Continua após o anúncio
A Pague Menos (PGMN3) tomou uma decisão significativa na última segunda-feira (4), ao aprovar o início do processo de transição para a posição de diretor presidente da companhia. O escolhido para suceder Mário Queirós, que ocupou o cargo por 8 anos, é Jonas Marques. A transição terá início em 4 de janeiro de 2024 e será concluída em 4 de abril do mesmo ano.
A notícia foi bem recebida pelo mercado, com os ativos da Pague Menos registrando um aumento de 5,67%, chegando a R$ 3,54. A equipe de pesquisa do Bradesco BBI avaliou o anúncio como positivo, destacando que essa mudança representa a continuação do processo de profissionalização da empresa, que teve início antes de seu IPO em 2021.
Segundo o Bradesco BBI, a escolha de Jonas Marques como novo CEO é vista como adequada para liderar um novo ciclo focado na rentabilidade e no atendimento ao cliente. Marques também possui um profundo conhecimento do setor farmacêutico, o que o torna uma escolha sólida para a liderança da empresa. Além disso, ele contará com o apoio de Mário Queirós, o atual CEO, que permanecerá como membro do Conselho.
O foco de curto prazo da Pague Menos continua o mesmo, com ênfase em desbloquear sinergias da Extrafarma e reduzir sua atual alavancagem financeira, como apontado pelo Bradesco BBI.
Por outro lado, o JPMorgan observou que a mudança na liderança não é surpreendente, considerando as tendências operacionais desafiadoras, a alta alavancagem e a complexa reestruturação das operações da Extrafarma, que têm limitado os planos de crescimento e expansão da empresa. Embora a profissionalização da gestão seja vista como positiva, o JPMorgan acredita que, no cenário atual, a mudança de liderança pode impactar negativamente as ações da empresa.
Em termos de recomendações, o JPMorgan optou por manter uma classificação neutra, levando em consideração fatores como valuation (com um potencial de valorização de 19% em relação ao preço-alvo de R$ 4,00), alta alavancagem (com uma relação Dívida Líquida/Ebitda de 3,1x para 2023) e risco de execução relacionado à expansão da margem Ebitda (de 4,1% em 2023 para 5,4% em 2026), conforme mencionado pelo Bradesco BBI.
A transição na presidência da Pague Menos é um marco importante para a empresa e será acompanhada de perto pelos investidores. O mercado estará atento às ações que serão tomadas sob a liderança de Jonas Marques e como a empresa planeja enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades em seu setor altamente competitivo.
Você quer começar a investir na bolsa de valores?
Você possui o desejo de começar sua carreira como investidor? Apesar de parecer complicado, se tornar um “frequentador” da bolsa de valores é mais fácil do que você imagina!
Aqui no Guia do Investidor, nós oferecemos uma ampla seleção de análises, recomendações e indicações de preços-alvo para as principais ações e ativos da bolsa de valores brasileira para você começar a entender todos os caminhos que separam você dos grandes lucros! Nossa equipe de especialistas está sempre atenta ao mercado, identificando as melhores opções e recomendações para você ampliar e diversificar sua carteira.
Se você não sabe por onde começar, pode seguir as 5 dicas que selecionamos para você dar seus primeiros passos na bolsa de valores:
Entendemos que cada investidor tem suas próprias metas e tolerância ao risco. Por isso, oferecemos uma variedade de recomendações que se enquadram em diferentes perfis e objetivos. Seja você um investidor conservador, moderado ou agressivo, encontrará em nosso site análises detalhadas e recomendações fundamentadas para auxiliar em suas decisões de investimento.
Além disso, sabemos que o mercado financeiro é dinâmico e as oportunidades podem surgir a qualquer momento. Por isso, atualizamos constantemente nossas recomendações para que você possa aproveitar as melhores oportunidades assim que elas aparecem.
Para conferir as últimas análises e recomendações do mercado, basta clicar aqui.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.