Guia do Investidor
selic taxa juros
Notícias

Copom indica, e Selic deve continuar subindo nos próximos meses

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A pergunta de para onde vai a taxa de juros da economia tira o sono de muita gente. Afinal, a Selic indica o caminho que o mercado (e a economia brasileira) deve seguir. Após uma expectativa de um fim dos ciclos de alta, o Copom parece ter “mudado de ideia” em sua última ata, e indica que a política contracionista de aumento dos juros deve continuar entre nós por mais algum tempo! Confira agora mais detalhes! 

Até onde vai o Juros? 

Assim, o comitê explica que a recente alta busca corrigir os problemas inflacionários que eclodiram ao redor do globo: 

“O conflito entre Rússia e Ucrânia levou a um aperto significativo das condições financeiras e aumento da incerteza em torno do cenário econômico mundial. Em particular, o choque de oferta decorrente do conflito tem o potencial de exacerbar as pressões inflacionárias que já vinham se acumulando tanto em economias emergentes quanto avançadas.” 

Leia mais  Banco Central não deverá aumentar a Taxa Selic em outubro, projeta Paraná Banco Investimentos

Para tal, o comitê destaca que a inflação segue sendo um problema às portas do mercado, principalmente considerando a inflação nos serviços e ao consumidor: 

“A inflação ao consumidor segue elevada, com alta disseminada entre vários componentes, e mais persistente que o antecipado. A alta nos preços dos bens industriais não arrefeceu e deve persistir no curto prazo, enquanto a inflação de serviços acelerou ainda mais.” 

A medida de correção mais básica para um problema inflacionário, como sabemos, passa pelo o aumento dos juros. Assim, considerando uma expectativa de inflação entre 7,1% em 2022 e 3,4% em 2023, o comitê espera um novo aumento nos juros, para 12,75% em 2022.  

Aos mais arrojados, o comitê destaca que um ciclo de queda deve se iniciar em 2023, com expectativa de juros em 8,75% a.a.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Escalada de juros americana pode ser boa oportunidade para investimentos em crédito com garantias imobiliárias nos EUA

Leia mais

Diferença de juros entre Brasil e EUA é a menor desde 2020

Márcia Alves

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Juros dos EUA foram mantidos na faixa de 5,25% a 5,50%

Márcia Alves

Sondagem mostra piora na avaliação do Governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Após um corte inesperado, títulos argentinos subiram quase 3%

Márcia Alves

Deixe seu comentário