Guia do Investidor
cap table startup
Avaliação de Plataformas

CapTable: é seguro? Aprenda a investir em Startups

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Atualmente temos um termo no mercado que chama Cap Table e que se tornou muito importante para as Startups. Nesse sentido, surgiu uma empresa com esse mesmo nome e que atua auxiliando investimentos nas startups. Por esse motivo é importante saber se a mesma é segura e se isso pode trazer vantagens ou não. Então vamos entender como funciona esse processo e como ele auxilia essas Startups. 

O que é o termo Cap Table?

Esse conceito do mercado nada mais é do que uma abreviação de capitalization table que traduzido fica tabela de capitalização. Dessa forma, esse termo é amplamente aplicado nas Startups que estão ativas. Assim, os investimentos que são realizados nelas é que ajudam no crescimento. Ao passo que isso tornará possível uma expansão nos negócios das empresas que estão iniciando.

Leia mais  Investimento em Startups: Oportunidades e Desafios

Além disso, os lucros e bons retornos geralmente só ocorrem quando essa empresa já conquistou uma parte do mercado. Pois, o seu público entendeu que seus produtos e serviços são confiáveis. Desse modo, os sócios se tornam importantes e o ideal é saber quanto cada um deles detém na companhia.

Então, através de um cap table se torna possível chegar a uma conclusão a respeito de tudo isso. Como resultado, é criada uma tabela que possui os dados relacionados aos acionistas presentes nessa empresa. Com isso, haverá detalhes sobre tudo e todos que compõem esse grupo e isso evitará problemas e conflitos.

Inegavelmente esse conceito possui duas perguntas importantes que são:

  • Quem tem;
  • O que tem.

Ajudando a manter a companhia mais organizada e apresentando uma saúde financeira mais positiva.

Vale lembrar que alguns requisitos devem estar presentes, confira:

  • Posses (porcentagens);
  • Diluições;
  • Equity;
  • Direitos;
  • Garantias;
  • Entre outros itens.

Sem dúvida, isso valerá tanto para os donos, investidores ou outro tipo de pessoa que está agregada à companhia.

Leia mais  O que esperar para os investimentos em 2024?

Quais são os principais desafios do cap table?

Embora seja algo simples de ser entendido, o cap table possui alguns desafios ao ser aplicado. Veja uma listagem resumida:

  • Segurança do setor jurídico;
  • Existência de 2 cap tables;
  • Situações onde ocorre apenas uma hipótese.

Definitivamente o grande objetivo com o uso dessa ferramenta é garantir que não ocorra desentendimentos futuros.

A empresa Cap Table

Agora que já entendemos o que vem a ser o conceito explicado anteriormente vamos conhecer a empresa. Basicamente a CapTable é um tipo de bolsa de valores que atua no universo das Startups. Além disso, sua criação foi feita através da StartSe e objetiva permitir investimentos nas Startups atuais. Assim, se torna possível gerenciar as companhias que estão iniciando suas trajetórias.

Certamente surgiram diversas alternativas no mercado, tais como:

  • Fundos de venture capital;
  • Hubs;  Aceleradores;
  • Agentes.

Entretanto, ainda não havia uma plataforma voltada para a aplicação de dinheiro em Startups. Com isso, surgiu a empresa CapTable que visa resolver essa questão da melhor maneira possível.

Enquanto que muitos investidores podem apostar em negócios que demonstram ser promissores em suas categorias. De início é possível realizar aplicações na faixa dos R$ 500,00 e gerar oportunidades. Em virtude de tudo isso é possível haver uma comparação com a bolsa, que no caso seria o IPO. Pois, ocorreria uma certa transparência e também os processos teriam muito mais rigor.

Leia mais  Sebrae-SP abre seleção de startups para fazer negócios nos EUA

Vale lembrar que os retornos também podem ser muito bons e devem ultrapassar a média do mercado. Com toda a certeza há uma regulamentação feita pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) quanto à plataforma.

Vale a pena utilizar a plataforma CapTable?

Sem dúvida a mesma poderá atuar nessa tarefa e traz confiabilidade aos seus usuários. Enquanto que as Startups que precisam de ajuda poderão ser auxiliadas pelos investidores. Essa ponte que a plataforma consegue fazer se torna essencial para a companhia que busca recursos. E assim ela poderá melhorar seus serviços e terá o suporte dos usuários interessados em ajudá-la. Sendo, dessa maneira uma boa oportunidade e vale a pena.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

A diferença entre CEO, fundador e time fundador em uma startup

Guia do Investidor

Com primeira queda da Selic em 2024, onde investir?

Guia do Investidor

Onde investir em 2024? Como ter maiores rendimentos

Guia do Investidor

O que esperar para os investimentos em 2024?

Guia do Investidor

4 motivos para investir no exterior e expandir horizontes financeiros

Guia do Investidor

Deixe seu comentário