Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Confira 5 dicas para comprar um imóvel na planta

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Quase metade da população brasileira sonha em adquirir um imóvel próprio. No entanto, por se tratar de uma compra tão importante, é natural que apareçam inúmeras dúvidas.

Um dos questionamentos mais comuns é se vale a pena comprar um imóvel já pronto, mesmo que precise de algum tipo de reforma, ou se compensa comprar apartamento na planta e personalizar todos os detalhes de acordo com o gosto do proprietário, por exemplo.

Adquirir um imóvel ainda em fase de projeto pode significar inúmeras vantagens. Por outro lado, pelo fato de ainda não estar finalizado, é importante adotar alguns cuidados antes de decidir pela compra.

Pensando nisso, a Bild Desenvolvimento Imobiliário separou cinco dicas para ajudar você a realizar o sonho da casa própria. Veja!

Conheça o projeto

O consumidor precisa estudar o projeto apresentado pela construtora e entender, por exemplo, quais serão os materiais utilizados ao longo da obra, pois este é o momento de conhecer o cronograma para a entrega do imóvel, perspectivas de espaço e tirar dúvidas.

Isso acontece, pois, nesta fase, não é possível visitar, ver ou tocar as instalações do futuro lar. Todo o contato acontecerá por meio de fotos, vídeos e demais materiais de divulgação fornecidos pela empresa responsável pelo empreendimento no plantão de vendas.

A apresentação do projeto é o ponto inicial, é o momento em que o comprador vai ter o primeiro contato com o seu sonho. Por isso, ele precisa analisar todos os pontos mostrados pela construtora para garantir que aquela é a melhor opção para ele”, comenta Caio Lotti, gerente executivo comercial da Bild e Vitta.

Estude o custo benefício

O custo-benefício deve ser observado a partir dos seguintes fatores: localização, tamanho da casa ou apartamento, prazo de entrega da obra e qualidade de acabamento.

Leia mais  O mercado está favorável? Confira 5 dicas para não errar na compra de um imóvel em 2022

Fazer essa análise pode variar de um imóvel para o outro, mas é importante considerar o potencial de valorização e a destinação futura que o comprador vai dar para a residência, ou seja, se será utilizado para locação ou o lar da família.

Análise o prazo de entrega

Este ponto é um complemento do anterior. O prazo de entrega da obra é um requisito que precisa ser analisado antes do fechamento do negócio, lembrando que devido a fatores externos o período pode ser prolongado.

Pesquise sobre a construtora

Escolher uma boa construtora é um fator de extrema relevância, pois a empresa responsável tem relação direta com a segurança e a garantia de recebimento do empreendimento.

Por isso, é importante que o interessado faça uma busca por informações legais da construtora, verifique imóveis entregues, converse com outros compradores e avalie a reputação da empresa frente ao mercado.

Preste atenção no contrato

A leitura do contrato deve acontecer de forma minuciosa. O comprador precisa ler atentamente todas as cláusulas e, em caso de dúvidas, procurar o responsável da empresa para saná-las. Pois, o documento de compra e venda oficializa a negociação entre a pessoa e a construtora, após a assinatura torna-se obrigatório o cumprimento dos requisitos e obrigações.

Seguindo essas dicas o comprador vai olhar para o projeto de forma macro e evitar problemas futuros. Outro ponto a analisar é a escolha do financiamento e ou modalidade de pagamento, tudo deve ser discutido para ser um bom negócio tanto para quem constrói quanto para quem compra”, Lotti.

Leia mais  QuintoAndar é confiável? Saiba tudo sobre a plataforma
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Queda dos juros deve incrementar mercado imobiliário

Guia do Investidor

Venda de imóveis residenciais sobe 14,4% no ano, aponta indicador ABRAINC-FIPE

Guia do Investidor

Venda de imóveis cresce 9,8% no primeiro semestre, aponta indicador ABRAINC-FIPE

Guia do Investidor

Investimento em imóveis: Como obter bons resultados no financiamento imobiliário

Guia do Investidor

Agora é uma boa hora para comprar um imóvel?

Guia do Investidor

Mercado imobiliário nordestino movimenta mais de R$ 15 bilhões nas capitais

Guia do Investidor

Deixe seu comentário