Guia do Investidor
Conta Mercado Pago para menor: como abrir uma
Avaliação de Contas Digitais Avaliações

Conta Mercado Pago para menor: como abrir uma? Saiba tudo agora

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Sabemos que aprender a lidar com dinheiro desde cedo é fundamental para uma vida financeira saudável no futuro. Para complementar essa formação, muitos bancos digitais, incluindo o Mercado Pago, começaram a oferecer contas para menores de idade. Neste artigo, vamos explicar como abrir uma conta no Mercado Pago para menores de idade. Vamos lá!

A intenção de levar essa pauta para as escolas é de ensinar, desde cedo, crianças e jovens a lidar com o dinheiro. Assim, possuem aulas que aprendem sobre finanças, consumo e trabalho, além de desenvolverem uma maior consciência, podendo se tornar independentes financeiramente no futuro.

Isso se tornou ainda mais evidente quando a educação financeira se tornou uma matéria obrigatória em todas as escolas do Brasil, conforme determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2020. Assim, essas contas permitem que os adolescentes tenham um aprendizado prático sobre finanças, consumo e trabalho, permitindo que eles comecem a desenvolver uma consciência financeira saudável desde cedo.

É pensando nesse público que os bancos digitais tem oferecido contas para adolescentes menores de idade, garantindo o aprendizado prático para eles. Sendo assim, bancos como Inter, Next, C6, Itaú, Nubank, Banco do Brasil e Bradesco aderiram a essa função, aumentando o público para uma nova faixa etária.

Além desses, o Mercado Pago também criou a opção de conta para menores de idade! Dessa forma, adolescentes de 13 a 17 anos poderão criar uma conta e entrar em contato com dinheiro, aprendendo desde cedo a controlar suas finanças, estabelecer metas, não acumular dividas, entre outros fatores que as ajudarão na educação. É a prática fora da sala de aula!

Confira de perto as principais informações deste artigo no sumário abaixo:

Feito por Anna Clara e Atualizado por Arthur Piassetta em 26/07/23.

O que é o Mercado Pago?

Em resumo, o Mercado Pago surgiu como uma solução segura para pagamentos online no site Mercado Livre, sendo uma plataforma de transações exclusiva desse site de compras. Era semelhante a uma carteira digital, e com o passar dos anos, expandiu seus horizontes, funcionando como plataforma de pagamento em diversos sites e vendas online, funcionando como gateway de pagamentos.

  Saiba porque e como abrir uma conta no Mercado Pago para menor de idade. Então, confira agora!
Saiba como e porque abrir uma conta no Mercado Pago para menores de idade. Então, confira agora!

Até que então, passaram a trabalhar com maquininhas de cartão para vendas físicas, já que atende pessoas físicas e jurídicas. Assim, quando uma venda era realizada e paga pela maquininha do Mercado Pago, o saldo ficava disponível na conta do aplicativo, porque pode ser transferido para conta bancária em seguida.

Leia mais  Vantagens de usar cartão de crédito virtual

Esse saldo chega na conta em um tempo que varia de acordo com o plano que o dono da máquina possui, assim pode receber na hora, em 14 dias ou em um mês. Também, recentemente, em Julho desse ano, o Mercado Pago entrou no universo dos bancos digitais, propondo uma conta grátis, sem tarifas, sem burocracias e segura. Tem também cartão de débito e crédito, TED, DOC e abertura de conta salário.

E a Conta Mercado Pago para menor?

Com essa constante expansão no mundo fintech, nada mais justo que dar a opção de contas para menores! Essa é uma proposta muito interessante se pensarmos no momento atual que vivemos. Além do crescimento no número de usuários de bancos digitais e o grande cardápio de opções, existe toda a questão da educação financeira.

  Saiba porque e como abrir uma conta no Mercado Pago para menor de idade. Então, confira agora!
Saiba como e porque abrir uma conta no Mercado Pago para menores de idade. Então, confira agora!

O surgimento desse tipo de banco para a geração que vem se desenvolvendo chega no tempo ideal, pois caminha junto com as mudanças do currículo escolar. Aprender a teoria já é muito importante, então juntar com a prática ao usar uma conta bancária deixará esses adolescentes muito engajados.

Acima de tudo, a proposta do Mercado Pago para menor é entregar a eles uma maneira de cuidarem do dinheiro desde cedo. Assim, eles podem já construir uma reserva financeira e organizar o dinheiro em uma conta que rende mais que a poupança.

Como abrir Conta Mercado Pago para menor?

É muito simples! Basta estar dentro da faixa etária e solicitar a permissão dos pais ou de um responsável legal. E detalhe: o responsável não precisa ter uma conta no mesmo banco. Mas fique tranquilo, que te daremos o passo a passo certinho!

Passo a passo

  1. Ao acessar o site do Mercado Pago, você deve clicar em “crie sua conta” no canto superior direito. É o mesmo botão para qualquer tipo de conta, seja para menores ou maiores de idade.
  2. Depois disso, o usuário passará para uma validação de dados: será necessário validar seu e-mail, identidade, telefone, para então preencher dados de regulamentações atuais e por fim, cadastrar suas chaves PIX.
  3. Entretanto, como se trata de uma conta para menores, ao informar o ano de nascimento, terá também que preencher o e-mail de um responsável. Assim, a conta começará a funcionar quando o responsável der permissão no e-mail recebido para a abertura da conta.
  Saiba porque e como abrir uma conta no Mercado Pago para menor de idade. Então, confira agora!
Saiba porque e como abrir uma conta no Mercado Pago para menor de idade. Então, confira agora!

Como funciona essa permissão por e-mail?

O responsável terá que checar os dados pessoais do adolescente, porque pode autorizar ou não autorizar a criação da conta. Além disso, deve informar qual o tipo de vínculo que possui com esse menor de idade.

Por fim, o adolescente receberá no seu e-mail uma resposta sobre a autorização ou não por parte do maior. Caso a permissão tenha sido concedida, basta ele acessar a conta com o número de celular e começar a usar.

Quais os benefícios da Conta Mercado Pago para menor?

Em resumo, já sabemos que com uma conta bancária, os adolescentes poderão exercitar, na prática, a educação financeira. Mas além desse ganho intelectual, o que a conta do Mercado Pago oferece para eles como benefícios? Eis os benefícios:

  Saiba porque e como abrir uma conta no Mercado Pago para menor de idade. Então, confira agora!
Saiba porque e como abrir uma conta no Mercado Pago para menor de idade. Então, confira agora!

1 – Cartão de débito sem pagar nenhuma taxa, já que pode utilizar para compras físicas e virtuais

O adolescente pode ter em mãos um cartão de débito físico para realizar as compras que deseja, bem como tem acesso a um cartão de crédito virtual, assim pode ser utilizado principalmente em lojas online. Além disso, nenhuma taxa precisa ser paga e possui toda a segurança de uma empresa que já trabalha há anos com pagamentos

3 – Recarga de celular na hora

Basta abrir o aplicativo que é possível recarregar o saldo do celular, sem precisar sair de casa e enfrentar filas

Leia mais  BossaBank: Bossanova lança banco digital para empreendedores, e quer movimentar R$ 1 bilhão no primeiro ano

5 – Compra de crédito para utilizar em serviços

Hoje em dia, a maioria dos adolescentes usam aplicativos de transporte, delivery e são apaixonados por jogos. Com a conta do Mercado Pago, é possível comprar créditos – também chamados de Gift Cards – para Uber, iFood, XBOX, PlayStation, entre outros serviços virtuais.

7 – Saque de dinheiro sem cartão.

Agora, se essa mesma pessoa quiser dinheiro físico e precisar sacar dinheiro, mas está sem a carteira, é só ir até um caixa eletrônico da rede Banco24Horas e fazer o saque também através de QR Code, através do saque digital. As máquinas possuem um leitor de QR Code, então é algo muito fácil, rápido e simples de se fazer.

2 – Transferências gratuitas e ilimitadas via PIX

É possível enviar e receber dinheiro para qualquer outro banco sem pagar nada ao utilizar o PIX.

4 – Mais rendimento que a poupança

A conta do adolescente do Mercado Pago rende 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário – taxa de juros nos empréstimos entre bancos). Então, mesmo que ele tenha a conta e deixe seu dinheiro parado lá, terá um rendimento.

6 – Opção de pagamento por QR Code

Essa é uma das funções mais promissoras do Mercado Pago como banco digital. Ele dá a possibilidade de pagar contas sem precisar de cartão. Assim, se a pessoa sair de casa e esquecer da sua carteira, está tudo bem! Ela poderá pagar tranquilamente direto pelo app, através do PIX pelo código QR.

8 – Divisão de gastos com até 50 amigos

Existem alguns aplicativos de celular, como o Splitwise e Settle Up, que servem para controlar a divisão de gastos com os amigos e remanejar os pagamentos entre si. Mas se o jovem for um usuário do Mercado Pago, não existe a necessidade de baixar esses aplicativos: o banco já possui a função de divisão de gastos com até 50 amigos. Muito útil para adolescentes, não acha?

Tendo em vista esses benefícios, podemos concluir que o jovem terá acesso a quase todas as funcionalidades de um banco digital normal, porque já se familiariza com essa tecnologia para quando chegar a idade adulta. Mas podemos notar que ainda faltam algumas funções…

O que a Conta Mercado Pago para menor não tem?

Um menor de idade que tem acesso a conta Mercado Pago não poderá utilizar os produtos de crédito, como por exemplo, os cartões. Além disso, não poderá solicitar empréstimos e nem fazer ganhos financeiros.

1366 investment@2x
Saiba porque e como abrir uma conta no Mercado Pago para menor de idade. Então, confira agora!

Ainda, por possuir relação direta com o Mercado Livre, um adolescente que utiliza a conta não poderá ter acesso aos produtos direcionados a adultos e nem fazer publicações de venda no site.

Tais limitações parecem muito certas, pois um adolescente ainda está na fase de aprendizado financeiro, então, não possui maturidade o suficiente para realizar alguma dessas ações. Não queremos que eles vão para a vida adulta endividados, certo?

Apesar disso, seria atrativo alguma maneira de influenciar esses pequenos a entrarem no mundo de ganhos, como é feito no banco Inter. Quem sabe mais pra frente? Mas por enquanto, podem ir aprendendo com os rendimentos da conta.

Dinheiro em marketing na Conta Mercado Pago para menor

Para ter ao público essa nova funcionalidade do Mercado Pago, a empresa lançou um comercial que trás uma referência atemporal: o Xou da Xuxa. A protagonista da campanha é Sasha Meneghel, filha da Xuxa, que é a nossa eterna rainha dos baixinhos. A proposta deles com essa propaganda, segundo site da empresa, é “conectar a marca com jovens e adultos de forma natural, emotiva e nostálgica.”.

Saiba porque e como abrir uma conta no Mercado Pago para menor de idade. Então, confira agora!

Assim, chama a atenção dos pais, por resgatar esse elemento de suas infâncias, assim trás o conceito do programa da Xuxa; e dos adolescentes, por toda a questão audiovisual marcante e uma figura mais jovem, a Sasha. Com isso, junta duas gerações em uma só, que aprendem uma com a outra. Outro ponto interessante do comercial é a referência feita ao famoso meme do programa da Xuxa, “senta lá, Cláudia”. Isso é outro fator que prende a atenção dos adolescentes, pois consomem internet com frequência e estão sempre em contato com os memes.

Veja os memes inspirados por Claudia (ahã, senta lá) - Fotos - UOL TV e  Famosos
Meme da Xuxa utilizado pelos adolescentes e jovens

Ele aparece de uma maneira muito sutil e divertida. Sasha faz a referência ao dizer as funções que a conta possui “sem nem precisar levantar pra ir no banco”, seguido de “viu, Cláudia, pode ficar sentadinha aí”. Confira todo o comercial no vídeo abaixo, com o título de “Conta só para grandinhos”

Leia mais  C6 Bank inclui contratos futuros cheios em sua plataforma de investimentos

Detalhes do comercial da Conta Mercado Pago para menor

O design neofuturista da tipografia, o filtro retrô, o uso do colorido e as roupas também chamam atenção nessa questão. Se fomos analisar, hoje em dia o “futuro retrô” está em alta na cultura pop, como estética, música e expressão de arte. E quem mais consome cultura pop com fervor, se não os adolescentes?

Dua Lipa fará show da turnê 'Future nostalgia' no Twitter em fevereiro
Capa do álbum da cantora Dua Lipa. Note as semelhanças estéticas ao visual de Sasha.
Saiba porque e como abrir uma conta no Mercado Pago para menor de idade. Então, confira agora!

Com isso, é possível observar que a roupa e cabelo de Sasha lembra não só a sua mãe, mas também a uma das cantoras queridinhas dos adolescentes e jovens, a Dua Lipa. Essa, recentemente lançou um álbum com a mesma pegada: nostalgia e futuro, ou como já diz o próprio nome em inglês: Future Nostalgia.

Concluindo, vale a pena a Conta Mercado Pago para menor?

O Mercado Pago de fato investiu em maneiras de atrair os jovens para aderirem ao seu banco, que entrega desde benefícios financeiros até uma campanha de marketing muito bem planejada. É bem animador ver como não só essa empresa, mas outros bancos digitais tem investido nos adolescentes, que deixa clara a importância da contribuição deles para o futuro da economia.

O Guia do Investidor analisou também diversas outras contas bancárias infantis e para adolescentes.

Por fim, abrir uma conta no Mercado Pago para menor não tem segredo! Basta fazer o cadastro e ser autorizado por um responsável!

Conta Infantil Itaú: saiba o que o banco oferece para menores de idade

Atualmente, já que ocorre um crescimento nas ofertas de conta digital infantil, mas será que um banco tradicional como o Itaú disponibiliza esse tipo de conta?

Guia do Investidor reuniu todos os dados disponíveis sobre o serviço da instituição financeira para que você saiba mais a respeito de tudo. Confira.

A princípio, as contas disponíveis pelo Itaú para menores de idade não tem diferenças específicas em relação a uma conta-corrente ou conta poupança padrão. Por isso, alguns dos serviços disponíveis que o cliente pode contar são os seguintes:

  • Conta Corrente ou Poupança
  • Pagamentos e Transferências via TED, QR Code ou Pix
  • Cartão de Débito
  • Saques e Depósitos gratuitos nos Caixas Eletrônicos
Itau 5

Vantagens

  • Abertura e manutenção gratuitas
  • Transferências gratuitas
  • Cartão de débito
  • Não exige que o responsável tenha uma conta no banco para o processo de abertura

Desvantagens

  • Não há uma ferramenta de controle para os pais
  • Não é possível solicitar cartão de crédito
  • O acesso a plataforma de investimentos não está disponível

Conta Infantil C6 Bank: fintech oferece conta para menores de idade?

A princípio, o C6 Bank busca oferecer aos clientes um ecossistema de serviços financeiros integrados em uma mesma plataforma, que se enquadra como um “super app”.

Nesse sentido, a Conta C6 Yellow está presente entre os serviços disponíveis, onde os usuários são capazes de contar com as seguintes soluções:

  • Conta Digital
  • Pagamentos e Transferências via TED, QR Code ou Pix
  • Cartão de Débito
  • Saques e Depósitos gratuitos nos Caixas Eletrônicos
  • Ferramenta de Mesada (Mesada One Shot)
  • Notificação para o app do responsável e envio de SMS

Entre os destaques, a Conta C6 Yellow não faz cobrança para a utilização desses recursos, porque tem um perfil gratuito. Inclusive, o responsável é capaz de abrir até 3 contas vinculadas a principal.

Além disso, os responsáveis podem controlar as movimentações da conta do menor de idade através dos extratos disponíveis no próprio app ou pelo envio de SMS a cada compra feita com o cartão.

Ao mesmo tempo, a conta infantil do C6 Bank permite a escolha entre 5 cores para o cartão de débito, que conta com o nome do menor de idade no cartão.

C6 Yellow 4.1
Conta Infantil C6 Bank

Vantagens

  • Abertura e manutenção gratuitas
  • Transferências gratuitas
  • Cartão de débito Mastercard
  • O responsável recebe notificações sobre as movimentações da conta C6 Yellow via app e SMS
  • É possível programar as mesadas de forma automática
  • Permite escolher 5 cores de cartão

Desvantagens

  • Não permite acessar a plataforma de investimentos
  • Não é possível solicitar cartão de crédito

Quais são as taxas da conta C6 Yellow?

De acordo com o C6 Bank, os serviços da conta C6 Yellow que envolvem abertura, manutenção, pagamentos, transferências, depósitos e saques, cartão de débito, ferramenta de mesa e as notificações são todas gratuitas.

Em suma, a lista de taxas e serviços oferecidos para a conta infantil do C6 Bank é a seguinte:

Produto/Serviço Taxa
Abertura de Conta Zero
Manutenção de Conta Zero
Transferência
Pagamentos
Pix: Zero
TED: Zero
Depósito e Saque Depósito: Zero

Caixa Eletrônico
Saque Débito: Zero

Cartão Débito Cartão C6 Bank
Anuidade: Zero
Segunda Via: R$20,00 por ocorrência
Mesada One Shot Mensalidade: Zero
Notificações via App e SMS Zero
Conta Infantil C6 Bank
Fonte: C6 Bank.

Como abrir uma conta-corrente ou poupança para menores?

De acordo com o Itaú, o recomendável para abrir uma conta infantil no banco é ir até uma das agências da rede acompanhado do responsável legal.

Sendo assim, alguns documentos serão exigidos no decorrer do processo. São eles:

  • Documento de identificação com Foto, como o RG e CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Termo de compromisso de Tutela, Curatela ou Guarda no caso do responsável legal não ser o pai ou mãe do dependente.

Se você pretende abrir uma conta universitária, então a lista de documentos necessários é a seguinte:

  • CPF e RG;
  • Comprovante de residência, como contas de água, luz ou telefone ou boleto de mensalidade em seu nome ou de um parente de primeiro grau (pai/mãe) de no máximo 6 meses atrás;
  • Comprovante de matrícula, que pode ser a carteirinha da sua faculdade, um boleto da mensalidade emitido até quatro meses antes da abertura da conta ou um atestado de matrícula com assinatura e carimbo do representante da faculdade.
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Cartão de crédito é o principal motivo entre os inadimplentes

Guia do Investidor

NOVIDADE: Banco Inter lança pix com cartão de crédito

Lara Donnola

Cartão Pré-Pago Gratuito e Recarregável: melhores opções

Karine Freitas

EUA atinge recorde de compras no cartão de crédito

Miguel Gonçalves

Será o fim do crédito parcelado sem juros no Brasil?

Guia do Investidor

59% das dívidas de cartão de crédito entre os brasileiros são de compras em supermercados, aponta Serasa

Guia do Investidor

Deixe seu comentário