Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Comitê avaliará indicação para presidência da Petrobras (PETR4) na sexta-feira

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Petrobras (PETR4) recebeu os relatórios necessários para analisar a indicação de Caio Mário Paes de Andrade à presidência da estatal. Isto é, de acordo com as regras de governança da companhia e a legislação.

Assim sendo, em nota, a companhia informou que o Comitê de Elegibilidade (Celeg) marcou reunião para a próxima sexta-feira (24) à tarde. Isto é, para tratar da indicação do novo presidente da estatal.

Assim sendo, Paes de Andrade é atualmente secretário de Desburocratização do Ministério da Economia.

Partido de Bolsonaro propõe CPI contra Petrobras (PETR4) e começa a colher assinaturas

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), protocolou um pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras (PETR4) .

Assim sendo, o grupo apuraria “supostas irregularidades no processo de definição de preços dos combustíveis e derivados de petróleo no mercado interno”.

Leia mais  Doeu no bolso: Reajuste em derivados de Petróleo leva Gasolina a R$ 7,84

Desse modo, o pedido consta no sistema interno da Câmara, mas para que a proposta comece de fato a tramitar é necessário o apoio de 171 deputados.

Até a publicação desta nota, 42 já tinham subscrito o requerimento.

Nesse sentido, caso as assinaturas sejam atingidas, depende do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidir se há “justa causa” para a investigação.

Mais detalhes sobre

Ademais, o requerimento diz que “o país assiste estupefato à escalada sem precedentes dos preços dos combustíveis. Isto é,, o que tem impacto direto sobre a inflação, e, naturalmente, gera prejuízos à população” enquanto “observa-se o aumento expressivo dos resultados da principal empresa atuante neste mercado”.

Dessa maneira, o pedido de investigação ignora que o governo é o principal acionista e controlador da estatal.

Além disso, não cita o Executivo nenhuma vez. Ou seja, buscando jogar para a empresa e sua diretoria a culpa pelo alto custo dos combustíveis e dizendo que “alguns aspectos decorrentes da execução da política de preços praticada pela empresa também causam estranheza”.

Leia mais  Petrobras deve reduzir dividendos para investir em transição energética

Abaixo estão cinco objetivos na investigação:

1) apurar a “conduta da diretoria e do conselho da Petrobras em relação à motivação de suas deliberações na definição da política de preços dos combustíveis;

2) a instituição do modelo de gestão da estatal;

3) os motivos do endividamento da companhia e gerenciamento do passivo;

4) o impacto da concessão de benefícios corporativos sobre os preços praticados;

5) o modelo tributário incidente nos combustíveis e demais produtos derivados do petróleo e os efeitos decorrentes da sonegação fiscal nos preços praticados. Ou seja, avaliando a possível inobservância dos requisitos de modicidade e primazia do interesse público nacional.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Petrobras (PETR4): Cade aprova acordo da empresa com a CNOOC para cessão de 5% no Campo de Búzios
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras é um transatlântico à deriva, diz Estadão

Paola Rocha Schwartz

Petrobras: Gasolina com maior defasagem do ano chega a 21%

Paola Rocha Schwartz

Bolsa abre em oscilação e queda, PRIO3, PETR4 e VALE3 em alta

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia em queda com influência dos Estados Unidos

Paola Rocha Schwartz

Petrobras tem gasolina 15% mais barata que refinarias privadas

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário