Como planejar bons investimentos em 2019 (invista por objetivos)

Como planejar bons investimentos em 2019 (invista por objetivos)

28 de janeiro de 2019 3 Por Diego Dias

Se você pretende ter sucesso em seus investimentos em 2019, irá precisar de um bom planejamento.

O primeiro mês do ano sempre vem acompanhado de sonhos e objetivos. A fim de conquistá-los, as pessoas veem os investimentos como um caminho menos sinuoso.

Pode até ser que a trilha dos investimentos seja bastante atrativa este ano, com toda a movimentação política. Entretanto, chegar até o fim dela, e como chegar, irá depender de um bom planejamento dos seus investimentos em 2019.

Assim, neste artigo, preparamos alguns tópicos, a fim de melhor orientá-lo em busca do seu sonho, são eles:

  • Porque investir em 2019
  • Defina seus objetivos
  • Planeje como investir seu dinheiro
  • Quais os melhores investimentos para 2019

Porque investir em 2019

Ante as mudanças no cenário político nacional, e as tais parecerem levar a economia para um caminho favorável, seja cauteloso. Isso porque acidentes de percurso podem acontecer.

Existem diversas propostas para que sejam feitas alterações fiscais bastante benéficas aos investidores. Entretanto, todas elas ainda estão no papel, e caso fique presas, poderá voltar o país a uma crise.

Por isso, é primordial que suas contas estejam em dia, e que você consiga poupar, ao mesmo tempo que investe.

O bom investidor deve ser sempre otimista, porém deve ser cauteloso e também esperar pelo pior. Ou seja, invista com consciência, mas prepare-se para emergências, com isso terá os seguintes benefícios:

  • Não contrairá dívidas
  • Conseguirá pensar no futuro
  • Atingirá maiores objetivos
  • Desenvolver seu patrimônio
  • Reduzir tempo de trabalho

Defina seus objetivos

Ser um bom investidor, significa saber definir estratégias, por isso é importante que seus objetivos estejam bem definidos. Antes de se aventurar em mercados mais variáveis, procure investimentos em 2019 com retorno garantido.

Um bom exemplo de investimentos em 2019 seguros, são os em renda fixa. Com eles você garante a rentabilidade, e poderá sacá-los a qualquer momento. Ou seja, numa eventual emergência, você poderá contar com esse dinheiro.

Sendo mais claro, com essa dica estamos lhe orientando a garantir o presente, para que possa alcançar objetivos maiores. Para exemplificar, supomos que você pretenda adquirir um imóvel. Então faça o seguinte rol de perguntas a si mesmo:

  • Qual rentabilidade eu preciso alcançar para adquirir este imóvel?
  • Quanto esse imóvel vai me render?
  • O dinheiro que seria destinado ao imóvel, eu posso acessar a qualquer momento?

Independente do seu objetivo, seja ele adquirir um imóvel, ou um carro, ou ainda se aposentar com uma idade menor. Portanto, sempre defina seu objetivo, e quais os degraus que você deverá subir para alcançá-lo. Assim, você saberá qual o melhor caminho.

Planeje como investir seu dinheiro

A lógica aqui é simples, ganhe, poupe e invista. Mas isso claro, com um excelente planejamento.

Por meio dessa lógica matemática, é primordial que você poupe mais do que gaste, e o que poupar deverá investir em 2019. Ou seja, jamais deixe seu dinheiro parado!

Economistas indicam que o valor que deve ser destinado para os investimentos é de 10% da sua renda mensal. Para isso você deve seguir alguns passos importantes:

  • Saiba que tipo de investidor você é: conservador, moderado ou agressivo, qual o seu perfil? Isso irá lhe ajudar a definir melhor o seu modelo de investimento em 2019, a fim de evitar maiores decepções
  • Trace suas metas: detalhe suas prioridades em escala, ou seja, qual a primeira e qual será a última. Assim você detém foco e não deixa que uma meta atrapalhe a outra
  • Coloque prazos: apesar de às vezes parecer distante, você deverá estipular um prazo para atingir determinada meta
  • Defina qual o valor será destinado e por quanto tempo: se o investimento inicial não foi suficiente, uma aplicação mensal pode surtir efeito
  • Estude o mercado: conhecimento nunca é demais, por isso veja vídeos, leia artigos, livros, jornais, e se mantenha atualizado
  • Considere as variáveis: como dito antes, boas propostas estão no papel, porém podem não ocorrer, por isso esteja prevenido

Quais os melhores investimentos para 2019

O melhor investimento em 2019 para você, vai depender do seu perfil de investidor. Caso seu perfil seja moderado, sugere-se investimento em renda fixa, como o Tesouro Selic, ou ainda CDB e CDI.

No caso de você se considerar um investidor moderado, uma boa opção são os Fundos Multimercado. Posto que esta modalidade de investimento diluem os riscos ao aplicar em outros recursos como ações, moedas, commodities, etc.

Já se você é um investidor agressivo, recomenda-se o investimento em ações ou ainda em fundo de ações e Bitcoin. Com uma atenção para as estatais, que com o atual cenário político, terão mais liberdade no mercado, e podem crescer.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/