Guia do Investidor
Copom 1
Notícias

Ciclo de juros vai continuar? O que esperar do COPOM hoje

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O mercado está com os olhos bem abertos para as indicações do Banco Central com a definição do COPOM para a taxa de juros brasileira ao fim do pregão desta quarta-feira. Afinal, a meta de Selic define os rumos do mercado ao fazer o recorte e onerar os investimentos.

As alterações na taxa de juros funcionam como um remédio para a inflação, que está explodindo ao redor da cadeia global de produção. O que pode afetar o “plano de voo” do Banco Central, aumentando a incerteza dos mercados e piorando ainda mais os cenários (como por exemplo na bolsa de valores).

Os problemas inflacionários são a causa das prováveis mudanças tanto no cenário interno quanto, nos Estados Unidos, que também define sua nova meta pelo FED hoje as 15h00, e que segundo os analistas, tomará como proteção uma alta de 0,75% para corrigir as demandas globais.

Leia mais  Aumento da Selic é ineficiente no controle de preços neste momento, ressalta Firjan

No cenário doméstico, o consenso do mercado para a nova meta da Selic é uma alta de 0,5%, mas alguns analistas apontam alguns riscos neste cenário. Segundo Alexandre Bissoli, da Apex Asset em bate-papo promovido pelo BTG Pactual, o ciclo de aperto ainda pode estar longe de acabar.

“O que eu espero é uma indicação que o ciclo não terminou […] prefiro evitar dar um sinal que a próxima alta seria a última, o contexto é de humildade devido ao contexto de incertezas do mercados, o FED não deve seguir seu plano de voo, e a meta deveria ser manter o foco com as metas do ano que vem.

Já para Thomas Wu economista-chefe do Itaú Asset, o balanço de risco mudou muito, com as taxas terminais indo além do esperado nas últimas reuniões.

“Os fatores externos pioraram um pouco, mas o BC só lida com riscos fiscais que já foram implementados”.

O gestor ainda aponta que a expectativa pode chegar a uma taxa terminal de até mesmo 15%.

“Mas o cenário mais provável é deixar em aberto: uma alta de 50 bps agora, sem indicar um fim do ciclo, mas eu não descartaria uma alta de 75 bps.”

Leia mais  Bolsa segue rumo a 2 milhões de investidores
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Diferença de juros entre Brasil e EUA é a menor desde 2020

Márcia Alves

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Juros dos EUA foram mantidos na faixa de 5,25% a 5,50%

Márcia Alves

Sondagem mostra piora na avaliação do Governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Após um corte inesperado, títulos argentinos subiram quase 3%

Márcia Alves

Deixe seu comentário