Muitos investidores estão acostumados a aplicar seu dinheiro na renda fixa como uma forma de criar um colchão de liquidez. Visto que em geral, além de oferecer baixos riscos esse é um tipo de investimento com liquidez diária.
No entanto, as oscilações das taxas de juros podem impactar diretamente a rentabilidade da renda fixa. Prejudicando, principalmente, os investidores que possuem títulos do Tesouro mais antigos. Então, continue lendo para saber mais.
Renda fixa pode ter perdas de renda variável
A renda fixa é um dos investimentos mais seguros que temos disponível no mercado financeiro. Contudo, ter um alto grau de segurança e estabilidade não a deixa imune às oscilações do mercado.
Principalmente quando essas oscilações impactam diretamente as taxas de juros no Brasil. Visto que quedas muito pronunciadas nessas taxas podem fazer com que a rentabilidade da renda fixa fique abaixo da inflação.
Nesse sentido, é possível que o investidor lucre menos do que o esperado caso venda títulos longos do tesouro direto antes do seu vencimento. Gerando uma inconsistência no planejamento financeiro de quem opta por esse tipo de investimento.
Ainda mais quando levamos em consideração que estamos vivendo um período de muita instabilidade no mercado financeiro. Em decorrência do grande impacto econômico dos últimos meses.
Qual é o risco de perder dinheiro com renda fixa?
Basicamente, a rentabilidade da renda fixa está relacionada a variação das taxas de juros. Assim, com base na decisão do Banco Central em fixar os juros a 2,00% ao ano, os títulos podem desvalorizar.
Chegando inclusive a render abaixo da inflação, reduzindo significativamente o poder de compra. Principalmente nos títulos que estiverem diretamente relacionados com o CDI.
Dessa forma, é importante que os investidores busquem alternativas mais rentáveis para suas aplicações financeiras, como as Ações. Visto que os juros da renda fixa não oferecerão um bom rendimento nos próximos anos.
Assim, levando em consideração que a maior parte dos investidores possuem um perfil conservador. É importante investir um tempo estudando o mercado para encontrar opções de baixo risco e maior rentabilidade.
Por fim, a melhor opção com os juros baixos atualmente é investir na Bolsa de valores. Desde que o investidor tenha estudos e esteja preparado para os riscos envolvidos.
NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!
Nossas redes: