Guia do Investidor
cartao virtual nubank
Avaliação de Cartões de Crédito

Como usar o cartão virtual do Nubank? Tutorial completo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Aqui no Guia do Investidor, já comentamos sobre como os bancos digitais se popularizaram e mudaram o que se entende por banco. O Nubank foi um dos primeiros a tomar espaço e a influenciar o surgimento de outros, fazendo com que esse mercado crescesse.

Vemos falar muito desse banco, principalmente na Internet, onde é seu maior foco. Há um investimento muito grande por parte deles em estratégias de marketing, principalmente para atrair o publico jovem. Entre essas, a contratação da cantora Anitta para o time e o forte uso do Twitter, onde publicam memes e usam a linguagem dos jovens.

Tweet do perfil oficial do Nubank usando um meme

Assim, é dentro desse cenário moderno e atrativo para o público jovem que o Nubank criou o cartão virtual. Claro, o ideal é todos terem acesso, mas quem mais aderiria novidades tecnológicas primeiro, se não a geração dos jovens adultos?

Dessa forma, os dados refletem isso, pois considerando o recorte por idade, a geração Y (entre 23 e 41 anos) segue tendo maior representatividade no uso da tecnologia — 50% das transações utilizando cartão virtual são feitas por pessoas desta faixa etária, seguidos da geração X (42 a 57 anos), com 27%, Z (12 a 22 anos) com 13%, e os babyboomers (acima de 58 anos), com 10%.

Índice de conteúdo

O que é o cartão virtual?

O cartão de crédito virtual do Nubank é uma nova tecnologia para meio de pagamentos, propondo comodidade e segurança extra. Você só precisa solicitar no aplicativo e ele ficará disponível direto no seu celular. Com ele, você não precisa de um cartão físico para ficar checando número por número quando for fazer uma compra na internet, basta cadastrar ele nos sites e pronto.

Além disso, você pode adicionar a sua carteira digital – como a Google Pay e a Apple Pay – e fazer compras utilizando o pagamento por aproximação direto do seu celular.

Isso acaba gerando muita praticidade, pois estamos sempre com o celular na mão. Então, nos poupa de andar com os cartões físicos na carteira, reduzindo os riscos de perda e roubo. E, caso ocorra algum problema com o cartão físico, o cartão virtual vai continuar funcionando.

Logo, as compras se tornam mais rápidas e sua vida também. Imagina, sair apenas com o seu celular de casa e ainda poder gastar normal? É uma ótima proposta.

Como ter meu cartão virtual?

Para ter seu cartão virtual do Nubank em mãos, basta ser aprovado para o cartão de crédito. Quando criamos a conta no banco roxo, podemos solicitar essa função e a de débito e então um cartão físico nos será mandado. Então, após 4 dias dessa aprovação de crédito, podemos ir no aplicativo e gerar o cartão virtual. Para quem utiliza somente débito, o cartão virtual é gerado na hora.

Mas fique tranquilo, pois o aplicativo avisa para você quando o cartão virtual estiver disponível.

Quais as outras diferenças?

Além de entregar mais praticidade ao cliente, há uma outra diferença entre os cartões virtuais e físicos: o número, a validade e o código de segurança. No mais, esses cartões compartilham do mesmo limite e da mesma fatura. Isso acaba sendo interessante pois permite um controle de finanças mais acessível.

Ainda, é um cartão internacional. Ou seja, você pode comprar em qualquer site do mundo ou usar em qualquer lugar do mundo. É uma ótima alternativa para quem curte um e-commerce, principalmente com a ascensão de sites como Shopee e Shein entre os jovens.

Agora, se ocorrer algum problema com o seu cartão virtual, você simplesmente pode deletar ou bloquear ele e gerar outro. Com isso, novamente temos a questão da segurança e praticidade em evidência, pois se ele foi usado em algum site suspeito ou teve as informações roubadas, basta acessar o aplicativo e excluir.

Isso poupa todo aquele processo burocrático de precisar ligar para sua agência bancária e passar longos minutos no telefone solicitando o cancelamento do seu cartão. Bastam alguns cliques e pronto.

Depois, você só gera outro novamente, sem pagar nada, e pode voltar a comprar a vontade! E se quiser, pode também ter mais de um ao mesmo tempo. Pode ser mais seguro comprar em sites diferentes com cartões diferentes, pensando se ocorrer algum vazamento de dados.

Como usar o meu cartão virtual?

Agora, o Guia do Investidor irá te passar um tutorial completo de como usar esse cartão, para que não restem mais dúvidas!

Fazendo a ativação

O primeiro passo é você abrir o aplicativo do Nubank. Como você pode ver na imagem abaixo, já na tela inicial do aplicativo teremos a sessão “Meus cartões”.

No description available.

Assim que você clicar em “Meus cartões”, será direcionado para outra página, que mostra os cartões que você possui, sejam físicos ou virtuais. Caso você ainda não tenha um cartão virtual, aparecerá direto uma mensagem para você criar o seu.

No description available.

Clicando para criar, aparecerá um card com as funções do cartão, com um breve resumo dos benefícios seguido de outro botão de “Criar cartão virtual” para você clicar.

No description available.

O próximo passo é você dar um nome ao seu cartão virtual. Isso serve para que você possa se organizar e tenha mais controle, principalmente caso possua mais de um cartão. Mas escolha bem, por que você não poderá mudar esse nome depois!

No description available.

Ao escolher um nome, você clica novamente em mais um botão de “Criar cartão virtual” e segue para outra página, a qual pede a senha de 4 dígitos do seu cartão, criada por você ao baixar o app do Nubank.

No description available.

Depois de digitar a senha, surge uma mensagem de que seu cartão está sendo criado.

No description available.

O processo é muito rápido e dura menos de 30 segundos. Assim que a barra de carregamento fica completa, surge uma mensagem final, confirmando a criação do seu cartão.

No description available.

Com a ativação do cartão, você pode acessá-lo e começar a usar.

Acessando meu cartão virtual

Se você clicar em “Acessar cartão virtual” assim que ele é ativado, basta você colocar a senha novamente que será direcionado às informações do seu cartão. Você terá acesso ao número, à data de validade e ao Código de Segurança, bem como à bandeira e funções.

No description available.

Na imagem acima, podemos ver a disposição dos dados e a presença do botão de bloquear. Entraremos nele adiante, mas primeiramente, veremos dentro do botão “Configurar”

No description available.

Dentro da sessão de configuração do cartão, temos acesso a essas 3 funções acima: excluir, adicionar ao Apple Pay (ou Google Pay, caso seu celular seja do sistema operacional Android) e adicionar ao WhatsApp Pay.

Ao clicar em excluir, surge uma mensagem dizendo que “você poderá criar um novo cartão virtual em segundos, só lembre de atualizar os cadastros em sites e apps onde este cartão estava sendo usado.”, deixando claro a segurança e facilidade do cartão virtual.

Já, ao clicar em “Adicionar ao Apple/Google Pay”, aparecerá uma tela para você selecionar qual cartão quer adicionar, caso tenha mais de um, e será redirecionado ao aplicativo após digitar a senha.

Após alguns segundos, você deve aceitar os termos e condições do aplicativo para então adicionar seu cartão na carteira virtual.

No description available.
Imagem de como fica o seu cartão virtual no app Wallet, do iPhone.

Para o WhatsApp Pay, segue o mesmo processo e a mesma rapidez.

Bloqueando meu cartão virtual

Ao clicar em Bloquear, surge uma mensagem questionando se “você quer bloquear temporariamente seu cartão”, reforçando que “enquanto estiver bloqueado seu cartão não aprovará nenhuma compra nova”. Então, basta decidir se realmente quer bloquear ou sair dessa mensagem.

Essa é uma função muito interessante, pois diferentemente dos cartões normais, você pode deixá-lo inativo pelo tempo que quiser. Por exemplo, se você suspeita que algum dado seu vazou, você pode bloquear até ter a certeza de que algo aconteceu. Caso não, basta você clicar no mesmo local para desbloquear.

Isso mostra muita inovação, pois nos cartões de créditos das agências bancárias usuais, existe todo um processo de bloqueio e mais um processo para desbloqueio, e que normalmente conta com um prazo. Se o prazo não for atendido, você pode perder seu cartão definitivamente.

Com isso, conseguimos compreender bem a diferença de excluir e bloquear um cartão virtual no aplicativo do Nubank.

Comprando com meu cartão virtual

Ao fazer uma compra online, você pode adicionar seu cartão nos aplicativos ou sites de compra como um cartão físico comum, mas com o diferencial de poder copiar e colar os números. Além disso, alguns sites podem ter a opção e direcionar você diretamente ao Apple ou Google Pay, poupando desse trabalho manual.

Agora, se você for fazer uma compra presencialmente e esqueceu sua carteira, fique tranquilo. Basta abrir sua carteira virtual e fazer o pagamento por aproximação. Parece estranho, mas é só você aproximar seu celular da maquininha de cartão, usar o método de desbloqueio dele (facial, por digital ou senha) e está pago.

Criando mais de um cartão virtual

Como dito anteriormente, você pode ter mais de um cartão virtual, tudo gratuitamente e com a mesma facilidade que teve na primeira vez.

Para fazer isso, é só seguir o processo inicial de abrir o app e ir em “Meus cartões”.

No description available.

Lá, agora terá seu cartão virtual já criado e com o nome que você deu, e logo em seguida a opção de criar outro abaixo. Clicando, o processo é o mesmo da primeira vez: você dá um nome, coloca sua senha e pronto! Mais um para você. Por isso também que existe a necessidade de diferenciar todos com um nome.

Vantagens e Desvantagens

Agora, reforçaremos a vocês as vantagens do cartão virtual Nubank e apresentaremos algumas desvantagens do método, para que você possa decidir se quer aderir ou não a esse novo tipo de pagamento.

Vantagens

Desvantagens

  • Funciona como um segundo cartão
  • Pode ser desbloqueado 4 dias após o cadastro
  • É gerado rapidamente no app, sem burocracias e em poucos segundos
  • Não é descartável
  • Pode continuar usando mesmo se houver problemas com o cartão fisico
  • Facilidade para bloquear e desbloquear
  • Mais seguro, ajuda a evitar fraudes na internet
  • É gratuito
  • Taxa de R$6,50 para saque (como o cartão físico)
  • Necessidade de um celular com sistema operacional que comporte o aplicativo
  • Necessidade de internet
  • Se sair de casa sem carteira e sua bateria acabar, não poderá fazer compras
  • Em caso de roubo de celular, seu cartão entra em risco também

Mas convenhamos que as vantagens são muito mais atraentes que as desvantagens, não é? Até porque hoje, a maioria da população já tem acesso a um celular e internet, então acaba sendo uma solução que facilita muito a vida. Por isso, o público mais atraído pelo marketing primeiramente são os jovens adultos, esses disseminam e ensinam para os mais velhos e para os mais novos, que então, passarão a aderir.

Concluindo…

O cartão virtual Nubank se mostra revolucionário. Além de todas as vantagens (e desvantagens) citadas, que buscam facilitar seu dia a dia, podemos citar também que usar o cartão virtual auxilia na redução do uso de plástico para criação de cartões físicos, sendo uma alternativa que também traz um pouco de ecologia.

Assim, esperamos que esse tutorial tenha sido útil para você e tenha cessado todas as suas dúvidas sobre essa tecnologia.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Quais bancos digitais rendem mais que poupança?

Leia mais

Cartão de crédito é o principal motivo entre os inadimplentes

Guia do Investidor

DUCZ Cartão: O que é? Como fazer o cadastro?

Lara Donnola

Nubank (ROXO34) registra lucro de US$ 395,8 Milhões no 4º Trimestre

Mateus Sousa

Nubank registra lucro recorde de US$ 395,8 milhões no 4TRI23

Guia do Investidor

Nubank lança CDB IPCA: investimento visa maior proteção contra a inflação

Mateus Sousa

Nu Selic Simples: Chegou a hora de esquecer o tesouro direto?

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário