A cada dia que passa, vemos mais notícias sobre o crescimento das inteligências artificiais (IA). O uso dessas tem se tornado super popular, principalmente entre as empresas, pois essas funcionam como ferramentas que ajudam nos serviços. Entre elas, temos o ChatGPT: vamos te explicar o que é, como funciona e como usar esse sistema desenvolvido pela OpenAI.
Antes de tudo, é bom dizer o que é uma inteligência artificial. As IAs são máquinas ou sistemas que tem como objetivo copiar a poder de pensar dos seres humanos. Isso se dá por conta de uma junção de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado que buscam simular o raciocínio, a percepção de ambiente e a capacidade de análise e decisão.
Ainda mais, as inteligências artificiais conseguem aprender sozinhas, pois podem analisar vários dados para terem mais conhecimentos. Sendo assim, essas máquinas surgem para fazerem atividades humanas ou então agregar com os humanos para realizar as atividades.
Índice de conteúdo
Tipos de Inteligência Artificial
Sendo assim, existem vários tipos de IA, cada uma com um objetivo. Entre elas, podemos dividir nos 3 nichos abaixo:
- Inteligência de Máquina: busca a realização de tarefas específicas como reconhecer padrões, tomar decisões lógicas ou aprender com experiências anteriores. Busca auxiliar nas tarefas diárias.
- Inteligência Humanoide: máquinas que imitam o comportamento humano, ou seja, conversam, reconhecem rostos e expressam emoções. O objetivo dessas é criar interfaces mais humanizadas.
- Inteligência Coletiva: redes que buscam tomar decisões coletivas para resolver problemas.
Entre essas, vemos que a que mais chama atenção da mídia são as inteligências humanoides. Isso porque é comum existirem filmes que tenham essa temática, mostrando um mundo com essas IA de uma maneira muito mais avançada. Entre eles, temos Ela (2013), Ex Machina (2014) e Blade Runner 2049 (2017). Esses filmes retratam relações profundas entre humanos e IAs, apresentando até casos amorosos entre esses.
É claro que esse tipo de evolução (ainda) não existe, mas é interessante ver como as IA tem sua representação no cinema mundial.
O que é ChatGPT?
Sabendo de tudo isso, onde o ChatGPT entra na história? O ChatGPT é um protótipo de um chatbot, ou seja, uma IA que busca simular uma conversa entre pessoas. Assim, um humano faz uma pergunta e a IA as responde de uma forma que lembre um humano, com precisão e naturalidade. Por conta disso, podemos enquadrar o ChatGPT entre as inteligências artificiais humanoides.
Em Novembro de 2022, foi lançada a versão beta desse sistema, ou seja, ainda está na fase de testes. Sua sigla significa Generative Pre-Trained Transformer, ou em português, Transformador Pré-treinado Gerador de Bate-Papo. Surgiu como continuação dos projetos chamados GPTs, que já existe desde 2018.
Então, o ChatGPT traz um bate-papo aprimorado entre humanos e máquinas, sendo que cada conversa feita leva essa máquina a aprender novas palavras e expressões, deixando a experiência mais real com o passar do tempo.
ChatGPT x Outros ChatBots
Como falado, o ChatGPT é um tipo de chatbot. Mas, qual a difereça entre ele e um chatbot padrão?
A princípio, os dois são bem parecidos, pois tem como objetivo simular um humano dentro de uma conversa. Assim, estão prontos para responder perguntas usando uma base de conhecimentos, da maneira mais natural possível, a fim de se passar como humano.
O termo Chatbot vem da junção de duas palavras:
- Chat, que significa conversa, em inglês;
- Bot, abreviatura de robot, que é robô em inglês (robô, nesse caso, diz respeito ao software e não a um robô físico).
Mas podemos dizer que o ChatGPT está a alguns níveis a frente de um chatbot comum. Isso porque ele consegue formar diálogos mais reais e a capacidade de assistentes virtuais da última geração.
Enquanto isso, os chatbots tradicionais apesar de serem bem úteis, principalmente para quem trabalha com conteúdo virtual, não aprendem tanto quanto o ChatGPT. Assim, esses costumam ser bem úteis para FAQs, chamadas de suporte e consultas de informações online. Os chatbots também são usados por empresas no WhatsApp, para responderem mensagens automáticamente.
GPT-4
Nesse contexto, o ChatGPT hoje usa o modelo de linguagem baseado na interação humana chamado GTP-3.5. Essa linguagem contém cerca de 175 bilhões de parâmetros de aprendizado de máquina. Esses parâmetros são chamados também de rede neural artificial, e são inspirados no cérebro humano.
ChatGPT O que é | Como Funciona | Como usar
Por conta disso, a qualidade dos textos gerados no ChatGPT são bem altas, sendo difícil de notar que não foi feito por humanos.
E, para deixar ainda mais clara a evolução tecnológica, esse ano está previsto o lançamento do GPT-4, que é bem maior e mais poderoso que o modelo atual, com 170 trilhões de parâmetros comparados aos 175 bilhões.
O GPT-4 será capaz de aprender com uma ampla gama de fontes de dados, podendo usar para tarefas e domínios específicos, tornando-o muito versátil e adaptável. Além disso, terá a capacidade de entender e gerar incontáveis textos em linguagem natural, podendo ser na linguagem formal e informal. Isso o torna útil para várias aplicações, como tradução de idiomas, resumo de texto e resposta a perguntas.
Além dessas habilidades relacionadas à linguagem, o GPT-4 também tem o potencial de ser usado para outras tarefas, como geração de imagem e vídeo, pois sua arquitetura se mostrou eficaz para muitas tarefas de aprendizado de máquina, incluindo visão computacional.
No que o GPT-4 pode ser usado:
- Tradução de idiomas
- Sumarização de texto
- Resposta a perguntas
- Geração de imagem e vídeo
- Chatbots (caso do ChatGPT)
- Redação automatizada de notícias
- Escrita criativa
Então, para resumir: o ChatGPT usa o modelo GPT-3.5 como modelo de linguagem hoje, e muito em breve usará o GPT-4.
Em geral, apesar do GPT-4 ser muito inovador, o modelo atual já entrega muito conteúdo com o ChatGPT. Vamos entender em breve o que é possível fazer com o ChatGPT.
Quem criou o ChatGPT?
Agora que já é possível entender o que é ChatGPT, também vale comentar quem criou essa IA. Os responsáveis pelo chatbot é um laboratório dos Estados Unidos chamado OpenAI, que tem como foco trabalhar com as inteligências artificiais. A empresa surgiu em São Francisco, na Califórnia, no ano de 2015 e entre os fundadores está Sam Altman e o famoso bilionário Elon Musk, que junto com os outros prometeram US$ 1 bilhão – mas Musk renunciou ao conselho em 2018 e permaneceu como doador.
Além disso, a OpenAI já recebeu investimentos bilionários da Microsoft, passando de U$10 bilhões. Nesse contexto, a empresa desenvolve o ChatGPT, sendo até então a grande criação deles.
O que é possível fazer com o ChatGPT?
Já entendemos que o ChatGPT é um chatbot que proporciona uma conversa entre o humano com a máquina. Mas, o que podemos fazer dentro dessa conversa?
Existem diversas funções possíveis, entre elas:
- Entregar respostas automatizadas para perguntas;
- Falar amenidades, ou seja, conversas casuais sobre algum tema;
- Escrever histórias;
- Escrever artigos;
- Traduzir textos e frases;
- Servir como assistente virtual;
- Montar códigos em diferentes linguagens de programação;
- Resolver problemas matemáticos;
- Reconhecer textos escritos por IA.
Com isso, basta enviar a questão dentro do Chat e você terá sua resposta. Então, para entregar as informações que os usuários pedem, a IA procura por todos os textos disponíveis da internet sobre o assunto, aprendendo com um enorme banco de dados.
Entretanto, muito se fala sobre os limites a serem tomados ao utilizar essa ferramenta. Como dito, o ChatGPT ainda está na versão Beta, ou seja, em fase de testes. Os usuários podem dar feedbacks sobre a eficiência dele, o que ajuda na expansão. Além disso, as informações que o ChatGPT transmite não inclui fontes, então não é possível ter 100% de precisão e certeza de que a resposta estará correta.
Por isso, muitos especialistas relatam que ainda não é possível agregar essa IA no mercado de trabalho, pois ainda precisa ser mais aprimorado.
Inclusive, no dia 30/01/2023, fizeram uma atualização relacionada à matemática no sistema, a fim de que ele cometa menos erros. E constantemente essas atualizações vão sendo feitas a fim de aperfeiçoar essa ferramenta que contém tanto potencial.
ChatGPT: Como usar
Pode parecer complexo, mas é uma ferramenta bem fácil de usar. Confira o passo a passo abaixo para que não existam erros quando você quiser tirar alguma dúvida.
Passo a passo
- Primeiro, você precisa entrar no site e criar uma conta ou fazer login com seu e-mail – pode conectar com uma conta Google também.
- Feito isso, você será direcionado para a página principal da aplicação.
Nessa página, podemos ver que tudo está em inglês, mas fique tranquilo! Apesar do site ser no seu idioma nativo, se você escrever em português, ele te responderá em português normalmente. Ainda, vemos que existem 3 categorias: exemplos, capacidades e limitações. Antes de continuar o passo a passo, vamos explicar o que é cada uma dessas.
- Exemplos: o ChatGPT já apresenta 3 exemplos de perguntas a serem feitas para o usuário se inspirar:
- “Explique a computação quântica em termos simples”
- “Tem alguma ideia criativa para o aniversário de 10 anos de uma criança?”
- Como faço uma solicitação em Javascrip?”
- Capacidades: conta quais as capacidades da ferramenta, como a memória, as possíveis correções e o fato de que foi treinado para negar solicitações inapropriadas.
- Limitações: deixa claro que podem surgir informações incorretas, instruções prejudiciais e conteúdos tendenciosos, bem como possui conhecimento limitado para os eventos mundiais após 2021.
- O retângulo branco localizado na parte inferior central da tela é o espaço para você digitar sua questão. Ali, você escreve o que quer para começar o chat. No exemplo, perguntamos o que é um eVTOL.
Recebendo a resposta
Vemos que gerou uma breve resposta sobre a definição de um eVTOL. Note que ao lado direito, há um indicador de positivo ou negativo, para você dar um feedback à resposta. Abaixo, você pode gerar outra resposta. Mas, caso você queria mais informações, pode escrever algo como “continue falando”, “escreva mais” ou “quero mais informações”, que o ChatGPT irá trazer mais informações para você.
Vemos que, ao solicitar, o ChatGPT nos trouxe ainda mais informações sobre os eVTOL. Você também pode fazer perguntas mais específicas sobre o assunto, perguntar coisas como criadores, datas, vantagens e desvantagens, etc.
Novos chats
Depois que você quiser finalizar a conversa sobre o assunto em questão, é só parar de interagir com a ferramenta. Então, caso queira falar sobre outro assunto, note que na barra preta no canto esquerdo salva suas conversas e permite que você abra outro chat, sem precisar misturar os temas
Ao clicar no ícone de lápis, você pode renomear esse chat, e ao clicar no ícone de lixeira, pode apagar o chat. Em “New chat”, ou “Novo chat” em português, você volta para a tela inicial, sem perder a conversa anterior, e pode começar uma nova conversa.
Mas então, segundo o ChatGPT, o que é ChatGPT? Perguntamos, e essa foi a resposta:
ChatGPT é uma tecnologia de modelo de linguagem de grande porte desenvolvida pela OpenAI. É baseado no transformer architecture e foi treinado em milhões de exemplos de texto na web para responder a perguntas em linguagem natural com elevado grau de precisão e coerencia. ChatGPT pode ser usado para aplicações como conversas com humanos, geração de texto e tradução automática.
ChatGPT
Agora que temos uma resposta do próprio ChatGPT sobre si mesmo, veja como fica a barra lateral com uma nova pergunta.
Assim, caso queira apagar todas as suas conversas, basta apertar em “Clear conversations” no ícone que fica abaixo. No mais, você pode ter todas as suas conversas salvas e acessar quando quiser, basta entrar na sua conta.
Site fora do ar
Por conta da grande demanda pelo ChatGPT, é normal que algumas pessoas não consiga acessar o site pelo fato deles estarem operando em capacidade máxima. Quando isso acontece, ao entrar, você logo se depara com uma tela que informa que o “ChatGPT está em capacidade sua capacidade total agora”, e embaixo há um link que para notificar você quando o site voltar.
Além disso, para entregar algo mais lúdico, há alguma criação do chat sobre a situação, o que também exemplifica o uso deles. Ao acessar, apareceu um poema, o qual iremos traduzir:
“ChatGPT, oh ChatGPT
Com uma IA tão inteligente
Mas, infelizmente, está na capacidade
Deixando-nos esperar
Para uma chance de conversar
Com sua sabedoria e sagacidade
Ansiamos por fazer parte
Da sua conversa
Mas por enquanto, sentamos
À margem
Esperando pacientemente
Para o dia
Quando o ChatGPT
Estiver pronto para jogar
Novamente.”
Com isso, vemos que o sistema lida com a situação em bom humor, mas é importante ressaltar que o site nem sempre estará disponível para seu uso. Por isso, recomenda-se não ser dependente deles por enquanto, já que não sabemos quando poderemos usar.
ChatGPT x Google
Muitas pessoas tem comparado o ChatGPT com o Google, isso porque ambos trazem respostas às possíveis questões os usuários. Por isso, é importante traçar esse paralelo para entender a comparação.
Não é difícil encontrar pessoas dizendo que o ChatGPT será o fim do Google. Inclusive, Paul Buchheit, um dos criadores do Gmail, demonstrou suas preocupações no Twitter:
O Google pode estar a apenas um ou dois anos da disrupção total. A IA eliminará a página de resultados do mecanismo de pesquisa, que é onde eles ganham a maior parte de seu dinheiro.
Paul Buccheit
Sendo assim, seria uma grande mudança no que dizemos a respeito da busca por respostas na internet. Entretanto, dentro dessa polêmica, a Agência Brasil “entrevistou” a ferramenta, questionando se “é uma ameaça ao Google”. O chat então respondeu que seu foco é servir ao usuário de uma maneira diferente, oferecendo informações relevantes ao que eles buscam, e que cada ferramenta de busca tem suas próprias características, então o usuário escolhe com base nas suas necessidades.
No mais, é importante relembrar que diferente do Google, as informações entregues no ChatGPT (até o momento) não possuem fonte. Então, o controle sobre a veracidade ou não é muito mais preciso ao utilizar o Google. Além disso, o ChatGPT opera como uma conversa, mais humanizada, enquanto o Google entrega diferentes sites para sua pesquisa, sendo individual e braçal.
Recepção do ChatGPT
Em geral, o ChatGPT teve uma boa recepção, recebendo críticas positivas sobre seu funcionamento. Veja abaixo algumas opiniões:
- Samanta Locke (The Guardian): Comentou que o ChatGPT gera um texto impressionantemente detalhado e semelhante ao humano.
- Dan Gillmor (escritor e colunista): Opinou que a academia tem alguns problemas muito sérios a enfrentar em relação a qualidade para uso de realização de tarefas escolares, e elogiou a resistência da ferramenta em relação a questões sobre a Alemanha Nazista.
- Paul Krugman (economista): Expôs que afetaria a demanda dos trabalhadores de crescimento.
- James Vincent (The Verge): Disse que o sucesso é a prova de que a IA se tornou popular.
- Stephen Marche (The Atlantic): Relatou que ainda não compreenderam o efeito do ChatGPT na academia.
- Mike Pearl (Mashable): Questionou e demonstrou imprecisão em algumas questões.
- Axe Sharma (Bleeping Computer): Observou que o ChatGPT é capaz de escrever malwares e e-mails fraudulentos.
Diante dessas críticas, podemos concluir que em geral, existem grandes elogios ao sistema, que se mostra a frente do tempo e com um bom potencial de crescimento. Assim, o que mais soa como negativo são as preocupações sobre o impacto do ChatGPT na sociedade: como nas escolas, no meio acadêmico, no meio profissional, etc.
Ameaças aos empregos
Inclusive, muitas polêmicas são levantadas a respeito desse sistema tomar o lugar de profissionais humanos, substituindo a função de diversos empregados. Como por exemplo, o ChatGPT já é capaz de desenvolver códigos, o que pode acabar substituindo diversos desenvolvedores web que juntos fazem o trabalho que o chat faria sozinho.
Então, muitos temem a perda de espaço no meio profissional para a Inteligência Artificial. Inclusive, na mesma “entrevista” ao bot que mostramos anteriormente, a Agência Brasil questionou também se esse sistema ameaçava os empregos humanos, e a resposta foi a seguinte:
Sim, (…) podem ameaçar os empregos humanos. Em particular, os empregos que envolvem a realização de tarefas repetitivas, como atendimento ao cliente, operação de caixa e processamento de dados (…). Além disso, até mesmo trabalhos mais estratégicos, como gerenciamento de projetos, finanças, marketing e recrutamento podem ser afetados, uma vez que sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina estão sendo cada vez mais usados para realizar tais tarefas.
ChatGPT (via CNN)
Crescimento Econômico
Tendo em vista a popularidade desse sistema que vem revolucionando a tecnologia, o valor de mercado do ChatGPT também se mostra crescente.
Em Janeiro de 2023, o ChatGPT passou por uma nova avaliação, de US$29 bilhões, levando muitos a acreditar que possui o potencial de se tornar a startup mais valiosa dos Estados Unidos, podendo chegar em US$300 milhões em venda de ações.
Com isso, o valor da OpenAI basicamente dobraria em relação a uma oferta de US$14 bilhões quando avaliada em 2021, e então, seria uma das únicas startups que gera tanto dinheiro em um mercado tão incerto quanto o da tecnologia. Ainda, os investimentos bilionários de Bill Gates e da Microsoft geram ainda mais confiança nos investidores, o que potencializa a aplicação de dinheiro.
Considerações Finais
Enfim, o ChatGPT é uma tecnologia que só tende a crescer, pois vem se desenvolvendo cada vez mais e caindo no gosto das pessoas e até do mercado corporativo. De fato, as preocupações diante de uma possível substituição dos empregos humanos são válidas, pois os avanços se mostram exponenciais.
Entretanto, por mais que entender como funciona e como usar o ChatGPT seja fácil, é fato que usar essa IA, principalmente para a criação de textos, não seja favorável. Isso porque levará a perda do valor artístico humano, bem como da sensibilidade e empatia que só um indivíduo consegue transmitir com as palavras.
Além disso, se o ChatGPT for mal programado, conteúdos ruins também sairão dela. Por isso, ainda que seja uma grande revolução tecnológia, como tudo, há seus pontos negativos e positivos.