Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Colheita cai 12% em 2019; maior afetada é a produção de soja

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A soja, que corresponde à 15% dos produtos exportados, sofre queda e resultado ameaça a balança comercial.

Produtos exportados sofrem queda aproximada à 12% este ano, conforme estimativas da Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec). A previsão é que sejam exportados 73 milhões de toneladas, confrontado a 82,8 milhões no mesmo período de 2018.

De acordo com Sérgio Castanho Teixeira, diretor geral da Anec, se a quebra for maior e essa produção não for alcançada, pode haver um impacto maior.

“Estamos prevendo esse volume de envios com base numa safra de 116 milhões de toneladas”, afirma.

Problemas climáticos

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área de plantação pode manter seu ritmo similar dos últimos dez anos, de 35,8 milhões de hectares. Todavia, a produtividade será prejudicada pelas condições climáticas de cada região.

Portanto, locais que contém exportação intensa podem sofrer desfalques devida falta de chuva e temperaturas elevadas. Como no caso do sudoeste paulista, conhecido pela produção de soja, no qual obteve lavouras com perdas de 15%.

“Somente na regional de Itapeva a perda atinge 1 milhão de sacas, sendo mais da metade no próprio município de Itapeva”, destaca Vandir Daniel da Silva, dirigente da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado em Itapeva.

Além disso, o Mato Grosso é maior produtor de soja do Brasil. Ainda assim obteve desempenho inferior às expectativas do mercado, diz André Debastiani, coordenador do Rally da Safra.

Leia mais  Ibovespa acende sinal de alerta e cenário permanece travado

O principal motivo, que refletiu na baixa performance, se deve às altas temperaturas entre os meses de janeiro e fevereiro. Para Debastiani, este foi o fator responsável por encurtar o ciclo agrícola.

Por outro lado, segundo o agricultor Valdir Edemar Fries, em dezembro, o plantio passou por estiagem. Com isso, ficou praticamente 20 dias sem ocorrências de chuvas.

“Antecipamos a colheita em 15 dias porque a estiagem e o calor anteciparam o ciclo da lavoura”, acrescenta. “Nesses talhões, tive perdas de 30% numa área e de 60% em outra, que tinha um solo menos estruturado”, conclui.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Conab revisa projeção e prevê queda de 8% na produção de grãos

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa acende sinal de alerta e cenário permanece travado

Paola Rocha Schwartz

Projeções da safra mundial de soja indicam redução da produção

Fernando Américo

Tendências para o agronegócio em 2024

Guia do Investidor

Banco John Deere é confiável? Veja Rating e avaliação completa

Anna Oliveira

Cooperativas do Paraná podem faturar mais de R$ 200 bilhões em 2023

Miguel Gonçalves

Deixe seu comentário