Comprar um imóvel ou morar de aluguel? O que vale mais a pena?

Comprar um imóvel ou morar de aluguel? O que vale mais a pena?

13 de março de 2019 0 Por Diego Dias

Comprar um imóvel pode ser o sonho de muitos Brasileiro. Mas será que essa opção é realmente melhor do que a de alugar um imóvel?

Caso você pergunte aos seus pais ou aos mais velhos, com certeza a resposta será que é necessário comprar um imóvel. Apesar de muitas pessoas acreditarem que essa será sempre a melhor opção, isso pode não ser verdade.

Antigamente a compra de imóveis era considerada a melhor forma de investimento. Entretanto hoje vem sendo difundidas outras formas de opções. Logo, existe uma gama de investimentos que oferecem muito mais rentabilidade e retorno que um imóvel.

Hoje em dia não existem mais moldes ou receitas para essa escolha. Portanto é necessário realizar uma análise criteriosa e racional sobre alguns pontos. Abaixo tem mais informações para que você consiga decidir qual a melhor opção, veja.

Aluguel de imóvel

Alugar um imóvel tem sim suas vantagens. Pois um aluguel mensal costuma equivaler em média a 0,3% do valor do imóvel. Sendo assim, um valor bem baixo para morar nesse local.

Além disso, primeiro é necessário realizar a análise de quanto você tem disponível para gastar com isso. Por isso é indicado que as custas de aluguel não excedam 30% do seu salário.

Portanto, ao optar por um aluguel, você pode aplicar o dinheiro que usaria de entrada em algum investimento com bom retorno.

Além disso, provavelmente o valor do aluguel será menor do que o valor gasto em um financiamento. Sendo assim, você poderá realizar aplicações com essa diferença todos os meses.

Nesses casos, é indicado que você opte por investimentos em renda fixa, pois são consideradas de baixo risco. Por exemplo no Tesouro Direto, CDB’s ou até mesmo fundos imobiliários.

Dessa forma, ao invés de realizar o pagamento de juros todos os meses para o banco, na verdade é você quem está recebendo o juros pelo investimento.

Compra de imóvel

Comprar um imóvel pode oferecer estabilidade para quem tem um família, ou até mesmo para quem não pretende sair de onde mora. Pois para algumas pessoas um imóvel pode trazer uma sensação de segurança. Logo, não existe nada de errado nisso.

Porém é necessário lembrar, que o imóvel só será seu após o pagamento de todo o financiamento. Portanto, pode levar em média de 25 a 30 anos para essa quitação.

É necessário pesquisar vários tipos de financiamento, pois os bancos oferecem taxas diferentes dependendo do seu relacionamento.

Ter um valor de entrada alto é importante, já que isso poderá diminuir o valor da parcela e o prazo de financiamento. Da mesma forma, verifique a possibilidade de antecipar parcelas ou de usar o FGTS para liquidação de saldo devedor.

Também é necessário lembrar que pode não ser tão fácil reaver o valor que está investido no imóvel para alguma emergência. Pois será necessário vende-lo e esse processo não costuma ser rápido.

Alugar ou comprar?

A decisão de alugar ou comprar um imóvel precisa ser tomada de acordo com o perfil de cada pessoa. Portanto é difícil chegar a um veredito sobre esse assunto sem analisar tanto a parte financeira quanto as metas de vida.

As duas opções precisam de planejamento e controle. Assim, com a compra temos o fato de você estar pagando por um imóvel que certamente será seu no futuro. Precisa se preocupar apenas com o pagamento das parcelas.

Por outro, morando de aluguel e utilizando o dinheiro, você visa um futuro melhor. Onde acabará aumentando seu capital pois os rendimentos aplicados tendem a ser maiores que a valorização do imóvel.

Concluindo, caso o seu sonho seja comprar um imóvel, nesse caso não há o que se opor. Entretanto, caso seu perfil seja investidor, que está pensando mais no retorno financeiro futuro, o aluguel é a melhor opção.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/