Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Confiança do setor de serviços sobe 3,0 pontos em março, aponta FGV IBRE

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), do FGV IBRE, subiu 3,0 pontos em março, para 92,2 pontos, interrompendo a sequência de quatro meses seguidos de queda. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 1,1 ponto, chegando à quinta queda consecutiva.

Depois de quatro quedas consecutivas, a confiança de serviços voltou a subir. O resultado positivo do mês foi influenciado tanto pela melhora das expectativas quanto pela percepção de aumento no volume de serviços prestados no momento. O avanço da confiança parece estar relacionado com a melhora da pandemia, em especial nos segmentos que dependem mais da circulação de pessoas. Ainda é preciso cautela sobre os próximos meses, o cenário macroeconômico negativo e a confiança baixa dos consumidores não permitem confirmar que essa alta seja a volta do caminho de recuperação observado no ano passado. Será preciso esperar por novos resultados favoráveis”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

image 194

A queda do ICS em março foi disseminada em 9 dos 13 segmentos pesquisados. A alta do ICS foi influenciada tanto pela melhora na avaliação das empresas sobre a situação atual como pelas perspectivas para os próximos meses.

Leia mais  Confiança de serviços sobe 3,7 pontos em junho

O Índice de Situação Atual (ISA-S) avançou 4,3 pontos, para 90,9 pontos, a primeira alta no ano corrente e interrompe quatro meses seguidos de queda.

O Índice de Expectativas (IE-S) subiu 1,7 ponto, para 93,7 pontos, e também registra a primeira alta no ano corrente, após quatro quedas seguidas.

Resultado trimestral

Mesmo com a alta pontual de março, a confiança do setor de serviços em médias trimestrais, registrou queda na passagem do quarto trimestre de 2021 para o primeiro de 2022.

Esse é o segundo trimestre de queda, mas chama a atenção o espalhamento entre os principais segmentos do setor, com queda em todos nesse início de 2022. No final do ano passado, os serviços prestados às famílias continuavam em recuperação.

A queda no primeiro trimestre parece ter ligação com o aumento de casos de covid nos primeiros meses do ano, que freou a recuperação de serviços prestados às famílias, e também com a desaceleração da economia que já vinha atingindo outros setores”, completa Tobler.

Leia mais  Monitor do PIB-FGV aponta queda de 1,4% no mês de janeiro

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  FGV IBRE: IGP-10 cai 1,10% em julho
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

IPC-S atinge 0,32% na 3ª quadrissemana de abril, indica FGV

Paola Rocha Schwartz

Roubada: COE rende menos que Tesouro Direto, diz FGV

Márcia Alves

Confiança dos consumidores recua 2,4 pontos em janeiro

Guia do Investidor

Confiança de Serviços atinge menor nível desde maio deste ano

Guia do Investidor

Economia fraca: FGV aponta queda de 0,6% no PIB em agosto

Guia do Investidor

Inflação pelo IPC-S sobe 0,35%, aponta FGV IBRE

Guia do Investidor

Deixe seu comentário