Guia do Investidor
TC Como uma empresa entra para a Bolsa de Valores
Guias

Como uma empresa entra para a Bolsa de Valores?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Criar sua empresa não é algo complicado, pensando no lado jurídico e burocrático, mas seguir com o projeto e realmente transformá-la em um negócio lucrativo já se mostra mais complexo.

Estar entre as ações da B3 listadas na Bovespa é um sinal que o projeto está caminhando e que se trata de uma grande companhia, mas você saberia dizer o que é preciso para estar entre as empresas da Bolsa de Valores brasileira?

O início do processo

Para uma pessoa jurídica estar listada na B3, inicialmente, é preciso protocolar um registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é o órgão responsável por regular e fiscalizar o mercado de capitais brasileiro. Juntamente com a protocolização no órgão, o responsável pela empresa precisa solicitar a listagem na B3.

Leia mais  NY recupera-se após queda forte por CPI

Claro que antes de todo esse processo, o negócio já precisa estar devidamente de acordo com a legislação brasileira, tendo seu CNPJ ativo, mas não entraremos nas questões que envolvam a abertura de uma empresa.

A abertura do capital

Passando pelos trâmites anteriores e tendo as devidas aprovações, a companhia, que agora será uma Sociedade Anônima, poderá começar seu IPO – a sigla se refere a “Initial Public Offering”, que em tradução livre significa “Oferta Pública Inicial”.

Esse processo corresponde ao evento que dá início à abertura do capital e à própria distribuição de suas ações na Bolsa de Valores. Passando por essa inicialização, a companhia estará entre as empresas listadas na B3.

Quais os benefícios?

Além de ser uma possível comprovação que a companhia está no caminho certo, já que poucas empresas conseguem chegar à Bovespa, o processo de inicialização na Bolsa de Valores possibilita diversos benefícios.

Entre as principais vantagens, certamente está o aumento de recursos financeiros, que podem ser utilizados para diversas situações, desde compra de outras empresas até quitação de dívidas anteriores.

Leia mais  Ibovespa cai levemente, pressionado por Vale e Petrobras

A empresa, possuindo seu capital aberto, tem a facilidade de negociação de suas ações, o que atraem diversos novos investidores e conforme seguir o mercado, maior quantia valerá.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Novo Ibovespa: B3 divulga nova prévia com entrada de Vamos (VAMO3) e Petrorecôncavo (RECV3)
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Gringos sacam R$ 4,63 bi na bolsa de valores brasileira

Márcia Alves

Segunda prévia da carteira do Ibovespa B3 tem 87 ativos

Guia do Investidor

Crise na Bolsa de Valores? Um alerta para a economia brasileira

Autor Convidado

O que acontece com uma nova bolsa de valores no Brasil?

Guia do Investidor

Insider? Investidor desembolsa 1,7 milhão de reais em CALL da Petrobrás

Guia do Investidor

Ministro critica “lucro exorbitante” da Petrobras e nega interferência

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário