Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Não é de hoje que você percebeu que o Brasil é cheio de feriados, a Bolsa (B3) segue o Calendário de Feriados (2022) da capital de São Paulo, então se você é de outra cidade ou de outro estado, pode cair em cilada algumas vezes.

Confira!

O que é a B3?

O primeiro passo antes de conferir os feriados da bolsa de valores brasileira, é conseguir entender a história por trás da B3.

No entanto, resumindo a B3 é quem fornece toda a infraestrutura para o mercado financeiro, a base para o mercado operar. Uma bolsa de valores é um ambiente de negociações financeiras. Isso significa que se negocia ações, títulos de dívida, contratos futuros, commodities, etc.

O termo mais simples é esse, mas a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) ou bolsa de valores é muito mais do que um ambiente para comprar e vender frações de uma companhia.

Isso porque para algumas pessoas a bolsa não é apenas uma brincadeira, significa uma forma de ganhar a vida, se sustentar, garantir a independência financeira ou a própria aposentadoria. Nesse sentido, a companhia que serve como base precisa ser bastante seria, fazendo com que o mercado funcione de uma forma eficiente, justa e segura.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nas últimas décadas, participar desse mercado era muito difícil e complicado, apenas os grandes investidores entendiam como investir e tinham acesso à bolsa de valores.

Leia mais  Bolsas em NY renovam recordes; Nubank recua após balanço

História

O mercado antigamente era segmento em duas empresas gigantes, Cetip e a BM&FBovespa. E por consequência, impactavam significamente seu ramo de negócio no mercado financeiro. O mercado antes da fusão das duas companhias eram diferentes, com responsabilidades distintas, mas no macro era complementares.

Isso porque com a união das duas companhias, consegue concentrar processos e aumentar a robustez da nova instituição frente ao mercado internacional.

Cetip

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

Instituição surgiu em 1986 com o objetivo de oferecer mais segurança às operações financeiras, em pouco tempo a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeiras de Títulos) tornou-se aos poucos uma referência para todas as outras companhias (instituições) desse mercado.

Cetip atua com outros instrumentos financeiro, como Cotas de Fundo, Derivativos de Balcão e Certificados de Operações Estruturados (COE).

Além disso, a companhia oferece soluções em negociação, registro, depósito, alocação e liquidação financeira. E a empresa também é a responsável pelo cálculo e divulgação da Taxa DI-Cetip que baliza grande parte das aplicações financeiras e empréstimos do Brasil.

E como dito anteriormente, atuava no processamento de dados referentes a aplicações financeiras de renda fixa e também no registro de veículos (gravames).

Leia mais  Hypera (HYPE3) tem alta de 50% nos lucros no 4T23

BM&FBovespa

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

O nome BM&FBovespa (BVMF) surgiu em maio de 2008 com a integração da BM&F (bolsa de derivativos) Bovespa (bolsa de ações). No momento atual, é a única bolsa de valores mobiliários do Brasil.

É também provedora tanto de serviços de contraparte central, como de custódia de títulos. Além disso, a BM&FBovespa ocupa posição destacada entre as maiores bolsas do mundo em valor de mercado e a segunda colocação no ranking das Américas (agosto de 2012).

Dessa maneira, se tornou uma das maiores bolsa de valores em todo o mundo após esse processo. A empresa também processava aplicações de renda fixa, mas seu principal campo de atuação era o mercado de renda variável: câmbio, ações, índices, moedas, taxas e commodities (como ouro, petróleo e boi gordo).

Era função da BM&FBovespa fornecer tecnologia e infraestrutura para operações no mercado financeiro, bem como processar, liquidar e custodiar ativos financeiros, dando mais segurança aos investidores em transações feitas no Brasil. Nesse sentido, BM&F é responsável por possibilitar diversos tipos de investimentos. Por meio dela, é possível negociar commodities agropecuárias, minerais, recursos naturais, moedas, taxas de juros e assim por diante.

B3

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo
Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

B3 surgiu após todas essas fusões, com sede em São Paulo, a instituição ganhou esse nome em março de 2017, após três fusões das antigas Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo) e Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos).

Leia mais  Dow Jones e S&P500 batem recordes; Meta dispara 20%

O país já contou com mais de 9 bolsas de valores em funcionamento, em 2017, às vésperas de comemorar cinquenta anos da criação do Índice Bovespa, as companhias dito anteriormente realizaram a fusão, sendo uma sociedade civil brasileira sem fins lucrativos que disponibiliza sistemas eletrônicos de custódia, registro de operações e liquidação financeira no mercado de títulos públicos e privados, sendo finalmente rebatizada para B3, sigla para Brasil, Bolsa e Balcão.

O índice Bovespa (IBOV) é uma carteira teórica das ações mais negociadas na bolsa de valores brasileira. Por conta desta representatividade, ele é considerado como o benchmark da renda variável.

Então, se você quer saber se os seus papéis estão com rendimentos próximos do mercado, basta compará-los em relação a este indicador. No entanto, o IBOV é analisado periodicamente. Por isso, as ações que compõe o índice pode mudar, bem como os seus percentuais.

De forma resumida, podemos destacar que as bolsas de valores organizam o mercado de compra e venda de ações, criando um ambiente onde as transações podem ocorrer de forma transparente. Além disso, as bolsas controlam as empresas que podem participar ou não das negociações.

Se uma organização precisa de recursos financeiros, ela pode pegar um empréstimo no banco, ou abrir seu capital.

O que significa permitir que outras pessoas comprem ações da empresa e se tornem sócias minoritários.

Horário de funcionamento

Os pregões da B3 iniciam sempre às 10h, em horário de Brasília, e seguem até às 18h. No entanto, esse horário de funcionamento passou a acontecer em 8 de novembro de 2021 para equilibrar o mercado brasileiro com o fim do horário de verão dos EUA.

B3 retomará o horário normal de funcionamento a partir de 14 de março. Dessa maneira, a abertura segue às 10h, mas o encerramento retorna para as 17h, no horário de Brasília.

Isso acontece porque as alterações visam acompanhar o funcionamento do mercado americano.

Calendário de Feriados da B3 em 2022

Janeiro

JANEIRO
DIA EVENTO DESCRIÇÃO
01/01 BRASIL – Confraternização Universal.
EUA – New Year’s Day.
Segmento BM&FBOVESPA:

Não haverá negociação nos mercados do segmento segmento BM&FBOVESPA.

Segmento Cetip UTVM:

Não haverá negociação no segmento Cetip UTVM.

Tesouro Direto:

Não haverá negociação e conformação dos investimentos.

Câmbio B3:

Não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

17/01 EUA – Birthday of Martin Luther King, Jr.
(feriado norte-americano).
 Câmara B3 efetuará o registro, a compensação e a liquidação de operações, exceto a liquidação das obrigações referentes às operações com derivativos agropecuários, que será realizada no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília;

Câmara de Câmbio B3 efetuará apenas o registro de operações, com a compensação e a liquidação das operações de câmbio sendo realizadas no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília.

25/01 BRASIL – Aniversário de São Paulo. Segmento BM&FBOVESPA:

Haverá movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3 e negociação e registro no mercado de câmbio na B3 e etc.

Segmento Cetip UTVM:

Haverá registro, movimentações e liquidação para as operações de renda fixa e de derivativos na modalidade sem contraparte central garantidora, mantendo-se o horário normal de funcionamento;

Haverá movimentação de garantias no Sistema Cetip | Colateral;

Tesouro Direto:

O operações terão o horário usual de funcionamento para todos os seus sistemas e canais de atendimento a cliente.

Câmbio B3:

Haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

Fevereiro

FEVEREIRO
DIA EVENTO DESCRIÇÃO
21/02 EUA – Washington’s birthday
(feriado norte-americano).
 Câmara B3 efetuará o registro, a compensação e a liquidação de operações, exceto a liquidação das obrigações referentes às operações com derivativos agropecuários, que será realizada no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília;

Câmara de Câmbio B3 efetuará apenas o registro de operações, com a compensação e a liquidação das operações de câmbio sendo realizadas no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília.

28/02 BRASIL – Carnaval. Segmento BM&FBOVESPA:

Não haverá negociação nos mercados do segmento segmento BM&FBOVESPA.

Segmento Cetip UTVM:

Não haverá negociação no segmento Cetip UTVM.

Tesouro Direto:

Não haverá negociação e conformação dos investimentos.

Câmbio B3:

Não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

17/02 BRASIL – Quarta-feira de Cinzas – Horário especial de negociação. Segmento BM&FBOVESPA:

Negociação e o registro terão início às 13h.

Segmento Cetip UTVM:

O registro terá início às 13h.

Tesouro Direto:

Operações terá início às 14h e término às 18h.

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

Março

MARÇO
DIA EVENTO DESCRIÇÃO
01/03 BRASIL – Carnaval. Segmento BM&FBOVESPA:

Não haverá negociação nos mercados do segmento segmento BM&FBOVESPA.

Segmento Cetip UTVM:

Não haverá negociação no segmento Cetip UTVM.

Tesouro Direto:

Não haverá negociação e conformação dos investimentos.

Câmbio B3:

Não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

02/03 BRASIL –
Quarta-feira de Cinzas – Horário especial de negociação
Segmento BM&FBOVESPA:

Negociação e o registro terão início às 13h.

Segmento Cetip UTVM:

O registro terá início às 13h.

Tesouro Direto:

Operações terá início às 14h e término às 18h.

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

Abril

ABRIL
DIA EVENTO DESCRIÇÃO
15/04 BRASIL – Paixão de Cristo. Segmento BM&FBOVESPA:

Não haverá negociação nos mercados do segmento segmento BM&FBOVESPA.

Segmento Cetip UTVM:

Não haverá negociação no segmento Cetip UTVM.

Tesouro Direto:

Não haverá negociação e conformação dos investimentos.

Câmbio B3:

Não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

21/04 BRASIL – Tiradentes. Segmento BM&FBOVESPA:

Não haverá negociação nos mercados do segmento segmento BM&FBOVESPA.

Segmento Cetip UTVM:

Não haverá negociação no segmento Cetip UTVM.

Tesouro Direto:

Não haverá negociação e conformação dos investimentos.

Câmbio B3:

Não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

Maio

MAIO
DIA EVENTO DESCRIÇÃO
30/05 EUA –
Memorial day
(feriado norte-americano).
 Câmara B3 efetuará o registro, a compensação e a liquidação de operações, exceto a liquidação das obrigações referentes às operações com derivativos agropecuários, que será realizada no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília;

Câmara de Câmbio B3 efetuará apenas o registro de operações, com a compensação e a liquidação das operações de câmbio sendo realizadas no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília.

Junho

JUNHO
DIA EVENTO DESCRIÇÃO
16/06 BRASIL – Corpus Christi. Segmento BM&FBOVESPA:

Não haverá negociação nos mercados do segmento segmento BM&FBOVESPA.

Segmento Cetip UTVM:

Não haverá negociação no segmento Cetip UTVM.

Tesouro Direto:

Não haverá negociação e conformação dos investimentos.

Câmbio B3:

Não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

Julho

JULHO
DIA EVENTO DESCRIÇÃO
04/07 EUA –
Independence Day
(feriado norte-americano).
 Câmara B3 efetuará o registro, a compensação e a liquidação de operações, exceto a liquidação das obrigações referentes às operações com derivativos agropecuários, que será realizada no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília;

Câmara de Câmbio B3 efetuará apenas o registro de operações, com a compensação e a liquidação das operações de câmbio sendo realizadas no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília.

Setembro

SETEMBRO
DIA EVENTO DESCRIÇÃO
05/09 EUA –
Labor day (feriado norte-americano).
 Câmara B3 efetuará o registro, a compensação e a liquidação de operações, exceto a liquidação das obrigações referentes às operações com derivativos agropecuários, que será realizada no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília;

Câmara de Câmbio B3 efetuará apenas o registro de operações, com a compensação e a liquidação das operações de câmbio sendo realizadas no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília.

07/09 BRASIL –
Independência do Brasil.
Segmento BM&FBOVESPA:

Não haverá negociação nos mercados do segmento segmento BM&FBOVESPA.

Segmento Cetip UTVM:

Não haverá negociação no segmento Cetip UTVM.

Tesouro Direto:

Não haverá negociação e conformação dos investimentos.

Câmbio B3:

Não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

Outubro

OUTUBRO
DIA EVENTO DESCRIÇÃO
10/10 EUA –
Columbus day (feriado norte-americano).
 Câmara B3 efetuará o registro, a compensação e a liquidação de operações, exceto a liquidação das obrigações referentes às operações com derivativos agropecuários, que será realizada no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília;

Câmara de Câmbio B3 efetuará apenas o registro de operações, com a compensação e a liquidação das operações de câmbio sendo realizadas no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília.

12/10 BRASIL –
Nossa Senhora Aparecida.
Segmento BM&FBOVESPA:

Não haverá negociação nos mercados do segmento segmento BM&FBOVESPA.

Segmento Cetip UTVM:

Não haverá negociação no segmento Cetip UTVM.

Tesouro Direto:

Não haverá negociação e conformação dos investimentos.

Câmbio B3:

Não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

Novembro

NOVEMBRO
DIA EVENTO DESCRIÇÃO
02/11 BRASIL – Finados. Segmento BM&FBOVESPA:

Não haverá negociação nos mercados do segmento segmento BM&FBOVESPA.

Segmento Cetip UTVM:

Não haverá negociação no segmento Cetip UTVM.

Tesouro Direto:

Não haverá negociação e conformação dos investimentos.

Câmbio B3:

Não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

11/10 EUA –
Veterans day
(feriado norte-americano)
 Câmara B3 efetuará o registro, a compensação será realizada no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília;

Câmara de Câmbio B3 efetuará apenas o registro de operações, com a compensação sendo realizadas no próximo dia útil de Nova York e ao mesmo momento em Brasília.

15/11 BRASIL – Proclamação da República. Segmento BM&FBOVESPA:

Não haverá negociação nos mercados do segmento segmento BM&FBOVESPA.

Segmento Cetip UTVM:

Não haverá negociação no segmento Cetip UTVM.

Tesouro Direto:

Não haverá negociação e conformação dos investimentos.

Câmbio B3:

Não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

24/11 EUA – Thanksgiving day
(feriado norte-americano).
 Câmara B3 efetuará o registro, a compensação será realizada no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília;

Câmara de Câmbio B3 efetuará apenas o registro de operações, com a compensação sendo realizadas no próximo dia útil de Nova York e ao mesmo momento em Brasília.

Dezembro

DEZEMBRO
DIA EVENTO DESCRIÇÃO
26/12 BRASIL – Finados.  Câmara B3 efetuará o registro, a compensação será realizada no dia útil imediatamente posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil na praça de Brasília;

Câmara de Câmbio B3 efetuará apenas o registro de operações, com a compensação sendo realizadas no próximo dia útil de Nova York e ao mesmo momento em Brasília.

28/12 Câmara de Câmbio D+2 (terça-feira): a Câmara de Câmbio não aceitará operações para liquidação 
29/12 Câmara de Câmbio D+1 (quarta-feira): a Câmara de Câmbio não aceitará operações para liquidação
30/12 Expediente interno nas instituições bancárias (sem sessão de negociação na B3) Segmento BM&FBOVESPA:

Haverá registro de operações de títulos do agronegócio com horário reduzido, encerrando-se às 12h.

Não haverá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos;

Contratação, compensação e liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3

Não haverá movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3;

Não haverá negociação e registro no mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3.

Segmento Cetip UTVM:

O horário de funcionamento do sistema do segmento será reduzido, encerrando-se às 13h

Tesouro Direto:

Não haverá negociação e conformação dos investimentos.

Câmbio B3:

Não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação por intermédio da Câmara de Câmbio B3.

Calendário de Feriados da Bolsa (B3) para 2022 Completo

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Gringos sacam R$ 4,63 bi na bolsa de valores brasileira

Márcia Alves

Crise na Bolsa de Valores? Um alerta para a economia brasileira

Autor Convidado

O que acontece com uma nova bolsa de valores no Brasil?

Guia do Investidor

Ministro critica “lucro exorbitante” da Petrobras e nega interferência

Rodrigo Mahbub Santana

Empresa de Trump tem prejuízo de quase US$ 60 bi em 2023

Rodrigo Mahbub Santana

BTG Pactual rebaixa recomendação da Vale em meio a tumulto

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário