Guia do Investidor
shutterstock 1654481011 Easy Resize.com 1170x694 1
Notícias

Confiança do comércio avança 7,4 pontos em maio

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV IBRE) avançou 7,4 pontos em maio, ao passar de 85,9 para 93,3 pontos, maior nível desde outubro de 2021 (94,2 pontos). Em médias móveis trimestrais o indicador subiu 2,1 pontos, o terceiro resultado positivo consecutivo.

“A confiança do comércio voltou a subir em maio após dois meses em queda. A melhora ocorre tanto na avaliação dos empresários em relação ao momento atual quanto por melhores perspectivas futuras. O ISA ultrapassa os 100 pontos influenciado pela recuperação da demanda pelo terceiro mês consecutivos. Apesar da alta do IE, ela reflete apenas uma redução do pessimismo dos empresários, já que o índice permanece em patamar mais baixo. A liberação de recursos pode estar ajudando o cenário favorável do segundo trimestre, mas a continuidade para o médio prazo ainda depende de reduções da incerteza, melhora da confiança do consumidor e evolução das variáveis macroeconômicas”

Avalia Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Em maio, a alta foi disseminada em todos os seis principais segmentos da pesquisa. O resultado positivo no mês foi influenciado tanto pela melhora do Índice de Situação Atual (ISA-COM) quanto do Índice de Expectativas (IE-COM). O ISA-COM subiu 8,2 pontos, terceiro resultado positivo consecutivo, chegando a 101,1 pontos, maior valor desde agosto de 2021 (105,0 pontos). Já o IECOM avançou 6,1 pontos, atingindo 85,7 pontos.

Leia mais  A pressão da inflação da pandemia sobre as famílias mais pobres
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Roubada: COE rende menos que Tesouro Direto, diz FGV

Márcia Alves

Confiança dos consumidores recua 2,4 pontos em janeiro

Guia do Investidor

Economia fraca: FGV aponta queda de 0,6% no PIB em agosto

Guia do Investidor

Inflação pelo IPC-S sobe 0,35%, aponta FGV IBRE

Guia do Investidor

FGV IBRE: IGP-10 cai 1,10% em julho

Guia do Investidor

Confiança do Comércio sobe 6,9 pontos em junho

Guia do Investidor

Deixe seu comentário