Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Chuvas recentes levarão a uma inflação menor em 2022?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Após 5 anos consecutivos de queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas no Sudeste, as chuvas que caem desde outubro trazem certo alívio. Isto é, as chuvas que abrem 2022, além de trazer um crescimento de 14 pontos no nível dos reservatórios, podem levá-los ao nível de 2016, quando somou 44%.

Mas o fenômeno não se limita apenas ao Sudeste brasileiro, afinal, outras regiões também se beneficiam das chuvas. De acordo com Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), a La Niña é “uma senhora de palavra”, pois “entrega o que promete”. A fala se refere ao evento meteorológico que vem causando as chuvas no Norte do país. Dessa forma, a Eletronorte, por exemplo, informou que estava com 20 das 23 comportas da hidrelétrica de Tucuruí abertas. Além disso, informou que o nível do reservatório está em 68 metros, sendo o máximo permitido 74.

Leia mais  Inflação pelo IPC-S avança 0,79% na primeira quadrissemana de junho

Portanto, um dos componentes que contribuíram fortemente para a inflação nos últimos meses, isto é, a energia elétrica, pode agora representar um alívio para o IPCA. Sem dúvida alguma, a tarifa de energia elétrica pressionou consideravelmente o índice ao longo de 2021. O motivo para isso foi justamente o baixo nível dos reservatórios graças a escassez de chuvas, impossibilitando a geração das hidrelétricas. Dessa forma, sem a principal fonte de geração do país, as companhias tiveram de recorrer a energia termelétrica, que possui um custo de geração maior.

Contudo, com a maior frequência de chuvas, as próximas leituras do IPCA podem trazer certo alívio. De acordo com Adriano Pires, o Governo agora possui espaço para deixar a cobrança da bandeira vermelha de lado – a partir de fevereiro. Vale lembrar, portanto, que a expectativa atual para o término de tal bandeira tarifária é abril.

Fonte: Brazil Journal


Leia mais  Brasil, Estados Unidos e China: Perspectivas da inflação pelo mundo

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Inflação ao consumidor amplo em Maio bate maior valor desde 2016
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

BTG Pactual Logística investe em expansão de portfólio logístico

Rodrigo Mahbub Santana

Desaceleração da inflação: um respiro à economia brasileira

Autor Convidado

BCE: Cortes de juros gera consenso e possui incertezas

Paola Rocha Schwartz

Inflação acelera em seis das sete capitais pelo IPC-S, afirma FGV

Guia do Investidor

Deixe seu comentário