Guia do Investidor
Crefisinha Máquina de Cartão
Avaliação de maquininhas de cartão

Crefisinha Máquina de Cartão acabou? | Crefisinha Taxas: saiba tudo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O que aconteceu com a Crefisa? Por que não trabalham mais com maquininhas de cartão? E a queridinha Crefisinha Máquina de Cartão?

Entramos em contato com o atendimento da Crefisa e descobrimos que eles não trabalham com mais nenhum tipo de maquininhas de cartão. Conforme demonstramos logo a seguir.

Entretanto, em caso deles voltarem a ofertar a Crefisinha novamente, trouxemos aqui uma avaliação completa de todos os benefícios que a Crefisinha disponibilizada. Caso o produto volte ao mercado, você já saberá tudo com este guia.

Primeiramente, as maquinhas de cartão vieram para facilitar a vida do comércio em geral. No decorrer do tempo os serviços estão cada vez mais sofisticados, para facilitar o consumo tanto do empreendedor quanto do consumidor. Neste sentido, a Crefisinha Máquina de Cartão, lançada em 2018, foi uma inovação para o segmento. Além de todos os benefícios do serviço propriamente dito, a Crefisinha foi destaque pelo seu tamanho.

Leve, pequena e de fácil manuseio, a Crefisinha foi a sensação para o comércio geral. Então, diante de seu sucesso, vale a pena conferir todas as vantagens que essa maquininha proporcionava.

Crefisa: entre as melhores para empréstimos para negativados

Se você fizer uma simples busca na web para créditos para negativados, a Crefisa estará no topo do ranking. De maneira simples e ágil, é possível ter dinheiro na mão online, ou seja, sem sair de casa.

Além disso, poderá parcelar em até 18 vezes e com a primeira parcela para pagar em 45 dias. Para sair do sufoco e, principalmente, para retomar o seu controle financeiro, pode ser uma ótima opção. Ainda mais, diversas são as opções de empréstimos para negativados.

Lançamento da Crefisinha Máquina de Cartão

Neste ínterim, para inovar no mercado de crédito, a Crefisa trouxe a maquininha de cartão Crefisinha, com diversos benefícios para o mercado de consumo. Maquinhinha de cartão sem aluguel e com chip próprio.

Inovando no setor de cartões, a Crefisinha trouxe uma nova forma de pagamento para os seus clientes. Assim, com as melhores taxas do mercado, em 2018 ela trouxe opções imperdíveis aos seus usuários:

  • vendas no crédito e no débito;
  • principais bandeiras de cartões do mundo;
  • cartão de chip;
  • conexão Wi-fi;
  • comprovante por SMS ou e-mail.
Crefisinha Máquinha de Cartão

Crefisinha Máquina de Cartão: como funcionava?

Basicamente, a Crefisinha era uma inovação para autônomos e pequenos empreendedores, que precisavam reduzir seus custos. Assim, a Crefisinha era a alternativa de ter uma maquininha de cartão sem pagamento de aluguel. Fato este que, até então, representada um dos custos orçamentários de prestadores de serviços e empresários.

De fácil manuseio e custo reduzido, a Crefisinha fez muito sucesso. Sobretudo, uma ótima alternativa para negócios, por exemplo, do segmento de "Delivery".

Além disso, também era incluído ao produto um chip, o qual poderia escolher a operadora de telefonia e internet de sua preferência. E, ainda mais, também era possível escolher a conexão via wi-fi.

Crefisinha Taxas: quais eram os custos com Crefisinha máquina de cartão suas e taxas?

Sobretudo, a Crefisinha inovou com os custos e taxas da maquininha, assim, tornou-se uma ótima opção para os pequenos e médios empreendedores.

  • Sem taxa de adesão;
  • Sem pagamento de aluguel;
  • Preço da maquininha de cerca de R$ 658, com opções de parcelamento de até 12x.

Além disso, existia a possibilidade de o lojista receber o dinheiro rapidamente, sob o pagamento das seguintes taxas:

Compras no Crédito Taxa
Antecipação de crédito à vista 4,29%
Antecipação de crédito parcelado 4,99% + 2,99% por parcela adicional
Compras no débito Taxa
Plano de pagamento em 2 dias 1,95%

Embora pareça atrativo receber o dinheiro antecipadamente, sobretudo para ter um fluxo de caixa para o negócio, pode não ser uma boa alternativa. Pois, podemos considerar como uma forma de "empréstimo". Sendo assim, os juros e taxas podem eliminar todos os lucros das vendas e, pior ainda, sair no prejuízo.

Neste sentido, quando for adquirir qualquer maquininha de cartão, vale observações todas entrelinhas das condições. Importante tomar todos os cuidados para evitar surpresas e prejuízos futuramente.

Crefisinha Máquina de Cartão: Vantagens e desvantagens da antiga Crefisinha

Em resumo, a Crefisinha colocava em destacava características inovadoras ao mercado:

Crefisinha Máquinha de Cartão

Porém, importante destacar as vantagens e desvantagens oferecidas pela Crefisinha Máquina de Cartão:

Vantagens Desvantagens
image 149 Sem mensalidade image 150 Maquininha mais cara do que as convencionais
image 149 Conexão wi-fi image 150 Parcelamentos com taxas altas. Sem opção de parcelamentos sem juros
image 149 Chip próprio image 150 Planos somente para antecipação de recebíveis
image 149 Melhores taxas do mercado
image 149 Pacote de dados sem custos
image 149 Envio com frete gratuito

Por fim, vale também destacar as bandeiras que eram aceitas pelo Crefisinha:

  • Elo;
  • Mastercard;
  • Visa;
  • Alelo;
  • Ticket;
  • Banescar.
Crefisinha Máquinha de Cartão

Diferenças entre Crefisinha Máquina de Cartão e Crefisinha Máquina de Cartão Plus

Visualmente já é possível verificar a principal diferença: tamanho e impressão de comprovante de pagamento. Além disso, as vantagens e desvantagens são as mesmas, trata-se do mesmo produto, somente com a aparência diferente. Além disso, a Crefisinha Plus também existia nas opções com ou sem fio.

Crefisinha Máquinha de Cartão
Crefisinha Máquina de Cartão

Crefisinha Máquina de Cartão vs. Minizinha

Aparentemente a Crefisinha não suportou a concorrência da Minizinha NFC, da empresa Pag Seguro. Pois esta está presente até hoje no mercado, com condições bem atrativas.

Desse modo, trazemos aqui as principais diferenças e serviços que a Crefisinha Máquina de Cartão apresentava e quais hoje a Minizinha oferece:

Crefisinha Máquina de Cartão
Crefisinha Minizinha
Taxas débito 1,99% 1,95%
Aluguel Zero Zero
Parcelamento de vendas à crédito 12x 18x
Garantia 3 anos 5 anos

Porém, devemos considerar as taxas de juros e inflação da economia de hoje e de 2018. Como, por exemplo, a taxa Selic - taxa básica da economia brasileira - em 2018 era de cerca de 6,5% ao ano. Ao passo que atualmente, a Selic está mais que o dobro, a 13,25% ao ano.

Crefisinha Máquina de Cartão | Reclame AQUI

Antecipadamente à decisão de compra de qualquer produto e serviço, muitos consumidores realizam uma pesquisa no site Reclame AQUI. Em suma, é um canal independente de comunicação entre os consumidores e as empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de produtos.

Desse modo, funciona como um canal do consumidor brasileiro, para expressar, de maneira individualizada, suas opiniões sobre empresas. Então, o Reclame AQUI tornou-se um site de pesquisa sobre a satisfação dos clientes frente aos serviços e produtos consumidos.

Antes de tudo, saiba como funciona o cálculo do Reclame Aqui para avaliar a reputação das empresas. Logo que você pesquisa sobre uma empresa neste canal, o que chama mais atenção é a carinha sobre a reputação.

Sobretudo, há uma fórmula aplicada para pelo Reclame AQUI para chegar aos resultados de reputação "Ótimo", "Bom", "Regular", "Ruim" e "Não recomendada": Conforme demonstração abaixo:

Crefisinha Máquinha de Cartão

Em pesquisa realizada no dia 16 de julho de 2022, a avaliação da Crefisinha Máquina de Cartão ficou entre a média dos critérios de avaliação, o chamado "Regular"

Crefisinha Máquinha de Cartão

Em pesquisa no Reclame AQUI, verificamos que as reclamações são, sobremaneira, sobre a antecipação de valores. Serviço este dentre os mais importantes oferecidos, há época, pela Crefisinha Máquina de Cartão. Seguem algumas transcrições retiradas diretamente do site:

Reclamação do consumidor:

Eu adquirir a máquina de cartão e fiz as vendas fui antecipar o valor para receber hoje e quando chegou a hora de sacar dinheiro vou olhar não tinha nada na minha conta liguei lá para ver e falaram que minha conta estava errada sendo que a culpa não era minha agora eu não consigo pegar dinheiro estou sem dinheiro nenhum preciso com urgência e não posso fazer nada e a Crefisa não me ajuda já mandei os dados para consertar a conta e tentar receber estou muito decepcionado com a Crefisa fizeram sacanagem comigo agora eu fiquei sem dinheiro sem nada eu quero que resolve meu problema logo eu não posso ficar o final de semana sem dinheiro

Resposta da empresa

Em atendimento à reclamação recebida, esclarece-se que foi feito contato com o Reclamante para fornecimento dos esclarecimentos necessários e atendimento de sua solicitação.
Atenciosamente,
CREFISA S/A CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTOS

Réplica do consumidor

Meu problema não foi resolvido depois que abrir reclamação no banco central você arrumaram a conta e falaram que no outro dia meu dinehiro estaria na conta só que não tem nada lá depositado o que vocês querem fazer me dá prejuízo eu já tô ficando cansado vocês tem dinheiro de sobra ei confiei em vocês e me decepcionei eu vô entrar com o processo contra vocês quero o dinehiro na minha conta até dia 29/11 ou vô entra com advogado

Desta maneira, neste nosso exemplo, o resultado não foi satisfatório ao cliente, que avaliou o serviço com a pior nota:

Crefisinha Máquinha de Cartão

Além disso, também foram realizadas reclamações sobre o serviço de atendimento ao consumidor da Crefisinha Máquina de Cartão:

Não consigo falar com a central da crefisinha eles falam que cancelaram o convenioEles direcionam para o site da crefisa porem no site não tem o produto crefisinhaLiguei no sac crefisa é na central da crefisa ninguém me deu uma respostaPreciso saber o que vai acontecer com minhas vendas Tenho valores a receber tambem

Após saber tudo sobre Crefisinha Máquina de Cartão, conheça mais sobre a Crefisa

Entretanto, para entender mais sobre a Crefisinha Máquina de Cartão, importante saber mais sobre Banco Crefisa S.A., conhecido como Crefisa, é uma empresa de crédito pessoal, atuante há quase 60 anos no mercado de crédito, com fundação em 1964. Neste ínterim, é uma empresa com mais de 1000 pontos de atendimentos, espalhados por todo país. Além disso, possui mais de R$ 1 milhão de clientes em sua carteira.

Tornou-se pioneira em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS e também para servidores públicos, com descontos diretamente na folha de pagamento. Além disso, também são disponibiliza serviço de empréstimo pessoal para negativados. Ou seja, ainda que a pessoa tenha negativação de seu nome nos orgãos de Proteção ao Crédito, como Boa Vista SCPC e Serasa, conseguirá adquirir empréstimo pessoal.

Nesse sentido, a Crefisa é uma empresa sólida no mercado de crédito, que, sobretudo, estimula a economia do país. Pois, para solução de problemas financeiros, disponibiliza crédito de maneira fácil e rápida. Então, é uma chance para quem precise honrar compromissos, teve uma emergência financeira, quer realizar sonhos e, até mesmo, resgatar o seu "nome" no mercado.

Atualmente, a Crefisa tem dentre os principais serviços:

  • empréstimo pessoal;
  • empréstimo consignado;
  • antecipação de benefício;
  • conta-corrente;
  • cartão pré-pago.
Crefisinha Máquinha de Cartão
Crefisinha Máquina de Cartão

Entretanto, a facilidade do crédito também tem seu preço. Pois, a financeira oferece empréstimos para negativados com uma das maiores taxas do Brasil. Conforme dados do Banco Central, a Crefisa tem a segunda maior taxa de juros do país, em uma lista de 80 financeiras. Assim, tem juros chegam a 773,49% ao ano, 19,79% ao mês. Considerando os dados do período de 27/06/2022 a 01/07/2022.

Em contrapartida, os empréstimos consignados para beneficiários do INSS, apresentam juros menores. Assim, para o mesmo período referencial, esta categoria de empréstimo possui juros de 25,45% ao ano, 1,90% ao mês.

Quanto ao crédito consignado para servidores públicos, a taxa de juros é de 19,94% ao ano, 1,53% ao mês.

Sendo, na categoria empréstimo consignado, ainda que esteja com o nome negativado, é somente disponibilizado para:

Crefisinha Máquinha de Cartão

Qual foi a última vez que usou dinheiro vivo?

Para muitos, principalmente aos que preferem os meios digitais para fazer suas transações, o dinheiro em espécie já caiu em desuso. Ficar com dinheiro bolso, é a rotina de pouquíssimas pessoas, pois praticamente tudo é possível pagar com cartões. Não podemos esquecer, que, do jeito que a tecnologia evolui, possivelmente a emissão de cartões também pode diminuir.

Pensemos na tecnologia que temos hoje. As contas digitais nos fizeram esquecer as agências bancárias físicas, àquelas intermináveis filas já não fazem mais partes das nossas rotinas. Tudo pode ser feito através do aplicativo de celular: pagamentos, transferências, aplicações financeiras, empréstimos, dentre outros.

E, claro, não podemos esquecer do PIX, meio de pagamento eletrônico que é feito instantaneamente, oferecido gratuitamente pelo Banco Central do Brasil. Assim, a partir de 16 de novembro de 2020, este serviço também passou a ser disponível em todas as contas correntes, inclusive as digitais.

Ainda mais, atualmente as transações com cartões são feitas por aproximação em maquininhas. Em outras palavras, não é necessário inserir o cartão e digitar a senha. Basta aproximar o cartão na maquininha que o pagamento é efetuado instantaneamente.

Tecnologia NFC: pagamento por aproximação

Crefisinha Máquinha de Cartão

A tecnologia evolui mais rápido do que possamos imaginar. E a tecnologia de pagamentos NFC está entre as mais inovadoras. Da sigla em inglês, "Near Field Communication", é a tecnologia que transfere dados de maneira sem fio, bastando a aproximação de dois dispositivos.

Neste sentido, para facilitar as transações comerciais, a tecnologia NFC também é utilizada para realizar pagamentos por aproximação. Em resultado, agora é possível fazer compras aproximando o seu cartão, de crédito e débito.

E não pára por aí, através do aplicativo de sua conta digital, é possível realizar pagamentos por aproximação utilizando seu smartphone.

Embora NFC passou a ser conhecida por "pagamento por aproximação", seus recursos vão além. Como, por exemplo, pode destravar fechaduras digitais, catracas, cancelas, dentre outros.

Endividamento no cartão de crédito bate recorde

Os dados do endividamento no Brasil são alarmantes! Conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de envidados o recorde. Considerando o período de março de 2021 a março de 2022, foi registrado que 77,5% das famílias brasileiras estão endividadas, a máxima histórica do período.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo —CNC

Nesse sentido, em um ano, em pontos percentuais, o endividamento das famílias aumentou 10,3. Sobretudo em meio à de juros para créditos.

Além disse, conforme levantamento de dados da Serasa até o mês de maio de 2022, o número de consumidores inadimplentes é de 66,1 milhões.

image 155
Fonte: Serasa Experian

Inadimplência e endividamento

No entanto, vale entendermos qual a diferença entre estar endividado e estar inadimplente. Em síntese, a inadimplência ocorre pela ausência do pagamento das dívidas. Em resultado, possivelmente a pessoa terá seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como, por exemplo, Serasa.

Dessa maneira, ter dívidas se refere a compras parceladas, como no cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, dentre outros. Além disso, a pessoa usufrui dos benefícios e consegue honrar com os pagamentos. Como, por exemplo, em um financiamento imobiliário.

Cartão de crédito é o vilão das dívidas

Sobretudo, com o maior endividamento dos últimos 12 anos, o cartão de crédito está entre as principais dívidas dos brasileiros. Continuando a pesquisa da CNC, o cartão de crédito é o primeiro da lista de tipos de dívidas dos brasileiros, representando um total de 88,8%.

image 154

Entenda as regras do BC para os cartões de crédito

A Crefisinha Máquina de Cartão, embora pareça ter taxas altas para pagamentos com cartão de crédito, ela está cumprindo as regras impostas pelo Banco Central do Brasil (BC).

Portanto, todos os serviços de pagamentos referentes a cartões de crédito, inclusive suas tarifas, são devidamente regulamentados e, também, fiscalizados pelo BC. Dessa maneira, existem regras específicas para as formas de pagamento das faturas.

Parcelamento da fatura por crédito rotativo

Em síntese, se o consumidor não conseguir pagar o valor integral constante da fatura do seu cartão de crédito entra no crédito rotativo. Ou seja, significa a diferença do valor total e o que foi pago, incidindo sobre esse valor remanescente os devidos custos.

Conforme regras do BC, como o rotativo do cartão é uma forma de empréstimo ou parcelamento, haverá cobrança de encargos financeiros, juros e IOF na próxima fatura.

Mas atenção, as condições dependem de cada instituição e todas as regras de parcelamento devem estar descritas na fatura. Caso negativo, o consumidor deverá procurar os meios legais, caso se sinta prejudicado como, por exemplo, com aplicação de juros abusivos.

Pagamento do valor integral da fatura sem atraso

Dessa maneira, é proibida qualquer cobrança de encargos financeiros, nem mesmo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em suma, o IOF é o imposto que o governo cobra em operações de crédito.

Pagamento mínimo da fatura

Em síntese, a regra de pagamento de percentual 15%, como mínimo da fatura, não existe mais. Ou seja, cada instituição financeira poderá estabelecer quais serão os percentuais de pagamento mínimo mensal, a depender de sua relação de crédito com o cliente. Então, tenha atenção ao que determina sua fatura antes de tomar qualquer decisão.

Pagamento parcial da fatura

Contudo, o Banco Central determina que o cliente tem três alternativas:

  1. escolher o parcelamento da fatura, contratando, para tanto uma operação de crédito;
  2. pagamento do mínimo, sem parcelamento do saldo remanescente. Em resultado, estará sujeito ao pagamento de juros e encargos financeiros, conforme previsão do contrato;
  3. pagar valor menor que o mínimo e ainda escolher nenhuma forma de parcelamento. Este é o pior cenário, quando então o cliente passa a ser inadimplente. Desse modo, estará sujeito ao que prevê seu contrato, como: juros do crédito rotativo; multa de 2% sobre o valor principal; e juros de mora de 1% ao mês.

Quais tarifas podem ser cobradas no cartão de crédito?

Nesse sentido, muitas vezes vemos diferenças de tarifas cobradas, comparando os bancos. Sobretudo, saiba que isso é permitido, pois há uma certa liberalidade da instituição financeira quanto às tarifas que pode cobrar.

Portanto, bancos ou instituições financeiras podem cobrar as seguintes tarifas de seus clientes que possuam cartão de crédito. Lembrando, estas tarifas podem ser cumulativas.

  • anuidade;
  • saque de dinheiro em espécie;
  • pagamento de contas;
  • emissão de segunda via do cartão;
  • pedido emergencial de avaliação de limite de crédito;
  • serviços de envio automático de mensagens diante de alguma compra vinculada ao cartão.

Vale o lembrete: use seu cartão de crédito de forma consciente

Antes de tudo, vale sempre lembrar: cartão de Crédito não é dinheiro! Então, nunca se deixe atrair pelo número e valor das parcelas. Reflita sobre o valor total do produto ou serviço e se cabe em seu orçamento.

Sem dúvidas a crise econômica mundial foi um dos principais fatores, mas a cultura brasileira sobre finanças pessoais é o que precisa, de fato, mudar radicalmente. De pronto, enxergamos que a mudança deve vir desde a infância, através de uma educação financeira nas escolas. Mas este assunto com certeza seria um tema para outro artigo.

Confira outras análises de maquininhas de cartão

Ainda, vale lembrar que o Guia do Investidor sempre traz ao seu leitor diversas análises de maquininhas de cartão, sobremaneira aquelas mais utilizadas no mercado em geral.

Essa ideia objetiva auxiliar empreendedores a escolherem a melhor opção para o seu negócio, aliando custo-benefício ao serviço de cartão que disponibilizará aos seus clientes.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário