Continua após o anúncio
O presidente dos Correios Juarez Cunha afirma que a abertura de capital, certamente é melhor do que a privatização.
A empresa dos Correios passa por reestruturação em sua base de operações, além disso sua lucratividade mantém um bom ritmo. O presidente da república, por sua vez apoia a privatização, ao invés dos Correios na Bolsa.
Índice de conteúdo
Correios: Bolsa versus Privatização
A possibilidade dos Correios na Bolsa já surgiu em 2017, porém nos anos anteriores a empresa havia passado por uma crise. Os prejuízos beiraram os R$4 bi.
A atual conjectura da empresa está focada em otimizar os recursos, isso através do fechamento de unidades e demissões voluntárias. Já foram mais de 40 unidades fechadas e mais de 8 mil funcionários que aderiram ao PDV.
A privatização é a opção mais cotada pelo presidente Bolsonaro, porém Juarez Cunha defende a autossuficiência da empresa. Como tal ela poderia se encaixar facilmente no mercado financeiro.
Além da reestruturação os Correios estão investindo pesado em inovação. Veja quais são elas nos próximos tópicos.
Compra Fora
É uma plataforma, que faz o intermédio do envio de compras feitas nos estados Unidos, ela foi lançada janeiro pelos Correios.
O processo é bem simplificado:
- Cadastro no site Compra Fora
- Faz a compra ou compras
- As mercadorias são enviadas para um local nos Estados Unidos, onde ficam armazenadas
- Após um período estabelecido o produto é enviado ao destinatário em seu domicilio
Isso permite comprar em lojas e sites dos Estados Unidos, que não fazem entrega aqui no Brasil.
Parceria com Azul
Há um ano atrás o então presidente dos Correios Guilherme Campos fez uma parceria com a companhia aérea Azul(AZUL4). Com isso houve diminuição nos gastos com serviços aéreos.
Uma nova companhia foi fundada, na qual 50,01% ficou no controle da Azul e o restante a cargo dos Correios. Assim a atuação da nova empresa é apenas no território nacional.
Além de economia, essa atitude inovadora agregou valor a empresa, que andava definhando como seu mercado de atuação.
Como é vista a privatização dos Correios
Os processos de privatização, apesar de benéficos para economia do país, não são bem vistos pela opinião pública. Isso porque o conhecimento a respeito deste tipo de negócio é pouco difundido.
O sentimento causado por uma privatização na maioria da população, é em geral o de perda. Assim ao abrir o capital de uma empresa, no entanto atrai o público para participar da empresa.
Então a decisão Correios/governo deve ser tomada tomando em conta esses fatores, sendo que do contrário incitará a insatisfação popular.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.