Guia do Investidor
Economia Notícias

Correios será privatizado: equipe econômica já está em ação

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Não é uma novidade que o grande problema do ralo das verbas públicas são as estatais. Então o governo de Bolsonaro prepara um grande pacote de empresas que serão vendidas. Assim os correios entram na lista de privatizações, veja a seguir.

De acordo com o governo do presidente do Bolsonaro, os correios têm um alto valor estratégico porém o seu modelo de negócios está ultrapassado e precisa de uma atualização. Então a melhor forma de isso ocorrer é através da privatização. Que por sinal já foi autorizada pelo presidente.

Mistério nas privatizações

Em recente entrevista para o programa Central da GloboNews do grupo globo. O ministro Paulo Guedes afirmou que ainda há empresas que serão escolhidas para a privatização.

“Tem empresas que vão ser privatizadas que vocês nem suspeitam ainda”, afirmou, acrescentando em seguida que o presidente já havia concordado com a medida.

Ainda o programa questionou quais seriam essas empresas porém Guedes não revelou pois afirma que ainda faltam detalhes sobre essas vendas.

Privatização dos correios é necessária para manter a sobrevivência da empresa

De acordo ainda com a declaração do ministro da economia Paulo Guedes, a privatização dos correios é necessária para que a empresa possa sobreviver ao novo mercado. Assim afirmou que a estatal está ultrapassada e precisa se adequar principalmente ao novo formato de ecommerce.

Além disso acrescentou sobre a fragilidade da empresa frente a diversos escândalos que sofreu nos governos passados como:

  • Envolvimento nos casos de mensalão
  • Partilha de cargos na empresa entre partidos
  • Má aplicação de fundo proveniente do Postalis (fundo de pensão dos correios0
Leia mais  BB está sendo preparado para privatização, sem alarde

O Postalis é o próximo alvo das investigações contra a corrupção assim sendo necessário para uma possível venda da estatal. Pois há 5 anos os servidores dos correios começaram a receber um desconto de 25% em suas aposentadorias. Afim de tapar rombos no fundo de pensão.

Resistência da direção da ECT

A ideia de privatizar ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) não era bem vista dentro do próprio ministério da Comunicação, Ciência, Tecnologia e inovação. Pois o ministro responsável pelos correios Marcos Pontes não aprovava o projeto.

Porém depois de muitas reuniões, segundo assessores do governo, Marcos Pontes já está compreendendo a real necessidade da venda dos Correios. E que assim trará benefícios não só para o país e a união mas também para os seus usuários.

Assim a venda é questão de tempo e planejamento, já que ainda não há um projeto de venda montado. Porém já há muitos interessados já que há um excelente faturamento referente a entrega de encomendas que cobrem 70% da receita.

Leia mais  Petrobras poderá ser privatizada por Bolsonaro
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Correios tem prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Paola Rocha Schwartz

Privatização da Sabesp avança

Rodrigo Mahbub Santana

Governo elevará tarifa dos Correios em 4,39%

Márcia Alves

Eletrobras pós-privatização: Lucro dispara, investimentos decolam e PDVs remodelam estrutura

Rodrigo Mahbub Santana

Governo indica secretário da Fazenda ao conselho da Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Defesa de Bolsonaro requer afastamento de Moraes em investigação

Guia do Investidor

Deixe seu comentário