De acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) da Cielo (CIEL3), as vendas no varejo despencaram cerca de 24,1% no mês passado.
“Embora ainda com uma grande queda em relação ao mesmo mês do ano passado, as vendas no Varejo experimentam recuperação pelo segundo mês consecutivo. Isso pode ser explicado em parte pela retomada gradual da atividade comercial. Aparentemente o pior da pandemia já passou”. Explicou Gabriel Mariotto, superintendente-executivo de Inteligência da Cielo.
“Destaca-se nessa recuperação o bloco de Bens Duráveis, que apresentou as maiores acelerações do mês. Os setores que mais chamam atenção são Móveis, Eletro e Lojas de Departamento e Vestuário. Em contrapartida, o setor de Serviços, apesar de leve recuperação, ainda apresenta quedas significativas no período”. Finalizou ele.
Setores Impactados
De fato descontada a inflação e feitos os ajustes de calendário, dois setores (Bens Duráveis e Semiduráveis e o de Serviços) apresentaram aumento nas vendas. Outro destaque foi o segmento de Móveis, Eletro e Departamento.
Também apresentou recuperação os setores de Turismo e Alimentação em Bares e Restaurantes, mesmo sendo um dos setores mais afetados. Nesse sentido as vendas de junho em relação ao mesmo período do ano passado, apresentaram leve recuperação.
O setor de Bens Não Duráveis registrou leve retração nas vendas. Especialmente o setor de Supermercados e Hipermercados, apesar de que dados revelados pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado, mostrarem que as vendas do setor estejam acima do nível antes da crise.
O que é o ICVA
Esse índice indica por um período mensal a evolução do varejo aqui no Brasil. O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) da Cielo, analisa as vendas realizadas em 18 setores. Desde pequenos lojistas a grandes varejistas. De fato esse índice corresponde aos cerca de 1,5 milhão de varejistas credenciados à companhia.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: