Guia do Investidor
Free Unsplash@flo
Carteiras Carteiras Fundos Imobiliários Carteiras Recomendadas Abril de 2021 Recomendações

Carteira de FIIs recomendada para Abril de 2021

O publicou recentemente a sua carteira recomendada de FIIs englobando os para os mês de abril.

Em resumo, além de apresentar a sua lista de indicações, a research deu um panorama dos destaques no mercado de e falou sobre o desempenho da sua versão anterior.

Perspectivas econômicas

De acordo com Rafaela Vitoria e Mathieu Berthon, analistas que assinam o relatório, o mercado de FIIs passa por um ajuste, mas ainda tem perspectivas positivas para 2021.

Nesse sentido, o cenário econômico tem como destaques o recente aumento de 0,75 p.p. promovido pelo Copom para a Taxa , que hoje está em 2,75%, e a situação atual dos fatores que cercam a pandemia pelo Covid-19.

Conforme os analistas, o efeito causado pelo aumento da taxa básica de juros provocou uma correção no mercado de FIIs. Aliado a isso, a expectativa de um aumento da curva de juros ao longo do ano, que o Inter chega a considerar até 7% no início de 2022, e a aversão ao risco tendem a fazer com que os preços dos FIIs passem por um reajuste no curto prazo.

Leia mais  Esqueça as ações da Magalu: esta ação do varejo pode disparar 90% em 2022

Ao mesmo tempo, as novas restrições e lockdowns decorrentes da segunda onda de contaminações pelo coronavírus também tem peso relevante para os fundos. Nesse caso, o efeito é uma redução nos dividendos, considerando a situação dos setores.

Destaques do mercado de FIIs

Outros destaques são o aumento de investidores nesse mercado, bem como o número de FIIs, ao mesmo tempo que houve uma queda no volume de emissões.

A princípio, a B3 conta com 345 FIIs negociados em seu ambiente, ou seja, um aumento de 22% em relação a 2020. Enquanto isso, a CVM soma 586 FIIs registrados, significando um aumento de 15% na mesma base de comparação. Quanto aos investidores, atualmente a B3 informou que existem 1,3 milhões de pessoas, sendo um crescimento de 10% em comparação ao mês de dezembro do ano passado.

Em contrapartida, a oferta de emissões de fevereiro chegou a R$ 1,3 bilhões, sendo uma queda de 75% frente a fevereiro de 2020. Algumas das razões para isso foram “o mercado mais volátil com a elevação dos juros e incertezas sobre a pandemia tendem a inibir as emissões nesse momento.

Leia mais  Ranking: melhores FIIs de Fevereiro de 2020

Em conclusão, a dupla de analistas considera que, no médio e longo prazo, a expectativa de retorno dos FIIs permanece atrativa. Em seu favor, contam os yields em torno de 6% e valorização dos imóveis tanto pela correção da como pela recuperação econômica pós pandemia.

Carteira recomendada de FIIs

A respeito da carteira recomendada de FIIs do Inter, a research informou que realizou apenas uma nova inclusão em seu portfólio. Sendo assim, o fundo adicionado pelos analistas foi o RBR Rendimento HighGrade (), um fundo de títulos.

“Com a expectativa de rentabilidade maior dos fundos de CRIs, e a característica de uma maior estabilidade nesse momento de incerteza, o fundo deve agregar reduzindo a volatilidade da carteira comum potencial de retorno adicional”.

Inter Research, via relatório.

Em resumo, a carteira recomendada de FIIs do Inter Research para o mês de abril é a seguinte:

FundoTickerSegmento
HEDGE TOP FOFII 3 HFOF11Fundos de Fundos
FII RBR ALPHA FUNDO DE FUNDOSRBRF11Fundos de Fundos
KINEA INDICE DE PRECOS FIIKNIP11Fundos de Títulos e Valores Mobiliários
FII RBR RENDIMENTO HIGH GRADRBRR11Fundos de Títulos e Valores Mobiliários
LOG CP INTER FILGCP11Galpões
XP LOG FIXPLG11Galpões
CSHG REAL ESTATE FIILajes Corporativas
HEDGE BRASIL SHOPPING FIIHGBS11Shoppings
VINCI SHOPPING CENTERS FIIVISC11Shoppings
Fonte: Relatório Inter Research.

Ademais, sobre o desempenho da carteira anterior, o Inter registrou um retorno de -4,2% para o seu portfólio no último período. Enquanto isso, o IFIX, o Índice de Fundos Imobiliários da B3, chegou a -2,5%.

Leia mais  Ainda dá tempo: Melhores Small Caps para Julho 2021

Sendo assim, a carteira da research teve um desempenho abaixo de seu índice de referência impactada, sobretudo, pela sua exposição aos fundos de shoppings.

Caso não saiba, para medir se as tiveram um bom desempenho, as corretoras comparam a performance delas com um índice de referência, ou seja, o seu benchmark. Nesse sentido, o índice escolhido pelas corretoras para comparação da carteira de FIIs é o IFIX.

Por fim, lembrar que cada time de analistas das corretoras pode ter critérios diferentes para incluir ou retirar um ativo. Portanto, o ideal é que você verifique se as recomendações tem fundamento antes de se fazer qualquer investimento.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

DPRO11 – Primeiro FII de tijolo da Devant começa a ser negociado na B3

Guia do Investidor

Em primeiro resultado após ‘mudança’ para Nasdaq, Inter sai do vermelho e lucra R$ 15 milhões no 2T22

Leonardo Bruno

Os melhores do mercado? Confira os FIIs mais negociados de Julho

Leonardo Bruno

Covid-19: o que mudou no mercado imobiliário brasileiro?

Guia do Investidor

Buscando por FIIs? Confira os melhores para Agosto

Leonardo Bruno

Compre as ações do Banco Inter para Triplicar sua carteira

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário