Guia do Investidor
PIX9
Notícias Pix

Contas de energia poderão ser pagas com Pix

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com a popularidade e praticidade do Pix, as companhias de energia estão anunciando a possibilidade de pagamentos de contas usando o sistema.

Enquanto uma parte dos estados brasileiros já possui o sistema do Banco Central como alternativa de pagamento, outros terão a implantação do recurso em breve. Acompanhe a seguir os anúncios das companhias.

Panorama das contas de energia pagas via Pix

A Neoenergia (NEOE3), que atende os consumidores da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul, já começou a utilizar o Pix em suas contas de energia.

Desde novembro, a companhia adotou a presença de um QR Code em suas faturas digitais que permite o acesso a um link com redirecionamento para a tela de pagamento. Além disso, a Neoenergia pretende ampliar a sua ferramenta neste ano para os consumidores que costumam pagar via fatura impressa.

Já a CPFL (CPFE3) informou que pretende utilizar um sistema semelhante para todas as faturas com previsão de que até o fim de fevereiro esteja em funcionamento. Nesse sentido, a novidade estará disponível para os consumidores de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Em seguida, a Enel, maior empresa de distribuição de energia do País, também possui planos de uso do Pix para pagar contas. De acordo com a companhia, ela já recebeu aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para adaptar seus sistemas e deve passar a usar a ferramenta do BC em breve. Vale dizer que a Enel atende os consumidores do Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Ceará.

Leia mais  Pix atinge 100 milhões de chaves cadastradas

Portanto, considerando apenas a Neoenergia (NEOE3), consumidores de cinco estados já possuem a chance de pagar suas contas de energia com o Pix. Caso se adicione os outros anúncios, então 11 estados brasileiros contarão com a alternativa em breve.

A medida adotada pelas companhias de energia possui apoio e incentivo por parte da Aneel. Além disso, o órgão pretende discutir uma regulamentação para o uso do sistema ainda em 2021. Inclusive, a agência firmou um acordo de cooperação técnica com o BC em 2020, com intuito de fomentar o uso do sistema no setor elétrico.

Vantagens

Do lado das fornecedoras e distribuidoras de energia, a vantagem com a novidade é uma redução de seus custos. Hoje, uma companhia do setor precisa de um contrato com uma rede bancária para receber os valores.

Enquanto isso, a vantagem para os clientes é a facilidade e agilidade que ele irá conquistar, bem como possíveis economias. De acordo com Wagner Ferreira, diretor jurídico da Abradee, a redução dos custos das empresas de energia podem se transformar em economia para os clientes, via redução de tarifas.

Leia mais  Banco Inter : Guerra da maquininhas pode acabar?

Além disso, com a adoção do sistema, a chance de evitar um desligamento por inadimplência ou religamento do serviço mais rapidamente será possível, segundo Ferreira.

“Pelo PIX, a distribuidora vai enxergar na hora. Isso dá condições, por exemplo, de alterar a rota de uma equipe responsável por desligar a luz.”

Wagner Ferreira, diretor jurídico da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Uso do Pix teve aumento de 300% em 2023, aponta pesquisa

Guia do Investidor

G20: Brasil destaca tributação de super-ricos e reformas financeiras

Márcia Alves

Agora é possível pagar IPVA, IPTU e multas com Pix

Guia do Investidor

Selic a 11,25%: Copom anuncia queda na primeira reunião do ano

Leonardo Bruno

Uso do Pix para compras dobra em 2023, aponta estudo do Itaú Unibanco

Guia do Investidor

NOVIDADE: Banco Inter lança pix com cartão de crédito

Lara Donnola

Deixe seu comentário