Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Caixa quer dupla listagem do IPO do Caixa Tem

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Caixa Econômica Federal apresentou previsão de oferta inicial de ações (IPO) de seu banco digital Caixa Tem, considerando dupla listagem no Brasil e exterior.

A previsão foi feita por Pedro Guimarães, presidente da Caixa, após o presidente Jair Bolsonaro ter assinado projeto transformando em permanentes as contas digitais até então criadas apenas para o pagamento do auxílio emergencial.

Dessa maneira, a estratégia é rentabilizar o negócio que teve crescimento com a distribuição do auxílio durante a pandemia pelo coronavírus.

“Temos enormes vantagens comparativas em relação aos bancos digitais no mercado e quero aproveitar isso com uma listagem em 2021. Recebi convites para listar fora do Brasil e acho também possível fazer uma dupla listagem.”

Pedro Guimarães, presidente da Caixa para a Agência Reuters.

Dados do Caixa Tem

De acordo com Pedro Guimarães, cerca de 35 milhões a 40 milhões de pessoas devem ser clientes permanentes do banco digital. Nesse sentido, já estão incluídos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, do Bolsa Família e ainda empresas que recebam recursos do Pronampe.

Além disso, as contas também possuem integração ao sistema de pagamentos PIX que poderão permitir contratação de produtos de microcrédito e microsseguro.

Ao mesmo tempo, o executivo também destaca que o negócio ajuda na redução de custos de atendimentos para as famílias de baixa renda.

“Temos a vantagem de ter 25 mil pontos de venda, que são as lotéricas, para dar apoio a uma população desbancarizada, o que nenhum outro banco digital tem no país”

Pedro Guimarães, presidente da Caixa.

Ao mesmo tempo que o executivo planeja capitalizar o Caixa Tem, ele irá aproveitar a oportunidade para vender uma parcela por meio do IPO.

Leia mais  IPO do C6 Bank pode se tornar realidade no próximo ano

Ainda assim, a operação depende da aprovação prévia do Banco Central.

Perspectivas futuras e fila de IPOs

Em relação ao futuro, o executivo projeta crescimento acelerado de usuários enquanto faz ampliação da base de pequenas empresas que receberam empréstimo do Pronampe . Dessa maneira, considerando os negócios com até 10 empregados, a expectativa é de aumento dos 200 mil para 500 mil clientes nos próximos anos.

Por fim, o banco digital da Caixa se une a uma fila de negócios com planejamento de IPO para 2021, começando pela Caixa Seguridade que cancelou listagem esse ano. Em seguida, está sendo considerada a oferta de IPO do negócio de loterias, que precisa de permissão do governo que é dono do monopólio. E em conclusão também se considera a subsidiária de cartões ELO e a gestora de recursos da Caixa para fazer IPO, por exemplo.

Nos siga no Google News
Leia mais  Confira aqui a lista oficial completa de IPO's para 2021

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Telegram quer IPO e valuation de US$ 30 bilhões

Márcia Alves

Simulador de financiamento caixa: como funciona?

Lara Donnola

Concurso Caixa 2024: Salários, inscrição, provas e resultados

Márcia Alves

MRV que se cuide? IPO da incorporadora Pacaembu vem ai

Leonardo Bruno

Oportunidade ou Furada? Queda de 80% desde IPO marca ações da Petz

Leonardo Bruno

Bolsa Família reforça fiscalização por inconsistências no CPF

Miguel Gonçalves

Deixe seu comentário