Guia do Investidor
image 165
Notícias

Clima deve impactar preço dos alimentes este ano, diz especialista

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Banana, milho e soja devem ser os produtos mais afetados pela irregularidade do clima. Arroz e trigo não devem ser afetados.

A alimentação é responsável pela maior parte dos gastos das famílias brasileiras. Com o aumento da inflação, o consumidor tem sentido no bolso a alta dos preços. Segundo levantamento da inflação de abril, medida pelo IPCA-15, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os alimentos ficaram 15% mais caros do último ano para agora.

E segundo a professora de Economia e especialista em agronegócio da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich, o fenômeno La Nina, que altera os regimes de chuva, deve impactar a produção de certos alimentos, encarecendo ainda mais alguns itens da cesta básica.

Leia mais  Alta nos preços: GNV sobe em São Paulo e em Minas Gerais

LA NINÃ

O La Niña é um fenômeno natural que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, acarretando uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.

“O fenômeno natural já está ocorrendo há três anos e a previsão dos estudiosos do clima é que ele se estenda até verão de 2023. O resfriamento das águas dos oceanos tem impactos diversos no Brasil, impactando diretamente a produção agrícola do País. Em resumo, o clima fica instável: na região Sul pode haver geadas, no Sudeste e Centro-Oeste podem ocorrer secas e estiagens, enquanto no Norte e Nordeste o regime de chuvas pode ficar descontrolado, chovendo muito, ou muito pouco”

Explica Nadja.

IMPACTO NOS ALIMENTOS

Essa instabilidade no clima impacta a produção agrícola de diversas formas, e os produtores precisam lidar e prever como atenuar os prejuízos, já que a chuva, geada ou calor em momento inapropriado da produção atrapalham as colheitas.

“É possível que tenhamos elevação de preços no segundo semestre, por conta da seca nas regiões Sudeste e Sul. A fruticultura deve ser bastante afetada, com elevação dos preços, em especial, da banana. O milho também deve ser um dos cereais mais impactados, além da soja. A cana de açúcar é outro item que também deverá sofrer com o clima. Entre os alimentos quem não devem ter tanto impacto estão o arroz e o trigo”.

ESCASSEZ DE FERTILIZANTES

Leia mais  Investir no agronegócio é alternativa para recursos da poupança

A professora acrescenta ainda que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia não deve afetar, a princípio, o acesso dos produtores brasileiros a fertilizantes, insumo essencial para a agricultura.

“Nosso país ainda precisa muito de insumos estrangeiros para a produção, especialmente fertilizantes. O conflito deixou em alerta o setor, visto que a Rússia é um grande produtor de fertilizantes. O Brasil tentou a princípio uma parceria com países do Oriente Médio e Canadá para garantir insumos, mas recentemente recebemos uma grande carga do material vindo da Rússia, então eu acredito que nesse quesito não teremos problemas”

Finaliza.

A especialista: Nadja Heiderich é Doutora em Ciências (Economia Aplicada) na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2012). Graduada em Ciências Econômicas pela FECAP (2008). Atualmente é professora no Centro Universitário FECAP e coordenadora do NECON FECAP (Núcleo de Estudos de Conjuntura Econômica). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, modelagem matemática, logística, agronegócio. 

Leia mais  Ciclo do agronegócio dá sinais de arrefecimento
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vamos divulga lucro líquido

Rodrigo Mahbub Santana

Commodities: Preço do Cacau atinge recorde histórico

Mateus Sousa

Argentina: Agronegócio pode ter forte expansão no Governo Milei

Guia do Investidor

Volatilidade e preços, como proteger sua rentabilidade?

Autor Convidado

Charles River Capital detém agora 10,01% da BrasilAgro

Leticia Izabel

Brasil quer ser autossuficiente na produção de fertilizantes e isso é bom

Autor Convidado

Deixe seu comentário