Guia do Investidor
Free Russia Ucrania
Colunistas

Está tudo caro e pode ficar ainda mais: como o conflito no leste europeu influencia no seu bolso aqui no Brasil?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O ano de 2022 ainda traz reflexos dos efeitos econômicos causados pela pandemia da covid-19. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a dezembro de 2021, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 10,06%, a maior alta em seis anos.

Os números ainda retratam um cenário de instabilidade para o Brasil, e um novo agravante surgiu para fragilizar ainda mais a economia — a guerra no leste europeu.

O Brasil não é o único que já enfrentava problemas com a alta dos preços de bens de consumo: outras grandes economias mundiais também sofreram os impactos da inflação.

Os Estados Unidos tiveram a maior alta dos preços em 2021 em quase 40 anos, segundo o levantamento do Centro de Análises Econômicas dos EUA. Foi uma combinação de fatores que agravou essa situação em escala global, desde quebras nas cadeias de produção, intervenções geopolíticas até crise hidrelétrica.

Ainda em um cenário de desequilíbrio econômico gerado pela pandemia, o conflito entre Rússia e Ucrânia — que já sinalizava há um bom tempo uma iminente guerra que, de fato, se consolidou — preocupa a economia global.

A elevação das commodities é uma das consequências mais óbvias deste conflito armado, uma vez que a Rússia é considerada uma das maiores produtoras e exportadoras de petróleo e trigo para o resto do mundo.

Leia mais  Confiança da Construção sobe 4,8 pontos em abril e atinge maior pontuação desde 2014, aponta FGV

O preço do combustível e as idas ao supermercado, que já eram inimigos do bolso brasileiro, devem continuar sendo alvos de reajustes. A previsão é que os preços da gasolina — grande vilão inflacionário brasileiro em 2021 — continue a subir e alguns alimentos também.

Diante desta situação, mais uma vez, o brasileiro vai precisar enxergar esta nova realidade com uma perspectiva de resiliência e oportunidade de rever alguns hábitos financeiros. Assim, alguns pontos para enfrentar este momento requer atenção dos consumidores — despesas automáticas, gastos com energia e custos desnecessários.

Até a inflação desacelerar, procurar promoções e descontos, evitar compras supérfluas, investir em aplicações rentáveis e monitorar as finanças podem ser a saída para proteger o orçamento.

O que muitas pessoas ainda fazem é ignorar a inflação, mas ela atinge de forma diferente dependendo da faixa de renda de cada um e para isso é importante saber qual o destino do seu dinheiro.

O cenário econômico brasileiro ainda enfrentará períodos de turbulência, ainda mais com a corrida eleitoral se aproximando. E mais uma vez o brasileiro — que não tem mais fôlego para ser resiliente — precisará continuar revendo gastos, reorganizando prioridades e esperar a turbulência passar.

Leia mais  BB (BBAS3) passa a oferecer crédito pessoal pelo WhatsApp

*Alberto André, é cofundador e CEO do Plusdin, fintech de indicadores de serviços financeiros que recomenda produtos exclusivamente de acordo com as necessidades de cada cliente.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxa de desemprego sobe para 7,8% em fevereiro

Agência Brasil

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Agência Brasil

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro

Agência Brasil

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Agência Brasil

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

Agência Brasil

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Agência Brasil

Deixe seu comentário