Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Com exterior cauteloso, risco-país disparou

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O risco-país disparou bastante e isso deixou o exterior muito mais cauteloso em relação ao Brasil. Dessa forma, esse tipo de indicador ajuda na orientação dos estrangeiros para que eles negociem ou não no país.

Assim, é importante entender que quando esse índice está elevado o risco de investir em determinado país é maior. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar o qual é a importância desse risco-país.

Risco-país do Brasil aumentou

No dia 27 de fevereiro de 2020, o risco-país aumentou consideravelmente e obteve o maior patamar em 4 meses. Desse modo, o spread de todos os contratos CDS (Credit Default Swap) cresceu de 111 para 131 pontos.

Assim, esse é o maior número de CDS desde o mês de outubro de 2019 que apresentava 132 pontos. Nesse sentido, esse índice é como se fosse um seguro que visa evitar que a inadimplência seja realizada.

Pois, a seguradora é quem irá emitir esse título e assumirá a responsabilidade dele, evitando assim um calote. Então, o CDS do Brasil possui uma alta que chega na faixa dos 40% desde o dia 21 de fevereiro.

Leia mais  Barômetro Global antecedente sinaliza menor pessimismo

Dessa maneira, o país se iguala ao México com 41,5% e com a Colômbia que apresenta 43,4%. Enquanto que as variações menores são da Rússia com 23,6%, África do Sul com 17,6% e Turquia (15,8%).

De fato, o risco-país é um tipo de grau que mede a instabilidade da economia de uma nação. Ou seja, uma avaliação do crédito feita para os estrangeiros que pretendem investir em um país.

Assim, se utiliza o CDS para indicar o risco que um país pode apresentar no quesito calote. E com isso existe grande possibilidade dele vir a não pagar as suas dívidas corretamente.

Contudo, se o risco-país estiver em queda significa que ele é um bom pagador e que é mais confiável. Portanto, esse indicador é muito importante e demonstra quais são os países mais responsáveis e estáveis.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Confiança da pequena indústria na economia aumentou em julho
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Agência Brasil

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Agência Brasil

Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Agência Brasil

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Agência Brasil

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Agência Brasil

Câmara aprova programa para setor de eventos de R$ 15 bi

Agência Brasil

Deixe seu comentário