Guia do Investidor
Free Freepik@master1305
Notícias

Com Selic a 11,75%, aumenta renda fixa nas carteiras

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou ontem a elevação da taxa básica de juros, a Selic, para 11,75% ao ano.

O aumento de um ponto percentual é o nono consecutivo e coloca a Selic em seu maior patamar desde abril de 2017, quando estava em 12,25%.

Essa sequência de altas tem como finalidade combater a inflação, mas qual é seu efeito imediato sobre os investimentos?

Especialistas do mercado financeiro afirmam que o cenário atual torna os ativos de renda fixa bem mais atrativos. Ao mesmo tempo, ações de determinados setores negociadas na Bolsa tendem a sofrer queda por conta dos efeitos que o aumento dos juros básicos gera na economia.

O CEO do App Renda Fixa, Francis Wagner, avalia que investir em renda fixa passou a ser um bom negócio, sobretudo em ativos atrelados ao IPCA ou ao CDI.

A justificativa, segundo o especialista, é que o cenário econômico brasileiro ainda não mostra sinais de melhora. O mercado espera novas altas e dificilmente o Copom iniciará um movimento de baixa até o final do ano.

Outra questão levantada por Wagner, é que independentemente do perfil do investidor — conservador, moderado ou arrojado — é sempre importante ter ativos de renda fixa no portfólio, pois ela é a parte defensiva da carteira.

O que pode variar entre cada perfil são os percentuais alocados em cada um. “Considerando um perfil conservador, pode ser interessante investir uns 90% em renda fixa, sobretudo em ativos protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como CDBs, LCIs e LCAs. Os outros 10% poderiam ser investidos em ações. Para um perfil mais moderado, pode ser mais interessante investir entre 70% e 80% em renda fixa e o restante em ações. Já para o arrojado, alocar 60% em renda fixa e 40% em renda variável é uma alternativa viável”, aconselha.

Segundo Wagner, os produtos de renda fixa mais vantajosos no curto prazo, considerando o cenário atual, são os títulos inflacionários, ou seja, aqueles indexados ao IPCA ou IGPM, por exemplo.

Leia mais  BC deve manter Selic em 13,75% e preparar o terreno para um corte de juros, afirma economista

Atualmente é possível encontrar títulos como o CDB pagando IPCA+7% para um prazo de um ano, o que significa 7% de juros reais. Outra possibilidade de curto prazo e que funciona muito bem para o médio prazo, tendo em vista o movimento de alta da taxa básica de juros são os títulos indexados ao CDI.

É possível encontrar uma vasta gama desse tipo de ativo no mercado pagando entre 100% do CDI e 128% a depender do prazo de vencimento.

Já no longo prazo, considerando investimentos com prazos acima de 5 anos, a diversificação de ativos acaba sendo mais adequada. Nesse caso, é importante conciliar uma cesta de investimentos compostos por ativos de diferentes prazos de vencimento, diferentes índices de remuneração e diferentes classes de ativos. Um exemplo seria montar uma carteira composta por renda fixa, ações e alguns fundos imobiliários, sempre alinhados ao perfil de risco de cada investidor”, explica o CEO do App Renda Fixa.

Varejo e Construção Civil

Fabrício Gonçalvez, sócio-fundador da gestora de fundos Box Asset, não tem dúvida de que a alta dos juros básicos favorece os investimentos de renda fixa.

Leia mais  Alta da Selic: FIIs seguem como ótima opção de investimento em 2022, diz Vectis Gestão

Eles ficam mais atrativos por pagarem prêmios (retornos) melhores. Gonçalvez cita como exemplos de boas rentabilidades os CDBs e também letras do tesouro, sejam pré ou pós-fixados.

No entanto, quando o assunto é renda variável, ações de empresas do setor de varejo como Magazine Luiza, Via Varejo ou Renner, e também do ramo de construção civil, como Cyrella, MRV, entre outras, serão seriamente afetadas por essa nova alta da Selic.

O varejo, que é um segmento de consumo, sofrerá o impacto da decisão dos consumidores de cortarem a compra de produtos considerados supérfluos ou não tão necessários para o momento. Depois vem o setor a construção civil, que é um ramo que toma muitos empréstimos. Então, as construtoras passarão a tomar crédito mais caro”, avalia.

O especialista da Box Asset reforça que pode haver depreciação do Ibovespa, devido ao peso que o varejo tem na composição do índice.

Mas nem todos os papéis negociados em Bolsa vão sofrer com a decisão do Copom. Gonzalez explica que há setores cujas empresas obtém bons resultados em momentos de adversidade e alta inflacionária como o que vivemos. Ações de companhias do setor de commodities como Petrobras e Vale, são exemplos.

Bancos também porque eles conseguem repassar a seus clientes finais todas essas taxas, assim como concessionárias de energia elétrica ou de rodovias, que conseguem, da mesma forma que as instituições financeiras, repassar aos consumidores o custo adicional gerado pela alta da inflação e dos juros”.

Movimento inverso

O analista de investimentos da Top Gain, Sidney Lima, em concordância com os especialistas da Box Asset e do App Renda Fixa, prevê um movimento inverso ao que vinha acontecendo até meados de 2021 no mercado financeiro.

Leia mais  Onde investir este ano: foco no longo prazo na renda fixa e variável

Entre agosto de 2020 e fevereiro do ano passado, a Selic se encontrava em 2% ao ano, o menor de sua história. Isso fez muita gente migrar da poupança, CDBs e outros títulos de renda fixa para a renda variável. Movimento este que especialistas acreditavam ser irreversível e parte de uma forte mudança na cultura de investimentos do brasileiro.

Mas a crise econômica e sanitária associada à alta da inflação mudou essa trajetória. “Com a renda fixa mais rentável, vários investidores se sentem tendenciosos à migrar uma maior parcela de seus recursos para esse tipo de investimento, considerando a relação risco x retorno que começa e beneficiar a renda fixa”, comenta.

A decisão de aumentar a taxa de juros como forma de combater a inflação não é exclusividade do Banco Central brasileiro. O FED (Federal Reserve), dos Estados Unidos, também vem adotando a mesma estratégia, obviamente que a patamares bem menores. Até o final do ano, estima-se que os juros básicos na maior economia do mundo cheguem a 1,87% até o final do ano.

Jerome Powell, responsável pelo FED, tem demonstrado bastante preocupação com a escalada de preços por lá. Especialmente por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia que tem afetado diretamente as cotações do barril de petróleo, de alimentos e de commodities”, explica o analista da Top Gain.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Setor de pagamentos vai propor um novo crediário

Márcia Alves

B3: produtos ligados a juros batem recorde em 2023

Guia do Investidor

Número de investidores em renda fixa alcança 17 milhões em 2023 na B3

Guia do Investidor

Debêntures indexadas têm a maior rentabilidade de janeiro

Guia do Investidor

Deixe seu comentário