Como investir em Ações em 2019

Como investir em Ações em 2019

18 de janeiro de 2019 3 Por Diego Dias

Se você busca uma forma inteligente e dinâmica de fazer seu capital render neste ano, talvez investir em ações pode ser a melhor opção.

Apesar do cenário político bastante conturbado neste começo de 2019, se você pretende alcançar objetivos a longo prazo, comece a pensar na possibilidade de investir em ações.

Entretanto, todo cuidado é pouco, pois a economia depende das manobras do novo presidente Jair Bolsonaro, se for investir, você deve ter bastante cuidado pelo menos no primeiro trimestre do ano.

Ainda que o presidente tenha ampla aceitação e suas reformas possam ser favoráveis ao mercado, há o risco de desaceleração da economia dos EUA, o que vem gerando preocupação. Por isso, a seguir daremos dicas de como você pode minimizar as chances de se frustrar com seus investimentos.

O que são ações

Quando se fala em comprar ações, nada mais é do que adquirir uma fração do capital social de determinada empresa. Logo o investidor então se torna sócio minoritário da empresa. Assim consequentemente dono de uma parte, e passará a ter de enfrentar todos os riscos de qualquer outro sócio.

Além disso, ao adquirir uma ação de determinada empresa, você ainda está capitalizando a empresa a qual se tornou sócio. Assim com o seu investimento, a empresa poderá investir em melhorias. Logo irá fazer com o negócio cresça cada vez mais.

Quais são os tipos de ações

Apresentado o conceito de ação, elas são divididas em dois grandes grupos, chamados de Ações Ordinárias e Ações Preferenciais. No primeiro grupo, estão as ações que permitem que o acionista opine quando alguma decisão tiver que ser tomada.

Para que você possa identificá-las é bem simples, são aquelas com a sigla da empresa seguidas do número 3. Entretanto, a opinião do acionista minoritário possui pouca influência na tomada de decisões da empresa, sendo considerados realmente os votos dos acionistas controladores, que possuem mais ações.

Já no grupo das Ações Preferenciais, os pequenos acionistas não possuem o direito de participar das decisões, entretanto são os primeiros a receber a distribuição dos lucros. E também são os primeiros a receber compensação, caso a empresa vir a falir.

Caso procure identificá-las, basta notar que sua sigla virá acompanhada do número 4.

Por que investir em ações em 2019

Para o investidor que procura investir no mercado brasileiro, apesar do cenário político-econômico parecer desfavorável.  A estabilização pode estar bem próxima. Além da bolsa nacional estar batendo recordes, espera-se ocorra um crescimento na economia com as reformas que estão por vir.

Além disso, apesar de mais seguros, os investimentos em renda fixa não serão mais tão rentáveis em 2019. Pois se está vivendo no período com Taxa Selic mais baixo da história. Por isso, investir em ações ante a toda a movimentação que está ocorrendo pode vir a ser mais lucrativo.

As ações mais vantajosas para 2019

Abaixo você confere a lista das ações que podem ser as mais promissoras, e mais rentáveis em 2019:

Apesar de enfrentar alguns desafios em suas operações internas, a empresa planeja uma grande reestruturação. E que pode vir a ser bem lucrativo, visto que as ações estão com um bom desconto, e muito provável que logo estejam em alta

Com resultados estáveis, e a possível abertura de novas lojas em 2019, a empresa ainda mantém um fluxo de caixa muito bem estruturado. Apesar da ampla concorrência, tem tudo para deslanchar neste ano

Com débitos em aproximadamente U$ 85 bilhões, a empresa está focada em sanar sua dívida. Logo para isso conta com alguns parceiros, como a Braskem. Ainda que sua privatização não venha a acontecer, ela possui ativos que podem ser negociados.

Apesar da queda em mais de 25% no ano anterior, proporcionadas pela redução do consumo em razão da crise e aumento da concorrência. Entretanto, com a recuperação da economia e possíveis reformas do governo, pode ser que valorize suas ações.

É importante que você saiba quais são as melhores corretoras do mercado e conheça opções com taxa 0

Continue seus estudos e leia o nosso próximo artigo: Existe valor mínimo para investir em ações?

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/