Guia do Investidor
Receita Federal Imposto de Renda 2
Notícias

CertiSign dá dicas para o contribuinte não cair na malha fina ao fazer a declaração de IRPF 2022

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Hoje, (07/03) começa o prazo para realização da declaração do IRPF 2022. Este ano são esperados que cerca de 31,7 milhões de contribuintes declarem seus rendimentos, referente ao ano-base de 2021.

Para ajudar o cidadão a não cair na malha fina, a CertiSign, IDTech especialista em identificação e segurança digital, dá dicas de como usar o certificado digital como um importante aliado.

A principal vantagem de usar o certificado digital na declaração do Imposto de Renda é ter os dados inseridos automaticamente, a chamada declaração pré-preenchida. Além disso, ele permite ao contribuinte acessar declarações anteriores para conferir o histórico das informações já reportadas para Receita. Assim, divergências que podem ocasionar grandes dores de cabeça são evitadas”, explica Marcio Carreira, Contador e gerente de Contabilidade da CertiSign.

De acordo com ele, na declaração pré-preenchida é preciso apenas verificar se os dados estão corretos, acrescentando ou corrigindo, se necessário.

Essa possibilidade também minimiza as chances de malha fina por omissão, pois o Fisco automaticamente cruza os dados atrelados ao CPF do contribuinte. É mais simples, rápido e não precisa baixar nenhum programa. Tudo é realizado diretamente no site e-CAC”, comenta.

O certificado para acessar a declaração pré-preenchida é o e-CPF. O contribuinte também pode ter essa facilidade se usar o login Gov.br.

Novidades para este ano: pagamento de cotas via Pix

Uma novidade no IR deste ano é a possibilidade de o cidadão pagar as cotas via Pix, bem como receber sua restituição também pelo sistema de transferências.

Isso traz mais agilidade e segurança às transações com a Receita Federal”, finaliza Carreira.

Leia mais  Imposto de Renda 2024: Tudo que você precisa saber
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Como declarar imóveis no IRPF 2024

Fernando Américo

Saiba como declarar plano de previdência no Imposto de Renda

Fernando Américo

Plano de saúde precisa ser declarado no Imposto de Renda 2024

Fernando Américo

Como declarar Aluguel Recebido no Imposto de Renda 2024

Lara Donnola

Imposto de Renda: como funciona a declaração com heranças?

Guia do Investidor

IR 2024: saiba quando começa o pagamento da restituição

Márcia Alves

Deixe seu comentário