para fazer as vendas de produtos.

Nesse sentido, o método aumentou os riscos de contratação “com potencial para provocar danos irreparáveis para o mercado de consumo”.

Leia mais  C6 Bank tem mais de 200 vagas de emprego abertas para diversas áreas do banco

Portanto, a Senacon determinou a suspensão imediata de qualquer contratação de operações de empréstimo consignado pelo C6.

Ao mesmo tempo, estão suspensas temporariamente as contratações com correspondentes bancários, seja pelo meio escrito ou eletrônico.

Conforme Juliana Oliveira Domingues, secretária nacional do consumidor, essa é uma medida excepcional no segmento dos consignados para impedir maiores danos aos consumidores mais vulneráveis, sobretudo na pandemia.

Por outro lado, a Senacon determinou que as operações só sejam concedidas com uma “manifestação de vontade obtida por meio escrito do próprio consumidor”.

Por fim, caso a decisão seja descumprida, o C6 Bank terá que pagar uma multa de R$ 100 mil por empréstimo indevido.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

C6 Bank adere ao programa Celular Seguro do governo federal

Guia do Investidor

C6 Bank oferecerá pontos adicionais para clientes: saiba mais

Guia do Investidor

“Dama do tráfico” recebida pelo Ministério da Justiça já visitou Boulos e Janones

Miguel Gonçalves

C6 Bank é seguro? É de qual banco? Tem anuidade no cartão de crédito?

Karine Freitas

C6 Carbon vale a pena? Veja como conseguir, anuidade, benefícios e mais

Karine Freitas

C6 Bank lança cartão Black para clientes com gastos a partir de R$ 5 mil

Guia do Investidor

Deixe seu comentário