Notícias

Cannabis medicinal é importante alternativa no tratamento da insônia

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Problemas com a qualidade do sono afetam 65% da população brasileira, segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), um percentual acima da média mundial que é de 45%.­­ Dificuldades para adormecer ou para permanecer dormindo podem ocorrer mesmo quando se mantém um ritual e horários adequados. Uma das alternativas com bons resultados é a terapia canabinoide, que vem se mostrando eficaz para reduzir o tempo de início do sono e proporcionar uma noite reparadora.

O surgimento e a cronificação da insônia podem ser explicados pelo modelo dos 3P´s:

Predisposição: histórico familiar de dificuldade para dormir, sexo feminino (em especial na menopausa) e idade avançada.

Precipitação: relacionada a mudanças de vida­ que podem ser tanto boas, como o nascimento de um bebê ou mudança de casa, quanto ruins, como uma doença ou um período de conflito familiar.

Perpetuação: Associada a uma doença, como a depressão, ou situação comportamental compensatória, que é quando o indivíduo escolhe um horário do dia para repousar e durante a noite não dorme bem.

Segundo o neurologista Gabriel Micheli, gerente Médico Científico da Health Meds, o ideal é procurar um neurologista assim que as alterações no sono aparecem, antes de entrar na fase da perpetuação. “Apesar de estarmos em um período mais favorável da pandemia, com o avanço cada vez maior da cobertura vacinal pelo país, é inegável constatar que ela trouxe muitas consequências ruins para a qualidade do sono das pessoas. A mudança de rotina, o distanciamento social, a instabilidade econômica e o desemprego prejudicaram o sono dos brasileiros”, afirma o neurologista.

Especialistas calculam que o sono ocupa um terço do nosso dia e afeta o resto das nossas horas, assim, a falta dele por períodos prolongados pode acarretar prejuízos tanto à saúde quanto ao trabalho, com impacto na produtividade, aumento de absenteísmo, e acidentes.

Terapia cognitiva-comportamental e Higiene do Sono

A terapia cognitivo-comportamental para a insônia é um dos tratamentos mais recomendados. Baseada em uma abordagem psicoterapêutica específica com foco nas causas e sintomas da falta de sono, sendo realizada por uma série de visitas a um psicólogo especializado nesse tipo de tratamento. Além de melhorar a higiene do sono, esse profissional será capaz de desfazer conceitos errados com a adoção de atitudes mais positivas, além de orientar técnicas de relaxamento e controle dos estímulos externos que prejudicam o descanso.

“A terapia cognitivo-comportamental é a base da pirâmide do tratamento da insônia e é capaz de quebrar a etapa da perpetuação”, afirma Micheli.

Tratamento com a Cannabis medicinal

A cannabis medicinal possui mais de 480 substâncias químicas, sendo que 150 destes compostos, denominados fitocanabinoides, são os mais estudados, como o THC (Tetrahidrocanabinol), o CBD (Canabidiol) e o CBG (Canabigerol). Eles são capazes de ativar receptores canabinoides (CB1 e CB2) em diversos tecidos dos nervos periféricos, Sistema Nervoso Central (SNC) e sistema imunológico. Esse funcionamento complexo é responsável por uma série de funções fisiológicas, incluindo o sono.

“O tratamento da insônia com a cannabis medicinal deve ser indicado por um especialista, que vai avaliar o perfil do paciente e as doses recomendadas, realizando o acom­­­panhamento clínico”, conclui Micheli.