Guia do Investidor
criptomoeda china moeda digital
Criptomoedas Notícias

O que é a nova criptomoeda da China?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O governo chinês está testando uma nova moeda digital. O “Remimbi digital” é um yuan digital apoiado pelo governo. A criptomoeda será armazenada em uma carteira digital em vez de em uma conta bancária. 

A nova criptomoeda chinesa foi lançada em abril, iniciando os testes em algumas cidades da China. Entre elas: Shenzhen, Suzhou, Chengdu e Xiong’an. O China Daily informou que alguns funcionários do governo já receberam parte dos salários de maio em criptomoeda. 

Segundo o jornal, o governo chinês pretende iniciar uma nova fase de teste da criptomoeda nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2022.

No entanto, conforme disse na semana passada, o governador do Banco Popular da China, Yi Gang. A atual fase de teste, ainda não é o lançamento oficial do yuan digital. Disse o governador ao portal China Finance.

De fato a moeda digital do governo chinês estará competindo com moedas digitais já utilizadas na China. Entre elas estão a Alipay, do Alibaba Group Holding e WeChat, da Tencent Holding. 

Por que a China quer uma criptomoeda?

Vale destacar que segundo analistas uma das razões para que a China esteja investindo numa moeda digital, se dá a facilidade com que o governo possa supervisionar as compras de aplicativos móveis. Que representam cerca de 16% do PIB da China, informou a Bloomberg.

Leia mais  Bitcoin volta a cair e US$ 35.000 pode ser próximo alvo

Outro motivo pelo qual há um grande interesse do governo chinês em ter uma criptomoeda estatal é combater a monopolização das moedas digitais por gigantes da tecnologia. No ano passado, o governador do Banco Popular da China, Yi Gang, disse: “Essas grandes empresas de tecnologia nos trazem muitos desafios e riscos financeiros… Você vê: neste jogo, os vencedores aceitam tudo, então os monopólios são um desafio”.

De acordo com um artigo da edição de maio de Foreign Affairs escrito por Aditi Kumar e Eric Rosenbach da Harvard Kennedy School. A intenção da China em criar sua própria moeda digital começou em 2014. E pode potencialmente representar um forte concorrente ao dólar .

“O advento das moedas digitais diminuirá a eficácia das sanções dos EUA. Limitando as opções do país norte americano. Quando quiser impor sanções contra o Irã, Coréia do Norte, Rússia e outras. Isso também prejudicará a capacidade das autoridades americanas de rastrear fluxos financeiros ilícitos. Enquanto isso, a China usará a combinação de seu yuan digital e fortes plataformas de pagamento eletrônico (como Alipay e WeChat). A intenção é expandir sua influência e reforçar sua capacidade de coerção econômica na África, no Oriente Médio e no Sudeste Asiático ”. Disse Kumar e Rosenbach. 

O governo chinês tem mantido o projeto em sigilo. Ainda não está claro quando a China iniciará uma implantação nacional e quais regras controlarão a nova moeda digital. 

Leia mais  Ethereum Classic o que é? Ethereum Classic vale a pena?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Eletrobras pós-privatização: Lucro dispara, investimentos decolam e PDVs remodelam estrutura

Rodrigo Mahbub Santana

Lula faz bloqueio de R$ 2,9 bilhões em despesas de ministérios

Márcia Alves

Roberto Campos,Tarcísio e Zema: Líderes de confiança

Paola Rocha Schwartz

Governo Lula mantém projeção de alta do PIB em 2,2%

Márcia Alves

A imobiliária Evergrande receberá multa bilionária

Márcia Alves

É esperado um rombo nas contas públicas para 2025 e 2026

Márcia Alves

Deixe seu comentário