Guia do Investidor
perdas
Renda Fixa

Como perder dinheiro com renda fixa

Muitos investidores estão acostumados a aplicar seu na renda fixa como uma forma de criar um colchão de liquidez. Visto que em geral, além de oferecer baixos riscos esse é um tipo de investimento com liquidez diária.

No entanto, as oscilações das de podem impactar diretamente a rentabilidade da renda fixa. Prejudicando, principalmente, os investidores que possuem títulos do Tesouro mais antigos. Então, continue lendo para saber mais.

Renda fixa pode ter perdas de

A renda fixa é um dos investimentos mais seguros que temos disponível no financeiro. Contudo, ter um alto grau de segurança e estabilidade não a deixa imune às oscilações do mercado.

Principalmente quando essas oscilações impactam diretamente as taxas de juros no . Visto que quedas muito pronunciadas nessas taxas podem fazer com que a rentabilidade da renda fixa fique abaixo da .

Nesse sentido, é possível que o lucre menos do que o esperado caso venda títulos longos do tesouro direto antes do seu vencimento. Gerando uma inconsistência no planejamento financeiro de quem opta por esse tipo de investimento.

Leia mais  O que são Debêntures?

Ainda mais quando levamos em consideração que estamos vivendo um período de muita instabilidade no mercado financeiro. Em decorrência do grande impacto econômico dos últimos meses.

Qual é o risco de perder dinheiro com renda fixa?

Basicamente, a rentabilidade da renda fixa está relacionada a variação das taxas de juros. Assim, com base na decisão do em fixar os juros a 2,00% ao ano, os títulos podem desvalorizar.

Chegando inclusive a render abaixo da inflação, reduzindo significativamente o poder de compra. Principalmente nos títulos que estiverem diretamente relacionados com o CDI.

Dessa forma, é importante que os investidores busquem alternativas mais rentáveis para suas aplicações financeiras, como as Ações. Visto que os juros da renda fixa não oferecerão um bom rendimento nos próximos anos.

Assim, levando em consideração que a maior parte dos investidores possuem um perfil conservador. É importante investir um tempo estudando o mercado para encontrar opções de baixo risco e maior rentabilidade.

Por fim, a melhor opção com os juros baixos atualmente é investir na Bolsa de valores. Desde que o investidor tenha estudos e esteja preparado para os riscos envolvidos.

Avalie este post:
[Total: Média: ]

Nossas redes:

Leia mais

12,75%: como a nova Selic afeta seus investimentos?

Leonardo Bruno

Apesar dos juros altos, renda fixa requer cautela

Autor Convidado

Entenda como a alta da Selic impacta na compra de imóvel

Autor Convidado

ANBIMA revisa projeções e Selic deve chegar a 13,25% em 2022

Autor Convidado

Alta da Selic: FIIs seguem como ótima opção de investimento em 2022, diz Vectis Gestão

Autor Convidado

Como ficam seus investimentos com a Selic a 12,75% ao ano

Autor Convidado

Deixe seu comentário