Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Crise: Mercado Automotivo pode falir

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Neste artigo iremos detalhar melhor as dificuldades que a crise provocada pela pandemia de coronavírus está causando na indústria automotiva.

De fato um dos grandes responsáveis pelo crescimento do setor automotivo nos últimos anos foi a oferta de crédito. Especialmente nos dois últimos anos, quando os bancos passaram a liberar mais crédito. Porém a boa vontade deles é volátil e muda conforme o lucro deles pode subir ou descer.

Primeiramente, vale a pena explicar que os banqueiros nunca perdem. Eles só decidem se vão ganhar muito ou um pouco.

Juros

A taxa Selic está atualmente em 3%, lembrado que no início do ano era de 4,5%. Portanto com a taxa de juros em clara tendência de baixa, o esperado era que as taxas de juros de financiamento dos veículos caíssem também. Mas para os banqueiros, essa regra não se aplica pelo fato de diminuir o lucro deles.

Afim de entendermos melhor, vejamos esse exemplo: a Selic em março era de 4,25% a.a. foi para 3,75% a.a. em abril (menos 11,8%). Já a taxa média de financiamento de veículos nesse período subiu de 1,35% a.m. para 1,42% a.m. (mais de 5%).

Leia mais  Selic precisa ser reduzida, afirma ABRAINC

Mas não é só isso, os bancos decidiram rduzir os prazos dos contratos de financiamento. O prazo médio, que era de 45 meses no primeiro trimestre do ano, caiu para 44 meses em abril. Em outras palavras, a prestação mensal fica mais cara.

Vendas para locadoras

De acordo com dados do setor automobilístico, no mês passado, as vendas diretas tiveram uma forte redução. A participação da venda direta foi 32,77% em tudo o que foi vendido. Em abril, esse número era de 48,39%. De fato essa foi a menor participação nos últimos 40 meses.

Atualmente a capacidade de produção da indústria automotiva é de cerca de 5 milhões de veículos por ano. Porém hoje, o mercado interno só vem utilizando 13%. Para a industria isso representa que 87% da operação fabril está parada.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  BC permitirá pagar contas públicas em bancos digitais
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Procura por carros automáticos novos cresce 140%

Guia do Investidor

BYD lidera buscas por carros elétricos e híbridos no 1º tri de 2024

Guia do Investidor

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Bancos funcionarão neste feriado de sexta-feira da paixão (29)?

Guia do Investidor

Diferença de juros entre Brasil e EUA é a menor desde 2020

Márcia Alves

Deixe seu comentário