Como abrir uma empresa: guia básico

Como abrir uma empresa: guia básico

13 de julho de 2019 0 Por Diego Dias

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Oportunidades de negócio surgem a todo momento, e ficamos seduzidos e seguir a carreira como empresário. Porém como fazer para abrir uma empresa? Saiba tudo a seguir!

Ante as boas expectativas e perspectivas de melhor no cenário político e econômico nacional, pode ser um bom momento para investir. Porém, para que se comece com o pé direito, é importante obter o máximo de formalidade.

Além disso, é importante que se defina muito bem o segmento que irá atuar, realizando análise de mercado. Para daí sim abrir uma empresa, organizando para que ela esteja dentro da lei.

Passo a passo para abrir uma empresa

Ainda que abrir empresa simples não seja assim tão fácil no Brasil, é importante que ela atenda a todos os requisitos legais. Depois de definir o ramo de atuação, procure por um contador, exceto se você pretender começar por meio de um MEI.

O MEI, ou Microempreendedor Individual não tem necessidade de contador, e pode abrir empresa online. Isto porque a guia de arrecadação dos impostos é única, e pode ser obtida diretamente no Portal do MEI.

Após definir o enquadramento legal, optando por qualquer um superior ao MEI, você deverá elaborar um contrato social. Posto ser nesse documento que constarão os sócios, suas cotas, assim como a atividade da empresa.

Munido do contrato social, você deverá se dirigir até a junta comercial do seu estado. Após o obter o contrato social registrado pela junta comercial, é que sua empresa irá existir de fato. Para obter esse registro irão lhe solicitar:

  • Preenchimento de requerimento padrão obtido na própria junta comercial
  • Contrato social
  • Cópia dos documentos dos sócios (RG e CPF)
  • Certifica de situação cadastral do CNPJ
  • Recolhimento das custas para registro

Após o contrato social registrado será o momento de obter o alvará de funcionamento junto à prefeitura do seu município. Depois, caso sua empresa exerça, por exemplo, atividade comercial, deverá obter a inscrição estadual.

Por fim, e também burocrático, deverá solicitar ao corpo de bombeiros que compareça ao local para vistoria. Isto porque sua empresa deve atender às normas de segurança, para que se evite a ocorrência de acidentes.

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