Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Cielo: BC vai liberar pagamentos por Whatsapp

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) foi favorável a solicitação do WhatsApp e da Cielo. O Cade cancelou determinação que impedia o serviço de pagamentos e transferências de dinheiro entre usuários do aplicativo.

Sendo assim com a decisão do Cade, o BC poderá também voltar atrás e liberar o serviço. Porém até que isso ocorra, as trasnferências via WhatsApp continuam bloqueadas.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou ontem que os pagamentos via Whatsapp serão aprovados. Mas quando ficar comprovado que o serviço é competitivo e tem a proteção de dados na forma que o BC considera adequada.

De fato a decisão de liberar o serviço não compromete o andamento do processo. Que segue em tramitação junto ao conselho do Cade. No processo o Cade e o BC buscam avaliar se a parceria entre as empresas deveria ter sido notificada antes do lançamento do serviço.

Segundo o Uol ontes familiarizadas com o assunto, relataram que os técnicos do Cade viam como muito baixa a possibilidade de uma decisão favorável a parceria Cielo e WhatsApp.

De fato havia a preocupação de que a parceria, fosse exclusiva entre a Cielo (CIEL3). Porém na busca de tentar reverter a situação, foram apresentados contratos do WhatsApp com outras instituições financeiras.

Leia mais  Fluxo cambial total é positivo em US$ 688 milhões na semana passada, segundo Banco Central

Com isso o superintendente-geral do Cade, Alexandre Cordeiro de Macedo, ao analisar os documentos anexados ao pedido de revisão da medida na sexta-feira, entendeu que não havia contrato de exclusividade entre as duas empresas e voltou atrás dando parecer favorável ao funcionamento do serviço.

De acordo com o Uol, o superintendente do Cade queria garantir que o acordo entre as duas empresas permitiria a participação de qualquer outra instituição financeira do mercado.

WhatsApp e a PL das Fake News

Em nota divulgada pelo WhatsApp, o PL aprovado na terça-feira dia 30, foi decepcionante. “Estamos decepcionados com a decisão do Senado. As notícias falsas são um grande problema social que existe há séculos em toda forma de comunicação”. Explica o Whatsapp.

“Estamos combatendo a desinformação por meio de mudanças significativas. Com o intuito de reduzir mensagens em massa e virais. Que geraram uma redução de 70% nas mensagens altamente encaminhadas no WhatsApp”, continua.

Segundo a empresa, “forçar as empresas a adicionar um carimbo permanente a todas as mensagens privadas enviadas pelas pessoas marcaria o fim das conversas particulares. Tudo o que você disser ou encaminhar seria rastreado e poderia ser usado contra você.”

Leia mais  Informe-se: leia as principais notícias do dia 3/4/2019
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vendas no Varejo caíram 1,1% em março, indica o ICVA

Paola Rocha Schwartz

Urgente: Whatsapp e Instagram fora do ar, relatam usuários

Paola Rocha Schwartz

Cielo (CIEL3) eleva preço da oferta para fechamento de capital

Paola Rocha Schwartz

Setor de pagamentos vai propor um novo crediário

Márcia Alves

WhatsApp é uma boa ferramenta de comunicação com empresas

Guia do Investidor

Shell (RAIZ4) é alvo de investigação pelo Cade

Márcia Alves

Deixe seu comentário