Guia do Investidor
Free Freepik@KamranAydinov
Notícias

Confiança da Indústria cai 1,7 ponto em março, aponta FGV IBRE

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE caiu 1,7 ponto em março, para 95,0 pontos, o menor nível desde julho de 2020 (89,8 pontos). Essa foi a oitava queda seguida do índice que na métrica de médias móveis trimestrais também recuou 1,7 ponto no mês.

Após uma espetacular recuperação do choque da primeira onda de covid, quando se beneficiou da forçosa redução da demanda por serviços, a indústria segue a tendência de redução dos níveis de confiança iniciada no segundo semestre do ano passado. Chama atenção no mês o aumento do pessimismo quanto à evolução da produção e da situação geral dos negócios nos próximos meses. Concorrem para isso a perda de força da demanda interna, a alta dos juros e, em março, a reposição de estoques industriais, que andavam muito abaixo do desejável há alguns meses” comenta Aloisio Campelo Jr., economista do FGV IBRE.

O resultado de março foi influenciado por uma piora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das perspectivas para os próximos meses.

Leia mais  FGV IBRE: IGP-10 cai 0,58% em abril

O Índice Situação Atual (ISA) recuou 1,1 ponto, para 97,4 pontos, menor valor desde julho de 2020 (89,1 pontos). O Índice de Expectativas (IE) caiu 2,1 pontos para 92,8 pontos, menor patamar também desde julho de 2020 (90,5 pontos).

Entre os quesitos que integram o ISA, o pior desempenho ocorreu no indicador que mede o nível dos estoques, com queda de 5,0 pontos para 104,5 pontos. Quando este indicador está acima de 100 pontos, sinaliza que a indústria está operando com estoques insuficientes (ou aquém do desejável).

Houve, portanto, uma evolução no sentido da reposição e, consequentemente, do equilíbrio do nível médio de estoques. O indicador de demanda total recuou 2,4 pontos para 96,2 pontos e acumula perdas de 17,4 pontos nos últimos nove meses.

Dos indicadores que integram o IE, a produção prevista para os três meses seguintes foi o que mais influenciou na queda do ICI em março, ao cair 2,3 pontos para 90,3 pontos, menor nível desde abril de 2021 (86,6 pontos).

Leia mais  Preço dos itens da Páscoa sobem menos que a inflação, aponta FGV

O indicador de tendência dos negócios para os seis meses seguintes caiu pelo oitavo mês seguido, desta vez em 2,1 pontos, passando a 88,6 pontos, o menor valor desde julho de 2020.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria avançou 0,3 ponto percentual em março, para 80,2%.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Roubada: COE rende menos que Tesouro Direto, diz FGV

Márcia Alves

Confiança dos consumidores recua 2,4 pontos em janeiro

Guia do Investidor

Em queda, confiança da Indústria atinge menor nível desde agosto de 2020

Guia do Investidor

Economia fraca: FGV aponta queda de 0,6% no PIB em agosto

Guia do Investidor

Inflação pelo IPC-S sobe 0,35%, aponta FGV IBRE

Guia do Investidor

Caiu: Confiança da Indústria tem queda de 2,1 pontos em julho

Guia do Investidor

Deixe seu comentário