Guia do Investidor
petr4
Guias

Como Comprar Ações da Petrobras (PETR4); Confira

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Em 2020 houve uma grande leva de entrada de investidores PFs (Pessoas físicas), com isso veio as dúvidas dos investidores iniciantes sobre como comprar ações, por exemplo Petrobras (PETR4), Ambev e entre outras ações.

Entretanto em 2021 continuou a aumentar o número de pessoas físicas e a bolsa de valores brasileira (B3) já atingiu a marca de 3,5 milhões de investidores. Dessa forma, as dúvidas sobre investimentos surgem, de até como comprar ações da Petrobras, como outras mais elaboradas.

Por isso, vamos tirar sua dúvida sobre como comprar ações.

Confira o guia completo abaixo de como comprar ações Petrobras!

Como comprar ações da Petrobras?

Antes de tudo é analisar a empresa, nesse guia estamos levando em consideração as ações da Petrobras que é a maior petrolífera do Brasil. Alguns investidores optam por analisar aqueles gráficos todos malucos cheios de cores e linhas, outros já nem olham para isso e olham apenas os resultados das empresas.

Então o primeiro passo para você é saber como analisar uma ação, se vai ser por meio de gráfico ou por meio de fundamentos e resultado, clique aqui e confira uma matéria completa sobre como analisar uma ação.

Vamos considerar que tenha analisado a ação da Petrobras, e agora está apenas perguntando como comprar ações.

Entretanto, ao analisar as ações da Petrobras você já deve ter notado que tem duas ações diferentes, com o código PETR3 e o PETR4 e deve ter se perguntado o que é isso, vou te explicar logo abaixo.

  • A PETR3 é um exemplo de ação ordinária (ON) e os acionistas que a possuem ganhar direito de voto nas assembleias. Porém, elas recebem um menor percentual de dividendos.
  • Já a PETR4 é uma ação preferencial (PN) e muitos investidores a adquirirem porque possuem uma participação maior para receber dividendos.
Leia mais  Com ameaças de Arthur Lira, Petrobras apresenta novos indicados ao conselho

Além disso, é interessante ressaltar que, se a Petrobras caso venha decretar falência, os donos dessas ações terão preferência quando forem receber compensações.

A ações PETR4 possui, normalmente, uma liquidez maior se comparada às ações ordinárias. Com isso, pequenos investidores costumam escolher essa alternativa devido à sua facilidade de venda, caso haja necessidade. As ações da Petrobras são negociadas exclusivamente pela bolsa de valores brasileira, que é a B3, ela exige a intermediação de uma corretora.

Portanto, é obrigatório ter uma conta nesse tipo de empresa financeira para poder transacionar os papéis da petrolífera.

Abrir conta na corretora

O primeiro passo é entender o que é uma corretora de valores, é uma instituição especializada em investimentos, sendo seu principal objetivo servir como intermediária.

Na corretora, você abre sua conta da mesma forma que faz nos bancos, porém com finalidades bem diferentes.

Entretanto, as corretoras não oferecem produtos como cartões de crédito, financiamentos e empréstimos, entre outros, mas opções para você investir e fazer seu dinheiro render.

Em uma corretora de valores, você vai encontrar muitas opções de investimento, como comprar ações na bolsa de valores, títulos públicos do governo federal, CDBs, LCIs, LCAs, debêntures e fundo, entre outros.

Entretanto você deve-se perguntar se há diferença de corretoras, como acontece em bancos. Dessa maneira, uma corretora pode oferecer tipos de investimentos diferentes, por exemplo como CDBs de diversos bancos, desde os maiores até aqueles considerado menores no mercado.

Leia mais  Mercado oscila: Petrobras e B3 sobem, enquanto JBS desaba 6,07%

Em resumo, cada corretora de valores oferece serviços diferentes de investimentos. Alguns serviços podem não te agradar, como taxas de custodia, facilidade para fazer investimento, qualidade do atendimento, incidência de erros na plataforma e entre outras.

Portanto, confira a matéria completa sobre as melhores corretoras de investimentos em 2021, clicando aqui. Com isso, depois de escolher qual corretora é a melhor para comprar ações, você vai precisar fazer o cadastro.

como comprar ações da Petrobras
Preencher todas as informações, como: Nome completo, CPF, e-mail e logo abaixo fazer a confirmação de e-mail. E por último inserir a senha com alguns pré-requisitos.

Logo em seguida, quando estiver logado precisará encontrar as informações da sua conta, como dito anteriormente, é uma espécie de um banco, portanto contém dados para fazer a transferência.

Entretanto, isso é possível apenas com contas da mesma titularidade, então é necessário que faça de uma conta do banco de sua propriedade para a mesma da corretora.

Acessar o home broker

Agora uma vez aberta a conta, você precisará acessar a ferramenta conhecida como Home Broker. É nessa plataforma que consegue comprar ações da Petrobras. O “Home Broker” normalmente está na tela inicial da corretora, o layout da ferramenta depende muito de corretora para corretora, mas o que você precisa atentar é a grade boleta, que é aonde você vai efetuar o investimento.

image 37
Imagem da grade boleta do home broker da Easynvest by Nubank.

Após conseguir achar a grade Boleta no home broker, você precisa inserir o código da empresa, como nesse texto estamos tratando sobre como comprar ações da Petrobras, você precisará entrar com o código da Petrobras.

No caso da Petrobras tem dois códigos, mas a título de exemplo será usado o código preferencial, que é a PETR4. Logo após, precisa inserir a quantidade. Uma coisa que ainda não te expliquei, é que a bolsa de valores brasileira (B3) trabalha com conjuntos de 100 ações, que corresponde a 1 lote de ações.

Leia mais  Petrobras lidera ganhos com alta do petróleo; Via e bancos têm quedas no pregão

Nesse sentido, você pode efetuar a compra de vários lotes (conjunto de 100un) de ações, apenas alterando as quantidades de 100 em 100 ações. Entretanto, se você percebeu o conjunto de ações, percebeu que não é um valor acessível para todos os investidores, caso queira investir um valor menor é possível.

O lote de ações é sempre em 100 unidades, mas é possível comprar ações fracionadas, apenas colocando o F ano código da empresa.

como comprar ações da Petrobras
Imagem da grade boleta do home broker da Easynvest by Nubank, com o código fracionado da Petrobras que é PETR4F.

Depois de selecionar o ativo, quantidade, conferir o valor, inserir a senha é apenas clicar em comprar, que já estará feito o investimento.

Conclusão sobre Como Comprar Ações Petrobras

Em resumo, agora você já sabe como comprar ações da Petrobras. Entretanto, não se esqueça de avaliar sempre se elas são adequadas aos seus objetivos financeiros.

Por fim, ao longo desse texto, acreditamos e confiamos que tenha aprendido como comprar ações de Petrobras. Contudo, ao comprar ações da Petrobras é uma operação que envolve custos.

Por isso, não deixe de calcular o peso das taxas antes de comprar e vender. Afinal, elas podem exercer impactos significativos em seus lucros.

Além disso, estabeleça um planejamento que permita obter ganhos satisfatórios, equilibrando os riscos e montando uma carteira de investimentos diversificada.

Lembrando que, para conseguir manter retornos consistentes com suas aplicações, é interessante que você tenha uma estratégia para seus investimentos, além de compreender os riscos e diversificar sua carteira de ações.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

A irresponsabilidade de volta à Petrobras

Fernando Américo

Mercado Oscila: alta do minério impulsiona Vale e Fusão Azul-Gol avança

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras anuncia que não vai mexer nos preços do combustível

Márcia Alves

Ibovespa abre com queda novamente e Eletrobras inicia em alta

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras é um transatlântico à deriva, diz Estadão

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário