Guia do Investidor
jardim monte verde tv brasil 3005220049
Agência Brasil Notícias

CMN prolonga linhas para agricultores afetados por chuvas no Nordeste

Os produtores rurais e agricultores familiares do Nordeste afetados pelas enchentes no início do ano ganharam mais tempo para ter acesso às linhas emergenciais de crédito em vigor desde março. Em reunião extraordinária, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a extensão do prazo de contratação de 30 de junho para 30 de novembro.

As medidas beneficiarão moradores da costa leste da Região Nordeste, atingidos por fortes chuvas desde o fim de maio. Os temporais recorrentes têm afetado principalmente o leste de Pernambuco e de Alagoas. Somente na última semana de maio e na primeira semana de junho, as enxurradas e os deslizamentos de terra provocaram 129 mortes em Pernambuco.

Originalmente, as linhas de crédito do Fundo Constitucional do Nordeste beneficiariam apenas os produtores afetados pelas chuvas entre 1º de novembro do ano passado e 28 de fevereiro deste ano. Agora, poderão ter acesso às linhas emergenciais os produtores atingidos pelas enchentes entre 1º de novembro de 2021 e 31 de julho deste ano.

Leia mais  Embraer (EMBR3) vende cinco aviões cargueiros para a Holanda

As mesmas datas valem para a renegociação de dívidas do crédito agrícola autorizada pelo CMN em março. Para ter direito às linhas emergenciais de crédito e à renegociação especial de dívidas, os produtores rurais e agricultores familiares precisarão produzir em municípios da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que tenham decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública.

O CMN também prorrogou o prazo de contratação das linhas do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, destinada a donos de pequenos negócios afetados pelas enchentes do começo do ano. A linha, que vigorava para chuvas registradas entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, passou a abranger vítimas de enchentes entre novembro de 2021 e julho deste ano.

As linhas emergenciais de crédito foram instituídas em março para socorrer os produtores rurais e donos de pequenos negócios do sul da Bahia, atingidos por fortes enchentes no fim do ano passado e no início deste ano.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais  Ações da Movida (MOVI3) tem forte alta após recordes no 2T21

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no : abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Pagamentos com cartões crescem 36,5% no primeiro semestre

Agência Brasil

IBGE: vendas no varejo caem 1,4% em junho

Agência Brasil

Caixa lança o Caixa pra Elas, com foco em combate a violência doméstica e empreendedorismo feminino

Agência Brasil

Guedes diz que desemprego cairá para 8% antes do fim do ano

Agência Brasil

Salário mínimo em 2023 deverá ser de R$ 1.294

Agência Brasil

BNDES e BID vão avaliar projetos viáveis na área de saneamento

Agência Brasil

Deixe seu comentário