Guia do Investidor
defi11
Criptomoedas

Criptomoedas DeFi como investir? Veja opções e aprenda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O termo DeFi está crescendo na graça dos investidores agressivos, que gostam de renda variável, mas ainda é algo complicado, com isso investidores perguntam sobre o que é criptomoedas DeFi e como investir. Confira!

O que é DeFi?

Os aplicativos DeFi visam recriar sistemas financeiros tradicionais, como bancos e exchanges, com criptomoedas. Dessa maneira, a maioria é executada na blockchain Ethereum. Nesse sentido, a diferença é que os aplicativos DeFi operam “sem um serviço central exercendo controle sobre todo o sistema”, disse John Wu, presidente da Ava Labs, uma equipe que apoia o desenvolvimento de aplicativos DeFi na blockchain Avalanche.

“O DeFi está crescendo tão rápido e os rendimentos são tão altos que as oportunidades podem ser boas demais para serem verdadeiras. Na dúvida, confie em seu instinto ou procure por membros mais objetivos da comunidade com a experiência técnica para revisar completamente o código”.

DISSE WU.

No entanto, antes de saber como funciona as criptomoedas DeFi, você ainda irá aprender como investir nesse guia.

Isso é importante porque sistemas centralizados e “gatekeepers” humanos podem limitar a velocidade e sofisticação das transações, ao mesmo tempo, em que oferecem aos usuários, menos controle direto sobre seu dinheiro. Nesse sentido, o DeFi é distinto porque expande o uso de blockchain desde transferência de valor simples até casos de uso financeiro mais complexos.

Dessa maneira, quando você paga com um cartão de crédito para um café em um lanchonete, uma instituição financeira senta-se entre você e o negócio, com controle sobre a transação, mantendo a autoridade para pará-lo ou pausar e regitê-lo em seu livro particular. No entanto, com a rede blockchain, essas instituições financeiras não estão mais no jogo.

Como funciona o DeFi

O DeFi é uma alternativa tecnológica para contar com instituições financeiras centralizadas, como bancos, bolsas e seguradoras. Dessa maneira, os sistemas DeFi alcançam consenso distribuído usando “contratos inteligentes” em blockchains como o Ethereum.

No entanto, os desenvolvedores escrevem contratos inteligentes para executar ações específicas somente quando determinadas condições são atendidas.

Leia mais  Empresa Fiji Solutions é alvo de operação da PF por suspeita de fraude com criptomoedas

Isso pode ser entendido como, você pode apostar com um amigo que certo time irá ganhar o campeonato brasileiro, com isso, é escrito em um contrato inteligente na plataforma Ethereum. Nesse sentido, uma vez que o contrato inteligente é empurrado para o blockchain, todos na rede do blockchain podem acessar e ler o código, mas ninguém pode alterá-lo.

Dessa forma, contratos inteligentes são muitas vezes o que regem aplicativos descentralizados, ou “dApps”, que não são de propriedade ou gerenciados por qualquer empresa ou pessoa. Enquanto o Ethereum foi a primeira plataforma a desenvolver contratos inteligentes, outras plataformas blockchain também os usam.

Entretanto, ainda é muito complexo conseguir acessar algumas informações, como “Criptomoedas DeFi como investir”. E pensando nisso, estamos criando um guia completo abaixo, para você conseguir investir.

O DeFi permite que as duas partes transacionam de forma segura e direta sem envolver uma autoridade intermediária ou central. Em resumo, o resultado é que muito mais pessoas podem acessar serviços financeiros a custos mais baixos ou receber taxas de juros melhores do que as oferecidas pelas instituições financeiras tradicionais.

Ethereum e suas aplicações

O mercado “DeFi” são normalmente construídos em cima do Ethereum, a segunda maior plataforma de criptomoedas do mundo, que se diferencia da plataforma Bitcoin na medida em que é mais fácil usar para construir outros tipos de aplicativos descentralizados além de transações simples.

Além disso, esses casos de uso financeiro mais complexos foram até destacados pelo criador do Ethereum, Vitalik Buterin, em 2013, no white paper original do Ethereum.

No entanto, isso acontece por causa da plataforma da Ethereum para contratos inteligentes – que executam automaticamente transações se determinadas condições forem atendidas – oferece muito mais flexibilidade.

Entretanto, o Ethereum 2.0, uma atualização que está chegando à rede subjacente do Ethereum, poderia dar a esses aplicativos um impulso, reduzindo os problemas de escalabilidade do Ethereum.

O que pode esperar para o futuro?

O DeFi tem muitos aplicativos, sendo amplamente utilizado hoje. Dessa maneira, com os protocolos ainda em desenvolvimento, podemos ver as desvantagens do DeFi desaparecerem em breve. E pensando nisso, você esteja entendendo que as criptomoedas DeFi podem ser importante para os próximos anos, com isso, você está querendo saber como investir.

No entanto, conforme as projeções mostram que o DeFi só se tornará mais popular no futuro, então considere como o Financiamento Descentralizado pode atender às suas necessidades transacionais. 

Isso por causa da plataforma da Ethereum para contratos inteligentes – que executam automaticamente transações se determinadas condições forem atendidas – oferece muito mais flexibilidade.

Por exemplo, digamos que um usuário quer que seu dinheiro seja enviado a um amigo na próxima terça-feira, devido a uma aposta, mas apenas se a temperatura subir acima de 90° de acordo com weather.com. Nesse sentido, tais regras podem ser escritas em um contrato inteligente.

Web 3.0

Web 3 ou Web 3.0 está sendo cotadas por muito, sendo a nova geração de internet mundial. E está ganhando forças nos últimos tempos, devido aos protocolos usados pelas criptomoedas.

Nesse sentido, existe uma grande confiança para descentralizar o controle dos dados e proporcionar segurança aos usuários.

Leia mais  Prefeito de Miami exibe estátua de touro com olhos de laser durante Bitcoin 2022

Isso porque com o protocolo blockchain, existe uma série de redes e protocolos abertos e descentralizados que oferecem serviços de informática, armazenamento, banda larga, finanças e identidade.

Por exemplo, o protocolo Livepeer, que é baseado na rede Ethereum, oferece um marketplace para provedores de infraestrutura de vídeo e aplicativos de streaming, enquanto o Filecoin e o The Graph proporcionam o armazenamento descentralizado de arquivos e redes de gestão de dados.

E devido ao funcionamento dos protocolos inteligentes, não há a necessidade de intermediários. E como não há os intermediários, não estão mais envolvidos na Web 3.0, os dados dos usuários não serão mais controlados.

Dessa maneira, é mais complicado para as possibilidades de diversas censuras, seja governamental ou corporativa. E bem como a eficácia dos ataques de negação de serviço (DDoS).

Nesse sentido, a Web 3.0 está ligado dApps (descentralized applications) fazendo os usuários facilitarem as suas vidas, com o uso das ferramentas.

Criptomoedas DeFi: Como Investir?

No caso do DeFi, seu maior ativo — a descentralização — garante suas próprias reservas. Além disso, os novos e em desenvolvimento de protocolos e projetos, juntamente com a falta de uma autoridade central, aumentam os riscos usuais associados a um investimento em criptomoedas.

Os tokens de staking no DeFi geralmente exigem que os usuários bloqueiem seus fundos em jogo por um determinado período. Enquanto isso, flutuações de mercado e outras mudanças podem fazer com que os preços das criptomoedas subam ou caiam em tempo real — sem dar ao titular a capacidade de vender.

Entretanto, embora raros, contratos inteligentes têm o potencial de executar incorretamente seguindo um protocolo blockchain defeituoso que afeta fundos de participação ou um pagamento.

E como dito anteriormente, existem tantos projetos DeFi rodando no ecossistema. Dessa maneira, pode ser complicado tentar descobrir quais oportunidades.

O primeiro problema é a questão para o número de usuários ativos de um determinado blockchain ou projeto (Criptomoedas DeFi). Nesse sentido, a tendência de adoção do usuário ao longo do tempo fornecerá uma visão clara de como o projeto está evoluindo.

Outra consideração fundamental sob as criptomoedas DeFi como é investir nos protocolos e projetos que satisfazem uma necessidade no ecossistema DeFi. E com a expansão com sucesso de projetos, resistir à vontade de mover seus ativos cripto entre protocolos e plataformas, ou produzir agricultura, pode ajudá-lo a colher a maior recompensa. A realização de tokens de governança nesses projetos também lhe dá o direito de votar em questões relativas ao desenvolvimento do projeto.

Investir em projetos que satisfazem uma necessidade significa muito pouco se você não consegue entender exatamente o que ele faz. Isso porque ao escolher projetos para investir, favoreça aqueles com white papers claros e compressíveis. Se você não consegue entender o que é, provável que os outros também não.

Criptomoedas DeFi: Como começar no DeFi?

O DeFi tornou-se extremamente popular ao longo dos anos devido às suas altas taxas de juros, confiabilidade e flexibilidade. Dessa maneira, oferece mais interesse do que os bancos tradicionais.

Aqui está um guia passo-a-passo sobre como começar com criptomoedas DeFi e como investir.

No entanto, se você é novo no mercado de criptomoedas e finanças descentralizadas é importante saber que são investimentos de altíssimos riscos, portanto você poderá perder todo o seu investimento. Dessa maneira, se você que investir em algum projeto, é bom entender mais a fundo e não se basear nessa publicação, ainda mais que não é o intuito dessa matéria.

Leia mais  Coinbase anuncia encerramento de operações no Japão como parte do plano de reestruturação

Passo 1 – Configuração da sua carteira

Para começar, você precisará de uma carteira de criptomoedas instalada no seu navegador. Ele deve suportar diferentes protocolos DeFi e Ethereum. Há uma grande variedade de carteiras de criptomoedas para começar, mas MetaMask é uma das opções mais populares.

Nesse sentido, ao instalar uma carteira digital, você será capaz de manter todas as suas moedas DeFi. Quando se trata de carteiras cripto, existem várias opções disponíveis. No entanto, a carteira digital mais popular é da MetaMask (confira mais sobre a carteira, clicando aqui)

  • Baixe e instale a extensão MetaMask no seu navegador. Em seguida, clique no botão “Criar uma carteira”.
  • Em seguida, você precisa definir sua senha depois de concordar com os termos e condições. Esta senha será o único acesso à sua conta, então tente protegê-la.
  • MetaMask lhe oferecerá uma frase de carteira com 12 caracteres aleatórios. Esta frase será útil se você não conseguir acessar sua conta ou seu dispositivo estiver danificado.

No entanto, tenha em mente que essa carteira precisa suportar os protocolos de DeFi e Ethereum também.

Passo 2 – Comprar Moedas Ethereum

Existem várias blockchains para comprar moedas. No entanto, o Ethereum é o melhor para projetos(criptomoedas) DeFi, pois oferece a maioria dos recursos, incluindo contratos inteligentes, por isso, querem saber como investir.

  • Para comprar moedas Ethereum, você terá que abrir uma conta de exchange em plataformas como Coinbase ou Gemini. Como essas plataformas exigem que você insira seus dados bancários, selecione apenas sites de renome.
  • Outra maneira de comprar moedas ETH é usar a extensão MetaMask. Depois de clicar na opção de depósito no MetaMask, você verá todas as maneiras disponíveis para comprar ETH, como CoinSwitch e Wyre. Selecione a opção de sua escolha e clique em comprar.

Passo 3 – Entre no Mundo de DeFi

Agora que o básico está resolvido, você pode brincar e explorar o mundo de DeFi. Portanto, você pode começar investindo seus fundos em uma bolsa descentralizada (Dex). Isso porque é uma exchange de criptomoedas peer-to-peer que oferece transações on-line seguras sem intermediários envolvidos.

Nesse sentido, usando um Dex, você pode se tornar um fabricante de mercado e começar a ganhar dinheiro! Além disso, você também pode emprestar sua criptomoeda para amigos e parentes.

E apenas para título de informação, confira as 30 principais criptomoedas DeFi por Market Cap.

Top 1 ao 10

Posição .# Nome Código – Preço Cap. de Mercado
1 Avalanche AVAX – R$ 564.01 R$ 123,918,020,331
2 Terra LUNA – R$ 234.67 R$ 101,053,456,962
3 Wrapped Bitcoin WBTC – R$ 323,410.66 R$ 78,468,214,827
4 Chainlink LINK – R$ 161.10 R$ 75,405,328,963
5 Uniswap UNI – R$ 119.18 R$ 75,172,245,063
6 Dai DAI – R$ 5.50 R$ 35,580,768,496
7 Fantom FTM – R$ 12.02 R$ 30,763,677,480
8 Tezos XTZ – R$ 28.74 R$ 25,052,032,850
9 The Graph GRT – R$ 5.06 R$ 23,954,552,802
10 PancakeSwap CAKE – R$ 91.82 R$ 22,259,471,102

Nesse sentido, agora que você tem sua carteira e plataforma de troca configurada, é hora de entrar no vasto mundo do DeFi. Dessa maneira, e importante você escolher uma plataforma interessante e segura, porque com se escolher certo, você pode começar a fazer rendimentos e recompensas em pouco tempo.

Além disso, isso acontece devido ao tipo de investimentos, porque normalmente em investimentos de alto risco, espera-se que tenha retornos alto.

Disclaimer: O Guia do Investidor (GDI) apenas traz matérias informativas, que ressaltam a democratização da informação. Dessa forma, as publicações devem ser vistam como boletins de divulgação/informação e não como uma recomendação de investimentos, ainda mais que não temos competência para tal ato. Nesse sentido, é importante destacar que este artigo não figura recomendações de compra ou venda de ativos, tendo exclusivamente a intenção de auxiliar no processo de aprendizado do leitor.
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Investir em Bitcoin é seguro? Vale a pena em 2024?

Arthur Piassetta

Especialista: Alta do Bitcoin ainda não começou; previsão de US$ 300.000

Fernando Américo

Bitcoin se aproxima de novo recorde e FLOKI lidera ganhos

Fernando Américo

Como armazenar suas criptomoedas e evitar roubo por hackers

Márcia Alves

BRICS adota Blockchain para novo sistema de pagamentos

Fernando Américo

Bitcoin bate recorde histórico, mas sofre queda brusca em seguida

Fernando Américo