Guia do Investidor
patrulha do consumidor 1024x576 1
Colunistas Criptomoedas

Celso Russomanno erra mais uma vez sobre as Criptomoedas: entenda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O apresentador Celso Russomanno deferiu diversos ataques ao Bitcoin e as criptomoedas no sábado no programa Cidade Alerta.

Celso Russomanno mais uma vez mostrou o nível da sua ignorância a respeito das criptomoedas e do bitcoin em rede nacional.

Dessa vez, ele usou a história de uma vítima de um golpe financeiro para declarar que as criptomoedas são usadas principalmente para lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e para o crime organizado.

As criptomoedas e o Bitcoin segundo Celso Russomanno

No sábado, no programa Cidade Alerta da Record TV, Celso Russomanno apresentava o caso de uma mulher que foi vítima de um golpe financeiro envolvendo criptomoedas.

Antes de a matéria com a vítima ir ao ar, Celso “explicou” um pouco como funciona o mercado financeiro e as criptos.

No início, o apresentador informa que qualquer investimento que prometa vantajosos lucros, é golpe, o que não está errado.

Não importa se você trabalha com criptos ou outro mercado, garantia de lucro não existe, investimento que te prometa isso fique atento com o golpe.

Leia mais  3 fatos que devem mudar a dinâmica do mercado cripto em 2024

Contudo, depois disso, veio a enxurrada de desinformação.

“E aí, o pessoal que lida com criptomoeda aqui no Brasil diz assim ‘ah o Celso é radical’. Não é que eu sou radical, é que a criptomoeda, não tem lastro”

Disse o apresentador.

No vídeo ele generaliza todas as pessoas que lidam com criptomoedas. É muito claro a posição dele com esse mercado.

Não há problema você ser contra a algo, contudo, o que não pode é você usar sua exposição e fama para desinformar as pessoas.

Afinal de contas, as pessoas estão ali para serem informadas, acreditam no trabalho investigativo e informativo, contudo nem sempre é assim.

Qualquer um que trabalha com criptomoedas de maneira série, sabe que elas não possuem nenhum tipo de garantia.

Nesse sentido, não existe promessa de lucros e já é algo muito divulgado entre as mídias especializadas desse mercado os golpes que acontecem nesse meio.

Assim sendo, com um mínimo de estudo, qualquer pessoa pode se informar e se proteger de tais “investimentos”.

Celso Russomanno: "criptomoedas existem para o crime organizado"
Celso Russomanno: “criptomoedas existem para o crime organizado”

O dinheiro do mundo tem lastro em ouro

Celso Russomanno continuou com a sua “aula” dizendo que o dinheiro do mundo tem lastro em ouro e a criptomoedas não tem lastro em nada.

O dinheiro que você circula de qualquer país do mundo tem lastro em ouro, então tem lastro, o país garante aquele dinheiro, que você troque aquele dinheiro e que você receba.

Disse ele.

Caso você não saiba – assim como Celso Russomanno – o dinheiro dos países ao redor do mundo há muito tempo não tem lastro em ouro.

Leia mais  Vítimas da BitConnect começam a ser indenizadas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos

Já não existe nenhuma garantia que o Dólar, Euro, ou até mesmo o Real possuam valor, a não ser pela palavra de tais governos.

É simples, se você quer negociar com os EUA, você tem que negociar em Dólar, se quer negociar com o Brasil usa o Real.

Assim funciona o mercado atualmente, se um país quebrar, como a Venezuela, a moeda local desse país também quebra e ela perde todo o seu valor.

Mas o Bitcoin e as criptomoedas não possui tal controle, nem lastro, nem nada. Eles possuem valor diretamente atrelado a lei da oferta e demanda.

Quanto mais pessoas no mundo procurando e negociando criptomoedas, mas elas se tornam valiosas e visse e versa.

Não existe nenhum tipo de controle governamental que imponha qualquer tipo de valor a uma criptomoeda como o Bitcoin e é justamente isso que faz delas um ativo tão valioso, mas Celso Russomanno não entende isso.

As criptomoedas existem principalmente para o crime

Dando continuidade a lista de desinformações que o apresentador falou no programa, veio aquela que eu acredito ser a pior de todas.

Existe criptomoeda, principalmente, para cometer crime transacional, ou seja, crime de um país para o outro, trafego de drogas, trafego de órgãos, contrabando, contrabando de ouro, de pedras preciosas, é para o crime organizado.

Acho que há pelo menos 4 ou 5 anos não ouço falar de crimes relacionados ao crime organizado e as criptomoedas.

Leia mais  Bitcoin volta a cair e fica abaixo de US$ 26.000 em semana volátil

É obvio que existem crimes como contrabando ou tráfego internacional que usam o Bitcoin e outras criptomoedas como moeda de troca.

Contudo, quando escutamos crimes relacionados a criptomoedas, geralmente escutamos crimes relacionados a roubo de criptomoedas ou golpes financeiros.

Ainda nesse sentido, no ano passado, o ex-diretor da CIA dos Estados Unidos, Michael Morell, fez questão de desmentir esse consenso das criptomoedas usadas no crime.

Em um documento intitulado “Uma análise do uso do Bitcoin em finanças ilícitas”, o ex-diretor se posicionou contrário, portanto, a opinião de que as criptomoedas bem usadas no crime organizado.

Revelando que a ligação do Bitcoin com o crime é bem menor do que se imagina.

“Na realidade, os níveis de atividade ilegal no ecossistema Bitcoin podem ser menores do que no sistema bancário tradicional”.

ele afirma no documento.

Além disso, a Forbes apontou alguns pontos que resumem bem o documento de Morell:

  • As amplas generalizações sobre o uso do bitcoin em finanças ilícitas são significativamente exageradas.
  • A análise da Blockchain é uma ferramenta altamente eficaz de combate ao crime e coleta de inteligência.

Indo totalmente em contra ao que o Russomanno disse.

– Tem razão Celso, você não é radical, só é desinformado mesmo.

Repercussão

Nas redes sociais, diversos usuários criticaram a postura de Celso Russomanno em relação as criptomoedas e chamaram a atenção para tanta desinformação por parte do apresentador.

https://twitter.com/ariomachado/status/1490137679555616768

Filha de Celso Russomanno em caso de suposta pirâmide financeira

No ano passado o nome de Celso Russomanno esteve nas manchetes devido a um possível envolvimento de sua filha a uma pirâmide financeira, mas não está claro se envolve criptomoedas.

A justiça acusou a NQZ Participações e Investimentos de lesar diversos investidores com um esquema de pirâmide financeira.

Segundo o que noticiou o CriptoFácil, a empresa seria de Luara Torres Queiroz e Bruno Neri Queiroz, filha e genro de Russomanno, que teria dado um calote de pelo menos R$ 4,5 milhões.

A promessa era de um retorno fixo entre 1,5% e 4% ao mês sobre o aporte.

Um processo que solicitava o bloqueio de um imóvel da empresa já teria enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Assim sendo, para a Ministra Relatora Maria Gallotti, a empresa NQZ Participações e Investimentos Ltda estaria sob investigação de operar um esquema de pirâmide, sendo esta a motivação para o arresto de um imóvel de Luara Russomanno.

Na época, quando procurado pela a reportagem da UOL, Celso respondeu através de um vídeo dizendo ser alvo de um “ataque pessoal” e também que o genro teria “problemas financeiros assim como milhares de outros brasileiros”.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Fernando Américo

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

Bitcoin registra queda após ataques do Oriente Médio

Márcia Alves

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Fernando Américo

Ethereum: por que essa criptomoeda que merece ser observada?

Autor Convidado

Governo Lula quer taxar as criptomoedas: entenda

Márcia Alves

Deixe seu comentário