Como se aposentar por conta própria e não depender da nova previdência

Como se aposentar por conta própria e não depender da nova previdência

14 de maio de 2019 0 Por Diego Dias

Melhor prevenir do que remediar, certo? Saiba como garantir você mesmo a sua aposentadoria.

Visto que mesmo com as medidas tomadas depender da nova previdência ainda sim parece algo arriscado para muitas pessoas. Logo a saída é conhecer outras opções para se aposentar. Então saiba como e não dependa do governo.

Organização

O primeiro passo é se organizar. Então se você não é uma pessoa acostumada a ser disciplinada saiba que este será um ponto importante. Afinal são poucas as pessoas que conseguem guardar regularmente seu dinheiro.

Principalmente quando se trata de um investimento de longo prazo como a aposentadoria. Contudo, é importante que tenha um controle que lhe permita saber exatamente suas receitas e suas despesas.

Assim será possível estabelecer qual o valor que você poderá se despender para investir na sua aposentadoria. Então, feito isso, avançamos para o planejamento de sua aposentadoria.

Pois bem, uma das vantagens de se aposentar por conta própria é que você tem o poder de escolha. Entretanto será preciso ter um planejamento.

Planejamento

Logo deve escolher, quando e como, pretende parar de trabalhar. Então é preciso traçar uma meta, e colocar no papel com qual idade pretende se aposentar. Assim também será com sua renda.

Então, quanto você pretende receber mensalmente quanto se aposentar? Assim tendo claro essas informações, você só precisa fazer uma correlação tempo x renda. Logo será possível saber quanto teoricamente será preciso investir mensalmente para se aposentar com a renda que deseja.

No entanto caso o valor seja muito acima do que você pode investir, ainda não é um problema. Pois o seu dinheiro deve ser investido, logo será exposto aos juros compostos. Então no longo prazo seu dinheiro terá uma valorização exponencial, e certamente chegará no seu objetivo. Mas aonde investir?

Onde investir?

Esse talvez seja, se não o maior, um dos mais importantes passos para se aposentar por conta própria. Afinal a grande maioria das pessoas irão depender do INSS, por não buscar uma outra opção. Contudo saiba quais as opções disponíveis a todos que desejam sua independência.

Previdência Privada

Está talvez seja a mais conhecida forma de aposentar sem ter que contar com a previdência pública. Então a previdência privada é um produto facilmente encontrado no mercado.

A grande vantagem é que diferente do INSS, você pode determinar junto a instituição quando irá fazer o regaste do dinheiro.

No entanto a desvantagem é que esse tipo de aplicação não possui cobertura do FGC- fundo garantidor de crédito. Logo se a instituição responsável falir, você perder todo o capital investido.

Tesouro Direto Selic

Se você já possui um certa disciplina o Tesouro Selic pode ser uma ótima opção, sendo mais rentável que a própria Previdência Privada. Afinal, diferente da primeira opção, na Selic não existe taxa de carregamento e administração.

E não conta com carência, logo com sua liquidez diária você pode resgatar seu dinheiro quando quiser.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Outra opção são os CDBs, eles são oferecidos por instituições bancárias, para captação de capital para suas próprias operações internas. Assim como Selic é uma boa opção por não possuir altas taxas. Logo é uma aplicação para quem tem um objetivo de curto prazo. No entanto caso você já está próximo da sua aposentadoria.

Concluindo, todas as opções podem tanto complementar ou até substituir o benefício do INSS. Então lembre-se sempre de buscar a opção mais rentável e que possua poucas taxas.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/