Guia do Investidor
pagar com cartao de credito
Notícias

Cartão de Crédito e Débito: qual é mais vantajoso?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Crédito ou débito? Essa é uma pergunta que todos atendentes fazem no momento de fechar uma venda que será paga com cartão. Apesar de parecerem iguais, por ambos serem cartões e normalmente aceitos nos mesmos lugares, a maior diferença está na forma em que o banco ou a operadora de cartão de crédito fará essa cobrança de você.

Se você ainda não sabe a diferença entre crédito e débito, continue a leitura e entenda os principais pontos de diferença entre eles.

Diferenças entre cartão de crédito e de débito

Enquanto no cartão de débito o valor gasto nas compras é retirado automaticamente da sua conta, no cartão de crédito o valor vem na fatura para ser pago na data de vencimento. Parece complicado de entender, mas não é.

Leia mais  Mais limite na conta: Inter possibilita ampliar crédito a partir de aplicação

Entenda todos os detalhes das duas modalidades a seguir.

Cartão de crédito

O cartão de crédito conta com valor pré-estipulado que seu banco ou a operadora do cartão concede para você realizar suas compras. Inclusive, assim como qualquer crédito concedido, se não for pago na data correta terá acréscimos de juros.

Todas as compras feitas no cartão de crédito vão para a fatura do mês. Quando a fatura fecha, você tem alguns dias para realizar o pagamento de todas as compras feitas naquele mês.

A modalidade deve ser solicitada na instituição, e antes de ser concedida, o banco realiza uma análise financeira e consulta ao score de crédito do solicitante.

Normalmente, com o crédito é possível parcelar suas compras em até 12 vezes. O total da compra é descontado do limite do cartão, retornando de forma gradual conforme forem sendo feitos os pagamentos das parcelas.

Cartão de débito

Já o cartão de débito é atrelado a uma conta corrente ou poupança. Em outras palavras, ele serve para fazer movimentações do dinheiro disponível naquela conta. A grande diferença entre ambos é o prazo do pagamento. Enquanto no crédito você tem 30 dias para pagar uma compra, no débito o valor é retirado da sua conta na hora.

Leia mais  Agora é possível acumular milhas com Nubank

A desvantagem do cartão de débito é que não é possível parcelar suas compras, já que ele só permite compras à vista. Para algumas pessoas, essa é a maior vantagem do débito, pois evita endividamentos, já que você só usa o dinheiro que você tem disponível e não fica devendo para os próximos meses.

Crédito ou débito: qual é mais vantajoso?

De acordo com os pontos apresentados no decorrer do conteúdo, podemos afirmar que o cartão de crédito com certeza é o mais vantajoso. Com ele você consegue fazer compras com um valor mais alto de forma parcelada, sem pesar no seu orçamento.

Além disso, uma facilidade que só o cartão de crédito oferece é o pagamento de compras online. Atualmente, não são todas as lojas virtuais que permitem o pagamento online com o cartão de débito.

Apesar dos benefícios apresentados, a maior vantagem do cartão de crédito costuma ser o programa de pontos oferecido por algumas instituições financeiras. Com ele você pode acumular pontos, milhas ou até conseguir cashback nas suas compras. Ou seja, você gasta e ainda consegue sair ganhando com seu cartão de crédito.

Leia mais  Vivo Itaucard Platinum Limite, Anuidade e Fatura: saiba tudo sobre

Procurando um cartão de crédito?

Se você está em busca de um cartão de crédito com benefícios para o seu dia a dia, trabalho ou viagens, saiba que na Foregon você consulta seu score de crédito gratuitamente e, a partir da sua pontuação, recebe as melhores ofertas de cartões de crédito para seu perfil financeiro.

Há 10 anos, quando você precisava de um cartão de crédito você tinha duas opções: ou falar com o seu gerente ou ir ao banco do lado e começar um novo relacionamento. Hoje você pode escolher entre dezenas de opções sem sair de casa. Só nos últimos cinco anos a diversidade de produtos financeiros mais que triplicou e quem ganha com esse aumento da concorrência é o consumidor que está cada vez mais disputado por bancos e fintechs“, afirma Gustavo Marquini, CEO da Foregon.

É simples, é rápido, é de graça!

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Cartão de crédito é o principal motivo entre os inadimplentes

Guia do Investidor

Gol (GOLL4) recorre a crédito de R$ 1 bilhão para reparos nas aeronaves

Mateus Sousa

Democratização do Crédito e Inovação Financeira no Brasil

Guia do Investidor

Demanda por crédito caiu 13% em 2023

Guia do Investidor

NOVIDADE: Banco Inter lança pix com cartão de crédito

Lara Donnola

Cartão Pré-Pago Gratuito e Recarregável: melhores opções

Karine Freitas

Deixe seu comentário