Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Conforme IBGE, 2018 encerrou com 12,2 milhões de desempregados

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

2018 fechou com 11,6% no índice de desemprego; devido trabalho autônomo, a taxa é menor comparada ao ano anterior.

Nesta quinta-feira, 31, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou resultados realizados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Nela, foi apontado que o índice de desemprego encerrou com 11,6% no último trimestre de 2018. Cujo número anual foi de 12,3%. Tal porcentagem trata-se de 12,2 milhões de brasileiros.

Porém, apesar dos resultados negativos, a queda foi menor com relação ao ano anterior. Isso porque no mesmo período de 2017, a taxa encontrava-se a 11,9%, enquanto a anual era de 12,7%.

Desta forma, a quantidade de pessoas desocupadas caiu 2,4 pontos percentuais. Esse índice representa que mais de 287 mil conseguiram um emprego.

Leia mais  Oferta de empregos volta a crescer em 2021

Entretanto, a mesma pesquisa revela que, se for comparado a 2014, a população desempregada alavancou. Pois há quatro anos, havia somente 6,7 milhões, e no ano passado esse número saltou para o dobro.

Trabalho autônomo

Segundo o IBGE, aproximadamente 894 mil pessoas foram empregadas a partir do quarto trimestre de 2017. É considerado que a razão para esse aumento é o trabalho informal e por contra própria.

Além disso, em 2018, a quantidade de pessoas trabalhando sem carteira assinada encontrava-se a 427 mil, ou seja, subiu 3,8% em vista do ano anterior. Já, a taxa de trabalhadores autônomos cresceu 2,8%, sendo assim, são 650 mil pessoas.

Conforme Cimar Azeredo, gerente de pesquisas, um dos motivos colaboradores para a geração de empregos é referente às promoções de Black Friday e ao Natal.

Subutilização

No quarto trimestre de 2018, o índice de subocupados aumentou 7 pontos percentuais. Sendo assim, foram 6,9 milhões de pessoas, atingindo um número histórico.

Essa categoria está relacionada àquelas pessoas que trabalham menos de 40 horas semanais, mas pretendem aumentar a carga. Enquanto isso, existe a população daqueles que deixaram de trabalhar por algum motivo extraordinário.

Leia mais  Para aquecer economia, Juro pode cair para até 4%

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Seguro desemprego atinge maior nível dos últimos três anos nos primeiros 7 meses de 2023
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Conab revisa projeção e prevê queda de 8% na produção de grãos

Paola Rocha Schwartz

Vendas no varejo brasileiro surpreendem e sobem 1% em fevereiro

Paola Rocha Schwartz

Produção Industrial apresentou uma queda de 0,3% em fevereiro

Paola Rocha Schwartz

IBGE quer alterar metodologia de cálculo do PIB

Lara Donnola

IBGE: produção industrial sobe 0,1% em outubro

Miguel Gonçalves

Pochmann tenta alterar divulgação de pesquisas do IBGE e Tebet barra

Guia do Investidor

1 comentário

A alimentação é o maior investimento dos paulistanos, aponta IBOPE - Guia do Investidor - Onde investir melhor 19/02/2019 at 17:20

[…] disso, foi analisado que 40% da população não possui ocupação, podendo ser desempregados, aposentados ou estudantes. Dessa forma, o índice de desempregados fecha com 15%, onde um terço […]

Responder

Deixe seu comentário